Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Equilibrar-se;
  • Expressar-se utilizando a linguagem corporal;
  • Interagir com os colegas;
  • Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro;
  • Apreciar o trabalho dos colegas.
Duração das atividades
3 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é importante que o professor trabalhe brincadeiras que explorem as partes do corpo e tornem possível a consciência corporal. Por exemplo:

A Formiguinha

Fui ao mercado comprar café

Veio uma formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar limão

Veio uma formiguinha e subiu na minha mão,

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar girimum,

Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parva de subir ...

O professor pode perguntar às crianças o que mais podem comprar no mercado e que rima com outras partes do corpo ...

Outras brincadeiras podem ser utilizadas para trabalhar esse conhecimento! É só usar a imaginação.

Estratégias e recursos da aula
  

Movimentar-se e expressar-se com o corpo é um aspecto importante para as crianças de 4 e 5 anos. Nessa aula as crianças terão a oportunidade de conhecer o próprio corpo e seus limites através das brincadeiras desenvolvidas.

1º Momento:

Brinque com as crianças com uma "folha mágica". Dê a elas metade de uma folha de jornal e brinque utilizando a folha como diferentes objetos. Uma sombrinha pois está chovendo, depois como uma esponja de banho, lavando todo o corpo, em seguida a folha se transforma em toalha para secar o corpo limpo. Na medida que o professor vai direcionando a brincadeira vai nomeando as partes do corpo e levando as crianças a construírem esses conceitos.

2º Momento:

Após a atividade inicial de exploração do corpo, o professor pode fazer uma rodinha para conversar sobre o corpo e sua importância no dia a dia. Deve explorar como podemos utilizar o corpo em diferentes situações, para andar, correr, subir, descer, pular, rolar, etc.

3º Momento:

Você professor deve construir um percurso a ser feito pelas crianças – pode ser dentro ou fora da sala de aula. Monte com uma corda uma barreira amarrando as duas pontas da corda de forma que a altura não ultrapasse o quadril das crianças. Elas deverão passar por baixo da corda.

Coloque um colchonete logo à frente da barreira com corda. As crianças deverão dar uma cambalhota no colchonete.

Na sequência coloque três bambolês. Elas deverão pular com um pé só cada um dos bambolês.
Depois do percurso arrumado coloque as crianças sentadas e vá chamando uma a uma para percorrê-lo. As crianças gostam muito dessa brincadeira.

4º Momento:

Depois da brincadeira faça um registro com as crianças pedindo que desenhem o percurso na sequência que foi feito, utilizando canetinha e lápis de cor. Depois de concluído faça uma exposição com as atividades das crianças e convide a turma para apreciar as produções dos colegas.

Recursos Complementares
Corda, bambolê, colchonete, folhas de jornal, canetinhas, lápis de cor.
Avaliação

Para avaliar as crianças observe os seguintes itens:
As crianças reconhecem e nomeiam as partes do corpo?

A criança consegue se equilibrar ?
Consegue cumprir todo o percurso?
Seu registro já apresenta formas definidas ?

Observam e apreciam o trabalho dos colegas?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 7/17 - 41.18%
  • Quatro estrelas 7/17 - 41.18%
  • Três estrelas 3/17 - 17.65%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosane, Celer , Santa Catarina - disse:
    rosanerudi@gmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    A música da formiguinha está aprovada tambem trabalho com meus alunos da educação infantil.


  • josiane Rodrigues, Josiane Rodrigues , Rio Grande do Sul - disse:
    josianerodrigues78rr@yahoo.com

    25/05/2012

    Três estrelas

    ola! Gostei das suas idéias sou professora de educação infantil , gostaria se possível se me envia-se por meu Em-ail, outros projetos sobre o corpo em movimento. Sou do RGS, e estava pesquisando mais sobre este assunto . Ficarei muito agradecida se me ajudar , sobre este assunto. Obrigada!!


  • Elaine, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - disse:
    elainebelini2006@yahoo.com.br

    18/05/2012

    Quatro estrelas

    Acredito que trabalhar corpo e movimento, bem como suas várias maneiras de se expressar, é fundamental para quando a criança chegar na hora de ser alfabetizada, pois é nítida a diferença de uma criança que esta na escola desde a educação infantil de uma que acaba de entrar a escola. Deixo uma sugestão para todos os professores independentes de ciclo: reserve um tempinho, nem que seja a cada 15 dias para se trabalhar com o corpo e movimento. Núbia parabéns pela aula.


