Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso do H no inicio de palavra

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, vamos conduzir a atividade para que percebam o uso da letra H, sobretudo neste momento, para palavras que iniciam com esta letra. Assim, o aluno será capaz de compreender, investigar e elaborara alguns princípios sobre o uso desta letra.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, organizar lista, tabela.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS _ jornais e revistas

I - Separe algumas revistas e jornais, que as crianças possam recortar. Precisaremos também, de cola, tesoura, e ainda, folhas grandes que podem ser em tamanho A 3, cartolina , Kraft ou outra que desejar. Estas deverão está divididas em quatro colunas conforme modelo abaixo.


MODELO I

Sugiro, que organize as crianças em dupla para desenvolvimento desta atividade. Diga a elas, que iniciarão um trabalho, com a missão de um detetive que deve pesquisar, investigar e descobrir. Para revelar este “segredo” elas deverão pesquisar em jornais e revistas no mínimo 28 palavras que possua a letra H. Estas deverão ser recortadas, e a dupla deverá observá-las e definir então, qual a melhor forma de organização destas nas quatro colunas da tabela. Pretende-se assim professor(a), que as crianças compreendam e concluam que com a letra H, só temas as seguintes hipóteses para uso: palavras que iniciam com esta letra o ainda quando vem acompanhada das letras C – CH , N – NH e L – LH. Sendo então, este o modo esperado com que deverão organizar as palavras encontradas, nas colunas da tabela acima.

Uma outra alternativa, é entregar a tabela com os subtítulos organizados, conforme o modelo II, assim a tarefa das duplas será apenas encontrar 7 palavras para cada coluna.

MODELO II

II _Uma vez concluída esta atividade, reforce concluindo a compreensão de que a letra H, em nossa língua só virá “sozinha” sempre que iniciar uma palavra, ou sempre que vier acompanhada das letras C, L ou N.

Agora, é o momento de questionar a turma sobre o que observam nas palavras encontradas que iniciam com a letra H. Esperemos com esta pergunta, que ao contrário das outras situações (ch, nh e lh) as palavras que iniciam com H não produzem o som desta letra, e que, portanto ao ler pronunciamos inicialmente somente o som da letra que vem em seguida. Exemplo_ Hipopotamo

Afim, de reforçar a percepção de que a letra no inicio de palavra não produz som, solicite a cada grupo, que consultando a lista construída que cite uma palavra que inicie com H. Sempre que a criança disser uma palavra, pergunte ao grupo qual o som da “primeira letra”. Exemplo_ Helicóptero, as crianças devem dizer que o som produzido como da primeira letra é o e, afinal o H no inicio não produz som e isto deve ficar bem claro inclusive na fala/na oralidadade .

É fundamental ainda, que percebam que as palavras que iniciam com a letra H, podem vir seguida por qualquer uma das vogais do nosso alfabeto. Para que as crianças confirmem essa reflexão, solicite que avaliem se encontraram na lista de palavras iniciadas com H alguma consoante após esta letra. Professor(a) estas são conclusões importantes, para formulação e confirmação de hipoteses sobre a escrita ortografica de nossa língua.

Alguns exemplos: holofote, humano, hábito, história, herói

III_ No quadro/lousa produza coletivamente (com apoio das crianças) todas as conclusões como: h no inicio de palavra não produz som; em palavras que iniciam com h a letra seguinte só poderá ser um vogal; a letra h poderá vir ainda acompanhada das letras c, n e l e nestes casos juntas produzirão som.

IV_ Para finalizar você poderá fazer um bingo de palavras iniciadas com H. Para isso, registre no quadro com apoio das crianças uma lista de aproximadamente 20 palavras. Feito isso, entregue ao grupo uma cartela como o modelo III, que sol icite que cada um copie do quadro em cada quadrinho as palavras que desejar, até completá-lo. Enquanto isso, você escreva em papeis menores todas as palavras do quadro, dobre-as e coloque em um saquinho ou caixinha.

Modelo III
CARTELA PARA O BINGO (já preenchida)


Vai começar a brincadeira!!! Você ou uma criança deve fazer o sorteio de uma palavra, aquele que a tiver registrado no quadrinho deve marcar um X com lápis de colorir. E assim vai, até que alguém tenha marcado todas as palavras e diga para todos ouvirem BINGO. Este(a) será o vencedor(a)!

