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Dance and Music - Past Simple

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira, Jeanne de Almeida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estrutura gramatical: Passado Simples
  • Sentenças afirmativas, negativas e interrogativas no passado simples
  • Verbos regulares e irregulares no passado 
  • WH words (What, what kind of, why)
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula pode ser trabalhada com alunos que já conheçam a estrutura do Presente Simples. Também é relevante que conheçam alguns verbos e algum vocabulário relacionado à música e dança. 

Estratégias e recursos da aula

Preparação

1. Cópia impressa do material para os alunos ou duplas de alunos. O material foi criado pelas autoras e está disponível no seguinte link:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/dance-music   (Acesso em 18/09/09)

2. Gravação da música "I will survive" interpretada por Gloria Gaynor.

3. Lista de verbos irregulares, que pode ser encontrada nos seguintes links:

http://www2.gsu.edu/~wwwesl/egw/verbs.htm (Acesso em 18/09/09)

http://www.usingenglish.com/reference/irregular-verbs/  (Acesso em 18/09/09)

http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u1.jhtm  (Essa lista traz a tradução dos verbos - Acesso em 18/09/09)

1a aula

1. Leia o título da aula / lição bem como a pergunta da atividade 1. Faça uma breve discussão sobre o tópico (em inglês ou português, de acordo com a realidade / proficiência da turma). Caso esse bate-papo sobre música e dança seja em português, escreva algumas palavras em inglês no quadro, como: music, song, kinds / types of music and dance, rock, pop, classical, etc. É possível também ensinar e/ou rever frases simples, como: I like dancing very much. / I don’t like dancing. / I love dancing. / People enjoy rock. / People like pop music.

2. Peça que os alunos leiam a pergunta da atividade 2 e chame a atenção para as fotos, décadas e nomes das danças. Explique que essa atividade é um desafio e que assim eles estarão testando seus conhecimentos gerais sobre “dance and music”. Destaque ainda que eles devem tentar se lembrar de filmes, novelas de época ao fazer a atividade de associação. Corrija a atividade. Se houver tempo / oportunidade, pergunte: “Can you dance the Charleston / rock / techno music?” e peça que alguns voluntários respondam.

3. Leia o enunciado e chame a atenção para as palavras do quadro. Pergunte: “What kind of words are they: nouns, verbs or adjectives? Why are there two words in each box?” Resposta: They are verbs. Because there are the present and past forms of each verb. Peça então que leiam e completem as sentenças. Uma boa estratégia é completar primeiramente aquelas que consideramos mais fáceis e então partir para as mais difíceis. Explique também que é importante observar as palavras que vêm antes e depois do espaço pois elas nos ajudam a identificar o verbo a ser usado. Após aproximadamente 10 minutos, corrija a atividade pedindo a alguns voluntários que leiam suas respostas. Pratique um pouco a pronuncia dos verbos, lendo-os em voz alta e pedindo para os alunos repetirem.

Resposta: a) went, b) is / was, c) dressed, d) had, e) emerged.

4. Antes de fazerem a atividade , os alunos devem ler e estudar os quadros sobre o Past Simpl e de dance, go e be. Peça que observem at entamente cada quadro: Affirmative, Nega tive e Questions. Pergunte: “O que acontece com cada verbo nessas formas? Por que dance no passado é danced e go é went? Como fazemos frases negativas e interrogativas? Por que o verbo be aparece em um quadro à parte? Qual a diferença entre ele e os demais verbos?” À medida em que vocês estiverem discutindo sobre essas regras, v á escrevendo essas explicações / reflexões bem como outros exemplos no quadro.

Escreva uma explicação resumida, como:

- Frases afirmativas ou positivas: Verbos regulares recebem –ed no final. Verbos irregulares possuem formas diferentes e devemos consultar uma lista de verbos irregulares (Você pode disponibilizar os links mencionados anteriormente e pedir que os alunos providenciem suas próprias listas). Ve rbo be no passado: was ou were.

- Frases negativas: auxiliar did + not + ve rbo no inf initivo (tanto regula res quanto irregulares ). Verbo be: apenas acresentamos o not após o verbo

- Frases interrogativas: auxiliar did + sujeito (you, he, she, they, etc) + verbo no infinitivo (tanto regulares quanto irregulares). Verbo be: antecede o sujeito (was ou were + sujeito (you, he, she, they, etc).

(NOTA: apesar das regras serem explicitadas no quadro, elas serão construídas junto com os alunos. É importante que eles deduzam a gramática a partir do que eles percebem quanto ao uso da estrutura.)

Os alunos devem então ler as frases da atividade 4 e transformá-las. Pergunte em que tempo verbal estão (Present Simple) e peça que as reescrevam no Past Simple.

