06/12/2009
Oswaldo Jose Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno deverá identificar e conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil,seus elementos e suas importâncias.
Conceito de hidrografia , relevo e fronteira, as diferentes formas de ocorrência da água em nosso planeta . Conhecer e saber analisar um mapa físico.
Professor(a), oriente seus alunos para que pesquisemem livros didáticos, revistas e sites sobre os principais rios do Brasil e suas importâncias locais, inclusive se houver rio em seu município. Estruture sua aula em 3 momentos subseqüentes.
As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar e identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas importâncias.
Atividade 1: Conceituando uma Bacia Hidrográfica
Professor (a), Recorde com seus alunos as partes de que se compõem os rios. Faça um desenho no quadro-negro representando uma Bacia Hidrográfica e identifique nela os seus principais elementos: rio principal, nascente, afluentes, subafluentes, margens, confluência, foz. Se em seu município existe um rio, tente identificar os elementos anteriormente citados no mesmo.
Atividade 2 : Trabalhando com mapas
Professor (a), observe com seus alunos,consultando o Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008,mapa Brasil Bacias Hidrográficas,pg. 103,as bacias de nosso país,seus principais rios,afluentes,margens, nascentes,foz,áreas abrangentes.Em seguida, utilize o mapa Brasil Político pg. 66 , para visualizar a localização das principais bacias hidrográficas brasileiras. Observando também o mapa Brasil Físico do Geoatlas, correlacione os principais rios das Bacias observadas, ao tipo de relevo por onde correm ,para que possam destacar suas importâncias como a navegação e o forncimento de energia hidrelétrica.
Atividade 3 : Discutindo sobre o assunto
Professor (a), forme grupos em sua sala de aula e proponha a cada grupoque respondam as seguintes questões:
1- As Bacias brasileiras possuem rios que drenan somente o território nacional ou existem rios que percorrem áreas internacionais?
2- Existem rios que desempenham o papel de fronteira? Quais?
3-Qual a parte do terrfitório brasileiro de maior riqueza hidrográfica? Esta riqueza influencia a vida das pessoas que habitam esta região? De que forma?
4- Qual(is) a (s) importância(s) do rio de seu município para a população local? A qual bacia hidrográfica este rio pertence?
Em seguida, os grupos deverão apresentar suas respostas e o professor(a) registra-las no quadro-negro. No final das apresentações , faça um pequeno debate sobre as respostas apresentadas, chegando a conclusões da temática trabalhada.
RECURSOS EDUCACIONAIS
Atlas geográfico escolar multimídia, IBGE
Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008
www.prossiga.br/recursoshidricos/
Professor(a), oriente seus alunos para que pesquisemem livros didáticos, revistas e sites sobre os principais rios do Brasil e suas importâncias locais, inclusive se houver rio em seu município. Estruture sua aula em 3 momentos subseqüentes.
As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar e identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas importâncias.
Atividade 1: Conceituando uma Bacia Hidrográfica
Professor (a), Recorde com seus alunos as partes de que se compõem os rios. Faça um desenho no quadro-negro representando uma Bacia Hidrográfica e identifique nela os seus principais elementos: rio principal, nascente, afluentes, subafluentes, margens, confluência, foz. Se em seu município existe um rio, tente identificar os elementos anteriormente citados no mesmo.
Atividade 2 : Trabalhando com mapas
Professor (a), observe com seus alunos,consultando o Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008,mapa Brasil Bacias Hidrográficas,pg. 103,as bacias de nosso país,seus principais rios,afluentes,margens, nascentes,foz,áreas abrangentes.Em seguida, utilize o mapa Brasil Político pg. 66 , para visualizar a localização das principais bacias hidrográficas brasileiras. Observando também o mapa Brasil Físico do Geoatlas, correlacione os principais rios das Bacias observadas, ao tipo de relevo por onde correm ,para que possam destacar suas importâncias como a navegação e o forncimento de energia hidrelétrica.
Atividade 3 : Discutindo sobre o assunto
Professor (a), forme grupos em sua sala de aula e proponha a cada grupoque respondam as seguintes questões:
1- As Bacias brasileiras possuem rios que drenan somente o território nacional ou existem rios que percorrem áreas internacionais?
2- Existem rios que desempenham o papel de fronteira? Quais?
3-Qual a parte do terrfitório brasileiro de maior riqueza hidrográfica? Esta riqueza influencia a vida das pessoas que habitam esta região? De que forma?
4- Qual(is) a (s) importância(s) do rio de seu município para a população local? A qual bacia hidrográfica este rio pertence?
Em seguida, os grupos deverão apresentar suas respostas e o professor(a) registra-las no quadro-negro. No final das apresentações , faça um pequeno debate sobre as respostas apresentadas, chegando a conclusões da temática trabalhada.
RECURSOS EDUCACIONAIS
Atlas geográfico escolar multimídia, IBGE
Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008
Transparências, livros , sites de pesquisa.
Os alunos deverão ser avaliados a todo momento, inclusive na parte inicial da aula com suas pesquisas, em suas respostas na atividade 3 proposta . O professor deverá observar a construção do conhecimento pelos alunos, a partir de suas respostas e participação no debate e na elaboração das conclusões.
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