21/01/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Professor, trabalhe os conceitos de distância e equistitância entre pontos e retas. Relacione-os com os lugares geométricos. Durante a explicação, utilize exemplos da própria sala de aula. Use um barbante para representar distâncias. Por exemplo: Para que os alunos entendam o conceito de circunferência como o lugar geométrico, peça a dois deles que segurem as extremidades de um barbante. Enquanto um fica parado, o outro determina todos os lugares possíves que mantém o barbante esticado.
Uma atividade de caça ao tesouro é uma boa aplicação dos conceitos de lugar geométrico . No site abaixo você encontra uma boa proposta.
http://ilmc.no.sapo.pt/lg/index.htm.
Você também pode fazer uma atividade usando mapas:
Escolha a imagem do mapa do Brasil, dividido em cidades.
http://www.zonu.com/brasil_mapas_esp/Mapas_Ciudades_Brasil.htm
Crie problemas utizando os lugares geométricos para localizar cidades no mapa.
Por exemplo:
Localize no mapa do Brasil a cidade que está equidistante das cidades de Boa Vista e Cuiabá e distante 2,5 cm de Palmas. Antes da contrução dos LGs, o aluno deve fazer o roteiro de construção, indicando quais são os lugares geométricos que satisfazem a questão.
Peça aos alunos que criem situações-problema utilizando os lugares Geométricos.
Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observações feitas durante a aula e pelas responstas aos problemas utilizando mapas, levando em consideração os seguintes critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2011
Cinco estrelasMuito interessante sua atividade, está de parabéns, irei utilizar essa ideia nas minhas aulas de desenho geometrico