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Terrário - Investigando o Ciclo da Água

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno conseguirá visualizar o ciclo da água acontecendo no modelo de terrário e será capaz de explicar essas transformações.
Duração das atividades
2 h/a (100 min). Para acompanhar o experimento: 25 min durante uma semana (observação e registro)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimentos sobre as mudanças de estados físicos da água, ciclo da água.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Após trabalhar o ciclo da água com a turma, relembre as etapas do ciclo e as mudanças de estado físicos da água. A atividade a seguir é indicada para fechar o tema “ciclo da água”, pois permitirá visualizar o ciclo acontecendo no modelo.

O terrário permite simular um ambiente como o nosso planeta, mas em uma escala menor. Além disso, permite explorar os passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. As crianças poderão testar e comprovar seus questionamentos/hipóteses. Perguntas freqüentes das crianças são “as plantas e os animais vão sobreviver em um lugar fechado, sem ar e sem água?”, “de onde vem a água que molha o terrário?”

As crianças deverão registrar todas as etapas do experimento, através de desenhos e/ou texto escrito: como foi a montagem do terrário, quais as dúvidas/questionamentos que tinham, quais hipóteses seriam testadas e o registro das observações no decorrer do estudo.

Algumas hipóteses:

“A água do terrário (fechado) vai acabar, pois não vai ter ninguém regando”

“Os bichos vão morrer por falta de ar e de água”

Para atender às dúvidas das crianças, você pode montar também um terrário aberto (experimento controle), pois muitos podem questionar que as plantas e animais morrerão se ficarem sem ar. Assim, a turma terá dois experimentos para analisar e perceber suas diferenças. Com o terrário aberto o solo irá secar e, consequentemente, as plantas irão murchar. Os animais vão fugir ou morrer. É importante que os dois terrários - aberto e fechado - sejam submetidos às mesmas condições, e, portanto, devem ficar lado a lado, não sendo permitido regá-los.

Montagem do terrário

Você pode montar o terrário em um aquário ou em garrafas plásticas. Caso opte por garrafas, cada criança ou dupla de crianças poderá ter o seu próprio terrário.

  • Peça para as crianças trazerem de casa garrafas PET (de preferência as transparentes de 2 litros ou mais). Faça a coleta dos animais e plantas na escola. Caso não seja possível, peça a elas para que tragam de casa minhocas, tatus, joaninhas, grilos, formigas, caracóis, etc. Independentemente do local de coleta, as crianças deverão ter cuidado na hora de coletar os animais, para não machucá-los.  Os animais devem ser trazidos em um recipiente separado. As plantas deverão ser pequenas e ter um pedacinho da raiz. Folhas de plantas suculentas como violeta e cactus também brotam com facilidade. Você também pode plantar sementes, como o feijão e o milho. Plantas e  animais serão os habitantes do terrário.
  • Corte a parte de cima da garrafa com uma faca ou tesoura.
  • Coloque no fundo do terrário pedrinhas, até atingir aproximadamente 2 a 3 cm.
  • Coloque aproximadamente 3 cm de areia.
  • Coloque terra até o meio da garrafa.
  • Coloque as plantas no terrário.
  • Molhe o terrário com cuidado, para que a água não fique em excesso. Se ele ficar muito molhado terá que ficar aberto por alguns dias para que o excesso de água evapore.
  • Coloque os pequenos animais que serão os habitantes do terrário.
  • Limpe as laterais da garrafa caso estejam sujas de terra. Feche o terrário com um plástico transparente, use fita larga para vedar bem as laterais.
  • Deixe em um local com luminosidade, mas não com o Sol batendo diretamente por muito tempo, senão ele poderá ficar com uma temperatura muito elevada, prejudica ndo a vida.

Após alguns dias (2 ou 3) o terrário fechado já terá gotículas na superfície do plástico e as laterais da garrafa também estarão úmidas. O terrário aberto estará seco.

FOTOS: MARINA SILVA ROCHA

Poderá haver espanto das crianças ao perceber que o terrário fechado está mais vistoso que o terrário aberto, que estará seco e com as plantas murchas.

Converse com as crianças sobre a água que se formou no plástico. De onde ela vem? Como tem água no plástico se nós só molhamos a terra?

