19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Os alunos deverão ter conhecimentos sobre as mudanças de estados físicos da água, ciclo da água.
Após trabalhar o ciclo da água com a turma, relembre as etapas do ciclo e as mudanças de estado físicos da água. A atividade a seguir é indicada para fechar o tema “ciclo da água”, pois permitirá visualizar o ciclo acontecendo no modelo.
O terrário permite simular um ambiente como o nosso planeta, mas em uma escala menor. Além disso, permite explorar os passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. As crianças poderão testar e comprovar seus questionamentos/hipóteses. Perguntas freqüentes das crianças são “as plantas e os animais vão sobreviver em um lugar fechado, sem ar e sem água?”, “de onde vem a água que molha o terrário?”
As crianças deverão registrar todas as etapas do experimento, através de desenhos e/ou texto escrito: como foi a montagem do terrário, quais as dúvidas/questionamentos que tinham, quais hipóteses seriam testadas e o registro das observações no decorrer do estudo.
Algumas hipóteses:
“A água do terrário (fechado) vai acabar, pois não vai ter ninguém regando”
“Os bichos vão morrer por falta de ar e de água”
Para atender às dúvidas das crianças, você pode montar também um terrário aberto (experimento controle), pois muitos podem questionar que as plantas e animais morrerão se ficarem sem ar. Assim, a turma terá dois experimentos para analisar e perceber suas diferenças. Com o terrário aberto o solo irá secar e, consequentemente, as plantas irão murchar. Os animais vão fugir ou morrer. É importante que os dois terrários - aberto e fechado - sejam submetidos às mesmas condições, e, portanto, devem ficar lado a lado, não sendo permitido regá-los.
Você pode montar o terrário em um aquário ou em garrafas plásticas. Caso opte por garrafas, cada criança ou dupla de crianças poderá ter o seu próprio terrário.
Após alguns dias (2 ou 3) o terrário fechado já terá gotículas na superfície do plástico e as laterais da garrafa também estarão úmidas. O terrário aberto estará seco.
FOTOS: MARINA SILVA ROCHA
Poderá haver espanto das crianças ao perceber que o terrário fechado está mais vistoso que o terrário aberto, que estará seco e com as plantas murchas.
Converse com as crianças sobre a água que se formou no plástico. De onde ela vem? Como tem água no plástico se nós só molhamos a terra?
Essas reflexões ajudarão os alunos a perceber que o ciclo da água aconteceu dentro do terrário. O Sol evaporou parte da água do solo, as plantas transpiraram, o vapor se condensou no plástico, formando as gotas. Com o acúmulo de água, as gotas ficam grandes e caem de volta na superfície do terrário. Esse processo é semelhante ao ciclo da água na natureza.
Converse também sobre as plantas estarem vivas e aparentemente bem no terrário fechado, onde a água que evaporou não se perdeu no ambiente, ficou no plástico e depois voltou para o solo do terrário. Tente fazê-los ver que o terrário é um pequeno mundo e o ciclo que aconteceu dentro dele acontece no nosso planeta.
Peça para as crianças ilustrarem o que aconteceu no terrário com desenhos durante alguns dias e responderem às hipóteses formuladas no início da aula. Você pode montar com eles um pequeno caderninho de campo, onde eles anotarão tudo sobre o terrário.
O terrário se mantém sozinho por algum tempo. Entretanto, caso queira manter o terrário por um tempo maior, você poderá abrir o terrário para colocar água, caso seja necessário (ele deverá estar úmido, mas não encharcado), limpar o vidro e colocar mais plantas ou animais. Caso um animal ou planta morra você pode retirá-lo ou deixá-lo lá para que as crianças acompanhem sua decomposição (fique atento ao tempo de decomposição para que não ocorra uma proliferação muito grande de fungos).
Nome do experimento: Terrário
Data da montagem:
Montagem do experimento
Hipóteses testadas: vocês deverão escrever o que vão testar. Caso sinta muita dificuldade em formular hipóteses, vocês podem fazer previsões, ou seja, anotar o que acham que vai acontecer.
Observações (repita esta parte cada vez que fizer uma observação com as crianças, ou estipulem um padrão – dois em dois dias, semanalmente, etc)
Hipóteses/previsões – após algum tempo, voltem às hipóteses/previsões feitas e comparem com o que aconteceu para a confirmação ou não das hipóteses.
Avalie os registros feitos pelas crianças, se elas foram capazes de responder às hipóteses formuladas e se conseguiram acompanhar o desenvolvimento do experimento. Faça isso através das observações (orais e escritas) que eles fizerem, de como registraram, se estiveram atentos às mudanças no terrário.
É importante que algumas vezes elas façam o registro sozinhas, para que você consiga perceber o que a criança está vendo, onde está sua atenção e se ela consegue descrever as mudanças no experimento.
Como atividade avaliativa, peça para que as crianças desenhem e expliquem o ciclo da água que está acontecendo dentro do terrário. Elas têm que ser capazes de perceber que a água do solo e das plantas evapora com o calor e se condensa no plástico, formando gotas. Quando as gotas ficam grandes, caem novamente no solo do terrário como se fosse chuva. Dessa forma, por um curto prazo, não falta água no terrário.
Cinco estrelas 5 classificações
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27/05/2013
Cinco estrelasA aula é excelente, as ideias são ótimas e diversificada
14/02/2013
Cinco estrelasMuito bom, utilizamos sempre a montagem de terrário para estimular os professores a utilizar a experimentação em ciências na sala de aula.
12/09/2012
Cinco estrelasgostei muito, esclareceu todas as minhas duvidas
16/02/2012
Cinco estrelasÉ exelente !!!!!!!!!!!
29/07/2010
Cinco estrelasAchei a explicação clara e o recurso muito importante, possível de ser realizado e com otimos resultados.