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BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jose Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá identificar e conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil,seus elementos e suas importâncias.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de hidrografia , relevo e fronteira, as diferentes formas de ocorrência da água em nosso planeta . Conhecer e saber analisar um  mapa físico.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)

Professor(a), oriente seus alunos para que pesquisemem livros didáticos, revistas e  sites sobre os principais rios do Brasil e suas importâncias locais, inclusive se houver rio em seu município. Estruture sua aula em 3 momentos subseqüentes.
As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar e identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas importâncias.


Atividade 1: Conceituando uma Bacia Hidrográfica
Professor (a), Recorde com seus alunos as partes de que se compõem os rios. Faça um desenho no quadro-negro representando uma Bacia Hidrográfica e identifique nela os seus principais elementos: rio principal, nascente, afluentes, subafluentes, margens, confluência, foz. Se em seu município existe um rio, tente identificar os elementos anteriormente citados no mesmo.

Atividade 2 : Trabalhando com mapas
Professor (a), observe com seus alunos,consultando o Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008,mapa Brasil Bacias Hidrográficas,pg. 103,as bacias de nosso país,seus principais rios,afluentes,margens, nascentes,foz,áreas abrangentes.Em seguida, utilize o mapa Brasil Político pg. 66 , para visualizar a localização das principais bacias hidrográficas brasileiras. Observando também o mapa Brasil Físico do Geoatlas, correlacione os principais rios das Bacias observadas, ao tipo de relevo por onde correm ,para que possam destacar suas importâncias como a navegação e o forncimento de energia hidrelétrica.


Atividade 3 : Discutindo sobre o assunto
Professor (a), forme grupos em sua sala de aula e proponha a cada grupoque respondam as seguintes questões:
1- As Bacias brasileiras possuem rios que drenan somente o território nacional ou existem rios que percorrem áreas internacionais?

2- Existem rios que desempenham o papel de fronteira? Quais?

3-Qual a parte do terrfitório brasileiro de maior riqueza hidrográfica? Esta riqueza influencia a vida das pessoas que habitam esta região? De que forma?

4- Qual(is) a (s) importância(s) do rio de seu município para a população local? A qual bacia hidrográfica este rio pertence?

Em seguida, os grupos deverão apresentar suas respostas e o professor(a) registra-las no quadro-negro. No final das apresentações , faça um pequeno debate sobre as respostas apresentadas, chegando a conclusões da temática trabalhada. 


RECURSOS EDUCACIONAIS

Atlas geográfico escolar multimídia, IBGE

Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008

http://www.mapquest.com

http://www.wwf.org.br

www.prossiga.br/recursoshidricos/

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)

Professor(a), oriente seus alunos para que pesquisemem livros didáticos, revistas e  sites sobre os principais rios do Brasil e suas importâncias locais, inclusive se houver rio em seu município. Estruture sua aula em 3 momentos subseqüentes.
As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar e identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas importâncias.


Atividade 1: Conceituando uma Bacia Hidrográfica
Professor (a), Recorde com seus alunos as partes de que se compõem os rios. Faça um desenho no quadro-negro representando uma Bacia Hidrográfica e identifique nela os seus principais elementos: rio principal, nascente, afluentes, subafluentes, margens, confluência, foz. Se em seu município existe um rio, tente identificar os elementos anteriormente citados no mesmo.

Atividade 2 : Trabalhando com mapas
Professor (a), observe com seus alunos,consultando o Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008,mapa Brasil Bacias Hidrográficas,pg. 103,as bacias de nosso país,seus principais rios,afluentes,margens, nascentes,foz,áreas abrangentes.Em seguida, utilize o mapa Brasil Político pg. 66 , para visualizar a localização das principais bacias hidrográficas brasileiras. Observando também o mapa Brasil Físico do Geoatlas, correlacione os principais rios das Bacias observadas, ao tipo de relevo por onde correm ,para que possam destacar suas importâncias como a navegação e o forncimento de energia hidrelétrica.


Atividade 3 : Discutindo sobre o assunto
Professor (a), forme grupos em sua sala de aula e proponha a cada grupoque respondam as seguintes questões:
1- As Bacias brasileiras possuem rios que drenan somente o território nacional ou existem rios que percorrem áreas internacionais?

2- Existem rios que desempenham o papel de fronteira? Quais?

3-Qual a parte do terrfitório brasileiro de maior riqueza hidrográfica? Esta riqueza influencia a vida das pessoas que habitam esta região? De que forma?

4- Qual(is) a (s) importância(s) do rio de seu município para a população local? A qual bacia hidrográfica este rio pertence?

Em seguida, os grupos deverão apresentar suas respostas e o professor(a) registra-las no quadro-negro. No final das apresentações , faça um pequeno debate sobre as respostas apresentadas, chegando a conclusões da temática trabalhada. 


RECURSOS EDUCACIONAIS

Atlas geográfico escolar multimídia, IBGE

Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora Ática, São Paulo:2008

http://www.mapquest.com

http://www.wwf.org.br

www.prossiga.br/recursoshidricos/

Recursos Complementares

Transparências, livros , sites de pesquisa.

Avaliação

Os alunos deverão  ser avaliados a todo momento, inclusive na parte inicial da aula com suas pesquisas, em suas respostas na atividade 3 proposta . O professor deverá observar a construção do conhecimento pelos alunos, a partir de suas respostas e participação no debate e  na elaboração das conclusões.

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