Essas reflexões ajudarão os alunos a perceber que o ciclo da água aconteceu dentro do terrário. O Sol evaporou parte da água do solo, as plantas transpiraram, o vapor se condensou no plástico, formando as gotas. Com o acúmulo de água, as gotas ficam grandes e caem de volta na superfície do terrário. Esse processo é semelhante ao ciclo da água na natureza.

Converse também sobre as plantas estarem vivas e aparentemente bem no terrário fechado, onde a água que evaporou não se perdeu no ambiente, ficou no plástico e depois voltou para o solo do terrário. Tente fazê-los ver que o terrário é um pequeno mundo e o ciclo que aconteceu dentro dele acontece no nosso planeta.

Peça para as crianças ilustrarem o que aconteceu no terrário com desenhos durante alguns dias e responderem às hipóteses formuladas no início da aula. Você pode montar com eles um pequeno caderninho de campo, onde eles anotarão tudo sobre o terrário.

Manutenção do terrário – para terrários grandes

O terrário se mantém sozinho por algum tempo. Entretanto, caso queira manter o terrário por um tempo maior, você poderá abrir o terrário para colocar água, caso seja necessário (ele deverá estar úmido, mas não encharcado), limpar o vidro e colocar mais plantas ou animais. Caso um animal ou planta morra você pode retirá-lo ou deixá-lo lá para que as crianças acompanhem sua decomposição (fique atento ao tempo de decomposição para que não ocorra uma proliferação muito grande de fungos).

Sugestão de Registro

Nome do experimento: Terrário

Data da montagem:

Montagem do experimento

  • Materiais utilizados: pedrinhas, areia, terra, plantas, animais (pode descrever quais animais), garrafa pet, plástico, fita transparente.
  • Desenho

Hipóteses testadas: vocês deverão escrever o que vão testar. Caso sinta muita dificuldade em formular hipóteses, vocês podem fazer previsões, ou seja, anotar o que acham que vai acontecer.

Observações (repita esta parte cada vez que fizer uma observação com as crianças, ou estipulem um padrão – dois em dois dias, semanalmente, etc)

  • Data da observação:
  • O que aconteceu? As crianças deverão relatar brevemente o que elas observaram no terrário, quais suas impressões.
  • Desenho da observação – elas deverão desenhar como está o terrário

Hipóteses/previsõesapós algum tempo, voltem às hipóteses/previsões feitas e comparem com o que aconteceu para a confirmação ou não das hipóteses.

Avaliação

Avalie os registros feitos pelas crianças, se elas foram capazes de responder às hipóteses formuladas e se conseguiram acompanhar o desenvolvimento do experimento. Faça isso através das observações (orais e escritas) que eles fizerem, de como registraram, se estiveram atentos às mudanças no terrário.
É importante que algumas vezes elas façam o registro sozinhas, para que você consiga perceber o que a criança está vendo, onde está sua atenção e se ela consegue descrever as mudanças no experimento.

 
Como atividade avaliativa, peça para que as crianças desenhem e expliquem o ciclo da água que está acontecendo dentro do terrário. Elas têm que ser capazes de perceber que a água do solo e das plantas evapora com o calor e se condensa no plástico, formando gotas. Quando as gotas ficam grandes, caem novamente no solo do terrário como se fosse chuva. Dessa forma, por um curto prazo, não falta água no terrário.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

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Opiniões

  • Silene, claretiano , Distrito Federal - disse:
    silene.jesus@hotmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    A aula é excelente, as ideias são ótimas e diversificada


  • Savana, MZO Interativa - Capacitação de professores , São Paulo - disse:
    savana3010@yahoo.com.br

    14/02/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, utilizamos sempre a montagem de terrário para estimular os professores a utilizar a experimentação em ciências na sala de aula.


  • carla mirely souza silva, casa , Minas Gerais - disse:
    carlamirely7l@gmail.com

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito, esclareceu todas as minhas duvidas


  • HERIQUE, GGHHJ , Paraíba - disse:
    CARTOON@TOONIX.COM

    16/02/2012

    Cinco estrelas

    É exelente !!!!!!!!!!!


  • milene, PMSP , São Paulo - disse:
    milenecampos@terra.com.br

    29/07/2010

    Cinco estrelas

    Achei a explicação clara e o recurso muito importante, possível de ser realizado e com otimos resultados.


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