(NOTA: Apesar desse exercício ser um pouco mecânico e estrutural, ele é útil aqui para que o aluno coloque em prática as regras trabalhadas por ele.)

Faça a correção no quadro.

Respostas: a) She didn’t sing very well. / b) Did John Travolta dance in that movie? / c) The ballroom was full of women wearing long dresses. / d) He had a terrible headache because of the lights in the disco club. e) They weren’t techno music fans.

Faça uma comparação entre as afirmações no Present Simple e no Past Simple. Destaque como é simples a regra do inglês para o Past Simple, bastando na maioria dos casos apenas trocar uma palavra (auxiliar ou verbo). Peça que os alunos acessem os links disponibilizados anteriormente e tragam cada um sua própria lista de verbos irregulares na próxima aula.

2a aula

5. Chame a atenção para o texto, peça que os alunos o identifiquem e justifiquem suas respostas (Letra de música, pois é organizado em versos e estrofes). Pergunte se conhecem a música ou a cantora e se gostam desse tipo de música (provavelmente eles já terão conhecimento da música porque ela faz parte da trilha sonora do filme "Priscila, Rainha do Deserto"), Os alunos devem então ler a letra de música e completá-la. Autorize-os a utilizar a lista de verbos irregulares ou, se possível, disponibilize você mesmo uma lista de verbos irregulares para que consultem ao fazer a atividade.

6. Toque a música duas vezes para que os alunos corrijam suas respostas. Toque uma terceira vez para que cantem a música.

7. Faça uma breve discussão s obre a música, perguntando “What happened to this person? Is she happy or sad? = O que acont e ceu a essa pessoa? Ela parece feliz ou triste?”. Peça então que expliquem resumidamente a afirmação “I will survive” (Possíveis respostas: I don’t want you. / I can live without you. / Go away, I’m happy without you). Se houver tempo disponível e interesse dos alunos, você pode extender mais essa atividade, explorando mais a letra de música. 

3a aula

8. Leia o enunciado bem como o formulário para a entrevista. Peça que os alunos voltem ao quadro da atividade 4 e faça m uma revisão sobre o Past Simple. Peça então que, em duplas, eles escrevam as perguntas que usarão na entrevista com uma pessoa idosa. Faça a correção das perguntas em sala de aula e pratique a pronúncia e marcas entonacionais das mesmas.

Obs: Na realidade, a entrevista será feita em português, pois é pouco provável que os alunos encontrem entrevistados fluentes em inglês. No entanto, a redação das perguntas em inglês os auxiliarão na redação sobre o passado do (a) entrevistado(a) bem como na atividade 10.

4ª aula

9. Peça q ue os alunos troquem suas produções textuais com um colega próximo para um processo de peer edition (edição em pares - processo em que o colega revisa o texto do outro e o ajuda na organização textual e na correção de possíveis erros). Eles devem também comparar suas redações, observando os estilos de vida de cada um dos entrevistados. Recolha as redações e faça a correção final, marcando o que deve ser corrigido pe los alunos, e não apenas dando as respostas certas. Na aula seguinte, devolva os textos e peça que os alunos revisem o que escreveram e façam as correções indicadas.

10. Nessa atividade os alunos se imaginarão no ano de 2055, quando provavelmente já serão idosos. Em duplas, eles devem encenar, portanto uma entrevista, sendo um dos alunos o(a) entrevistador(a) e o outro o(a) idoso(a). No entanto eles não inventarão os fatos sobre o passado, eles descreverão seus estilos de vida hoje (2009) como se fossem passado, pois nessa atividade estamos no ano de 2055. 

Avaliação

Ao longo das aulas trabalhadas, o professor terá oportunidade de perceber o desenvolvimento dos alunos através de seu envolvimento, participação e desempenho das atividades. A fim de que o aluno perceba o uso real do tempo verbal estudado, peça que escrevam um parágrafo baseado na entrevista que fizeram na atividade 10. Opcionalmente, você pode pedir que façam uma pesquisa sobre um evento musical (shows, festivais, etc) , esportivo (jogos panamericanos, olimpíadas, copa do mundo) ou outros e que escrevam um parágrafo descrevendo esse evento.

Uma terceira opção pode ser uma atividade de biografia: peça-os para pesquisar fatos da vida de pessoas famosas já falecidas e que, a partir dessas informações, elas escrevam um texto de até 3 parágrafos sobre a vida dessa pessoa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Mirna Maria Duarte Dietze, EE ALTAIR DE ALMEIDA VIANA , Minas Gerais - disse:
    mirnadietze@gmail.com

    28/06/2011

    Quatro estrelas

    A elaboração da aula sobre música foi muito bem feita, congratulations.


  • Sonia, E.E. Dom Aquino Correa , Mato Grosso do Sul - disse:
    soninhaste.07@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, vou realizar em minha sala de 8º ano. muito criativa


Sem classificação.
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