Avaliação

Podemos avaliar a capacidade de observação e reflexão crítica sobre a língua portuguesa e suas regras. Avalie se as crianças estão fazendo uso das estratégias trabalhadas nessa aula, você poderá verificar por meio de produções de texto ou mesmo de ditados de frases e palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 9/14 - 64.29%
  • Quatro estrelas 5/14 - 35.71%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANDRÉIA, Colégio Municipal Professor Divino Bernardo Gomes. , Goiás - disse:
    dreiareg@hotmail.com

    15/05/2016

    Cinco estrelas

    Esta aula veio no momento certo, adorei as estratégias, aprender brincando é sempre uma ótima ideia.


  • Jamires Monteiro da Silva, Colégio Nossa Senhora de Fátima , Paraíba - disse:
    jamirescz@hotmail.com

    30/11/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Amém nota 1000. Ajudou bastante............


  • Aline Gifoni, Escola Estadual Conselheiro Fidélis , Minas Gerais - disse:
    alinegif@gmail.com

    21/07/2014

    Cinco estrelas

    Ótima ideia. Vou adaptá-la e usá-la nas minhas aulas na EJA Fundamental.


  • maria saraiva, Escola Luis Raimundo de Oliveira , Pernambuco - disse:
    meirysaraiva@bol.com.br

    28/05/2014

    Quatro estrelas

    Ótima aula


  • susaka, Espanha - disse:
    susakabeda@hotmail.com

    25/02/2014

    Quatro estrelas

    muitoooooooooooooooo bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm


  • Stela Moura, Escola Municipal Prof:Celina Guimaras Viana , Rio Grande do Norte - disse:
    stelamoura61@hotmail.com

    11/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito, tirei minhas duvidas, que ate hoje ninguém tinha tirado. obrigado.


  • tarcyo miranda, Escola Municipal Rosa Barreto Dias , Bahia - disse:
    tarcyomi@hotmail.com

    02/04/2013

    Quatro estrelas

    a aula foi muito bem organizada e tem servido constantemente para potencializar o planejamento das minhas aulas. Gosto muito de articular meus planejamentos com base nesse site.


  • Vanessa Martins, Prefeitura Municipal de Tubarão , Santa Catarina - disse:
    nessavi.ms@hotmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    Amei esta aula, trabalho com turma multisseriada de 2 e 3 ano, e demonstram frequentemente a dificuldade da letra H.


  • Felipa, pessoal , Acre - disse:
    fenaestrada@yahoo.com.br

    28/05/2011

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, mas na verdade, gostaria de saber o motivo que essas palavras começam com a letra H, ou não há um motivo especial?


  • adriane, Escola Classe 13 DE Sobradinho , Distrito Federal - disse:
    adrianeanil@yahoo.com.br

    07/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei ótima, uma atividade completa! Valeu mesmo


  • simone, escola São vicente , Rio Grande do Sul - disse:
    monny746@gmail.com

    16/06/2010

    Cinco estrelas

    Ótima forma para introduzir a Letra H... gostei muito...


  • suzana, C.E.R , Rio de Janeiro - disse:
    suzi_iaarj@hotmail.com

    29/05/2010

    Cinco estrelas

    Muuuuuuito boa sua aula.Ede fácil compreensão pra quem está lendo.Irá me ajudar bastante.


  • ELIANA SOARES CARDOSO, CAIC HELENA REIS , Distrito Federal - disse:
    elisoares.10@bol.com.br

    27/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a sugestão da aula. Colocou questões bem importantes sobre o uso da letra H, a qual gera muitas dúvidas para os alunos, principalmente nas séries iniciais. Ja iniciei o trabalho com a letra,mas agora vou reforçar o estudo com as atividades propostas.


  • Roberta Rodrigues Damasco da Silva, COL LUSO CARIOCA , Rio de Janeiro - disse:
    robertadamasco@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa aula, estou trabalhando com letramento em um projeto na escola e vou utilizar esta idéia. PARABÉNS!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.