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CLIMAS DO BRASIL

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jose Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá identificar e conhecer os diferentes tipos climáticos do Brasil ,suas dinâmicas e importânciade seu estudo.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada, elementos naturais das paisagens e o mapa político do Brasil com suas Unidades Federativas, sua extensão, localização geográfica, divisões regionais do Brasil e coordenadas geográficas, medidas de temperaturas, amplitude térmica,temperatura máxima e mínima.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)

Professor(a), elabore com seus alunos ,consultando jornais locais, um arquivo de notícias sobre as condições de tempo da região em diferentes datas. Selecione algumas para serem trabalhadas durante a aula. Estruture sua aula em 4 momentos subseqüentes.
∙ As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar os climas do Brasil com os fatores que interferem em suas dinâmicas e de caracterizar e analisar diferentes climas do Brasil identificando suas áreas de ocorrência e possíveis alterações climáticas resultante da ação humana.

Atividade 1: Analisando o Tempo local
Professor, faça com seus alunos uma análise da importância do estudo do clima de um determinado local para as sociedades e suas atividades, registrando-as no quadro-negro:

1- Os conceitos de Clima e tempo;

2-Utilize as  reportagens selecionadas anteriormente, observando e explicando a seus alunos,  detalhadamente ,os dados apresentados nas mesmas: temperaturas máximas, mínimas, amplitude térmica etc.

3-Tipos de climas apresentados,localidades, fatores relacionadaos a estes elementos naturais

Atividade 2: Extensão territorial de nosso país e diversidade climática

Professor(a), destaque com seus alunos,consultando o Atlas Geoatlas, Simielle, Maria Elena, editora Ática, São Paulo: 2007, pg. 66, mapa Brasil Político ou utilizando o link- www.atica.com.br, a grande extensão territorial de nosso país estabelecendo uma analogia com o mapa Planisfério Climas - pg. 13 ou o mapa disponível no link citado anteriormente de mesmo título do Geoatlas. Elabore um texto explicativo sobre os climas Identificados em nosso país, localização e principais características, digite-o e reproduza-o para seus alunos.

" CLIMAS  DO   BRASIL

1- Clima Equatorial: Ocorre na região Norte do Brasil nas próximidades da linha do Equador.Apresenta temperaturas elevadas, médias superior a 25 graus Celsius, pequena amplitude térmica,grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano.

2-Clima Subtropical: Ocorre no sul do país nas áreas situadas abaixo do Trópico de Capricórnio. Apresenta duas estações bem diferenciadas: verão quente e inverno rigoroso com quedas acentuadas da temperatura, podendo ocorrer geadas ou neve, temperaturas médias anuais quase sempre inferiores a 18 graus Celsius.

3- Clima tropical: Apresenta duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso e inverno frio e seco. temperaturas anuais sempre superiores a 18 graus Celsius.Dentro do domínio tropical, a umidade varia muito, por isso essa exttensa região pode ser dividida em 4 áreas diferentes:

I)- Tropical Continental: Ocorre no Brasil Central com chuvas mal distribuídas, concentram-se no verão com inverno muito seco.

II)- tropical semi-árido: Ocorre no norte de MG e grande parte da região nordeste do Brasil, chuvas raras, quando ocorrem são muito fortes e rápidas,temperaturas médias anuais mais altas do país.

III)- Tropical de Altitude: Ocorre nas áreas serranas do sudeste, devido a altitude mais elevada, apresenta temperaturas mais baixas       de todo o domínio tropical, com médias de temperaturas anuais em torno de 18 graus Celsius, a pluviosidade é maisacentuada nas encostas dos morros voltados para o litoral, onde a influencia de massas de ar vindas do oceano é muito frequente.

IV)- Tropical úmido: ocorre nas áreas litorâneas do Brasil, apresenta bastante umidade, chuvas regulares, pequena amplitude térmica."

Fonte: PROJETO ARARIBÁ, 5º série, 6º ano, Editora Moderna,São Paulo: 2007.

Reveja com seus alunos sobre as  zonas climáticas do Globo.Desenhe-as no quadro-negro, inserindo o Brasil neste desenho.

Atividade 3:Refletindo um pouco mais
Professor(a), divida a turma em grupos que deverão responder:

1- Qual(is) o(s) tipo(s) de clima de maior ocorrência no território brasileiro?
2- Qual o de menor ocorrência?
3- Qual o tipo de clima predominante no seu estado?
4- Qual o tipo de clima de sua cidade?

5- Vocés percebem que o clima de nossa cidade term sofrido mudanças? Explique.

Crie um momento de socialização do conhecimento no qual os alunos apresentaram suas respostas, registre-as no quadro-negro, compare-as, questione e comente sobre as mesmas, aceitando críticas e sugestões.

Atividade 4- Análise complementar

Professor(a), apresente a seus alunos o seguinte texto, em seguida faça a leitura oral ou escolha  um aluno  para que faça-a:

" Alterações Climáticas

      Secas na Amazônia, enchentes na Argentina e sul do Brasil, derretimento de geleiras próximas aos pólos do planeta e diminuição dos habitats de pinguins e ursos-polares são fenômenos cada vez mais presentes no noticiário. Especialistas afirmam que essas são as primeiras manifestações de mudanças climáticas que enfrentaremos em futuro próximo, provocadas por alterações na composição química da atmosferado planeta."...

Disponível em: <www.greenpeace.org.br> Acessado em: 29 out. 2005

Professor(a), cada grupo deverá analisar e responder as seguintes perguntas através de cartazes com desenhos , frases e charges.

1-Quais os principais causadores das alterações climaticas?

2-Quais as soluções possíveis para este problema ?

Os cartazes deverão ser apresentados a turma por cada um dos grupos e afixados em local próprio e de destaque na escola.

Recursos da aula:

Jornais. revistas;
Atlas geográfico -Simielle, Maria Elena, editora Ática, São Paulo: 2007

www.atica.com.br

<www.greenpeace.org.br> Acessado em: 29 out. 2005

PROJETO ARARIBÁ, 5º série, 6º ano, Editora Moderna,São Paulo: 2007.

Recursos Complementares

Transparências dos mapas utilizados em aula.

Vídeo deste portal -" Mudanças Ambientais Globais - 5,7 MB"

Avaliação

Os alunos deverão participar ativamente das atividades 3 e 4,  propostas na aula, com apresentação de suas respostas e avaliação das mesmas, observando a constrrução de seus conhecimentos, criatividade e habilidades, na elaboração dos cartazes da atividade 4 proposta.

Opinião de quem acessou

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