  • Luzia Jacinta Fistarol Soares, Centro de Educação Infantil Henrich Reiff , Santa Catarina - disse:
    luzia.jfs@ig.com.br

    18/04/2012

    Quatro estrelas

    Já faço parte desta atividade, vou acrescentar os bamboles e a corda da altura da criança.Que bom que podemos ver nossos trabalhos em outros espaços. Pois a Educação Infantil nos dá várias opções e as crianças gostam muito de fazer este tipo de atividade.


  • Lucineia dos Santos Alves, Escola M. Maria da Penha Lima , Minas Gerais - disse:
    lucineiasantosalves@hotmail.com

    13/03/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a atividade, simples e objetiva, facil de trabalhar.


  • Cássia Regina Pacheco, Secretaria Municipal de Educação de VITORIA DA CONQUISTA , Bahia - disse:
    casnatalie@gmail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    A psicomotricidade para as crianças da Educação Infantil é de suma importância nessa fase, pois aí que elas estarão realmente se preparando para alfabetização.


  • Marcelina Maria Campos França , EM ANTONIO GONCALVES PENIDO , Minas Gerais - disse:
    mmcfranca@gmail.com

    24/02/2012

    Quatro estrelas

    Achei a atividade muito boa, já tenho o hábito de fazer esse tipo de atividade, mas o registro com as crianças eu ainda não fiz. Pretendo fazer a atividade seguindo os passos descritos


  • Thalyta, Centro de educação Infantil , Paraná - disse:
    thalyta.daina@gmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom! Vou aplicar em sala.


  • Dandara, Academica , Mato Grosso do Sul - disse:
    dandarancampos@gmail.com

    02/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito me ajudou a elaborar uma aula... parabéns


  • JANETE ELY, CEIM CRIANÇA FELIZ , Santa Catarina - disse:
    janeternusely@hotmail.com

    10/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. òtima


  • Erika Moreira, UniCEUMA , Maranhão - disse:
    kira_baiana@hotmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Trabalha com a crinça diversos habilidadea!


  • maria edleide barbosa, escola manoel araújo costa , Paraíba - disse:
    edleideneto@hotmail.com

    29/11/2010

    Três estrelas

    ahei muito interessante a aula, pois trabalha o corpo de forma lúdica dispertando a atenção das crianças. parabens professora


  • JANAINA DO BONFIM SOUZA, CRECHE MUNICIPAL JOSEFA CAMELO LEAL , Paraíba - disse:
    janainabtruta@hotmail.com

    27/11/2010

    Quatro estrelas

    ESSA AULA É SUPER INTERESSANTE, POIS A PROFESSORA BUSCOU EXPLORAR AS PARTES DO CORPO HUMANO DE FORMA LÚDICA. REALIZOU ATIVIDADES ENVOLVENDO TODA TURMA, CANTOU, BRINCOU, CONVERSOU SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DA TURMA. PORTANTO, A AULA COM MOVIMENTOS E EXPRESSIVIDADE FICOU NOTA 10. PARABÉNS PROFESSORA!


  • zelma morais, EMEB Serra Dourada , Mato Grosso - disse:
    zelma_morais@hotmail.com

    25/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Seu trabalho parece maravilhoso. Continue brilhando!


  • VANUSA DA ROSA POLITA, ESC DE EDUC INF PEQUENO MUNDO , Rio Grande do Sul - disse:
    VANUSA.DAROSAPOLITA@GMAIL.COM

    15/05/2010

    Cinco estrelas

    É LINDO TRABALHAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O CORPO E SEUS MOVIMENTOS. AS CRIANÇAS ADORAM.


  • Rosilene Antonio Fernandes, Escola "O Pelicano" , Tocantins - disse:
    fernandesbela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima me fez crescer muito na sala de aula.


  • Candida Gonçalves Peixoto, Centro de Educação Infantil Menino Jesus , Mato Grosso - disse:
    candida.peixoto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Núbia, gostei muito dessa aula, vou providenciar os materiais para desenvolver as mesmas atividades com meus alunos, parabéns! Sou de Uberlândia...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.