Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MOSAICO DE TAMPINHAS

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer e aprender mais sobre a arte mosaicista;
 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra cuja poética retrata as brincadeiras infantis;
 Exercitar a prática do mosaico;
 Produzir plasticamente uma proposta coletiva em grande painel de mosaico à luz do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades
• Doze aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
• Desenho;
• Noções básicas de Mosaico.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 Apresente aos alunos alguns objetos em mosaicos com pastilhas de cerâmica ou pedras;
 Deixe que os alunos manuseiem estes objetos decorativos – vasos, caixas, jarras;
 Mostrar fotografias de trabalhos em mosaico (você pode retirar de revistas ou livros);
 Conversar sobre as possibilidades de trabalho em mosaico na escola (recursos materiais);
 Apresente a idéia de uma produção coletiva em mosaico muralista ou painel e solicite que ao longo da semana os alunos reúnam tampinhas pet variadas de refrigerante, suco e outros, e tragam para a escola;
 Apresente um texto sobre mosaico e estude com eles. Sugestão:

MOSAICO

Os mosaicos são conhecidos desde os tempos antigos. É um processo de decoração que consiste em agrupar sobre a superfície, pequenas pedras ou peças de várias cores, colocadas uma ao lado da outra, formando diversos desenhos ornamentais em um só plano.
As peças usadas para formar os mosaicos podem ser de pedra, mármore, cerâmica, terracota, vidro, grãos, cascalhos, pedaços de papel colorido, borracha (E.V.A) metal ou couro.
É comum encontrarmos composições geométricas em calçamento de ruas, formando interessantes mosaicos, nos pisos de tacos, onde se misturam madeiras de tons claros e escuros e nas composições formadas por azulejos, pastilhas ou ladrilhos, assim como vemos temas geométricos formando belos mosaicos em cestaria.
Os mosaicos são utilizados desde a antiguidade para enriquecer paredes, tetos arredondados e também pavimento de edifícios.
Duas técnicas básicas podem ser utilizadas na arte de produzir mosaicos. A técnica direta, mais fácil e mais conhecida, fixa as peças diretamente sobre o objeto com o desenho projetado. A técnica indireta é usada em painéis, pisos e paredes, sendo o trabalho feito sobre um papel e aplicado posteriormente com a ajuda de uma tela ou papel contact onde são coladas as peças com a frente para baixo. Esse papel somente será retirado quando o mosaico for transferido para a superfície definitiva e aplicado sobre o cimento ou rejunto. Em ambas, faz-se necessário o estudo de croquis e a definição do desenho que receberá os pedacinhos coloridos, formando-se o conjunto. A aplicação das pedrinhas depois de cortadas, quebradas e lixadas é feita com cola plástica, deixando-se um pequeno espaço entre elas para receber o rejunto. É importante seguir as instruções do fabricante no preparo da massa para rejuntar as peças de forma homogênea, retirando-se o excesso com uma esponja ou pano úmidos.
Aconselha-se encerar o mosaico pronto com cera incolor pastosa para impermeabilizar o rejunto.
Fonte: Autoria e acervo Soraia Lelis

Aula 2

 Fale sobre as brincadeiras infantis e deixe que os alunos contem como brincam e quais brinquedos são mais interessantes para eles;
 Relembre o seu tempo de infância e conte a eles as brincadeiras que gostava mais – Pique Pega, Corre Cutia, Pula Pula, Amarelinha, Barra Manteiga, Carimbada, Escravos de Jó, Baliza, Os três marinheiros, Casinha, Boneca, Jogos com bola, Andar de bicicleta ou velocípede, Balança Caixão, Brincadeiras de roda... enfim, enumere tantas quantas puder/lembrar;
 Fale a eles que não havia vídeo-game, shopping, celular, computadores e que a infância era muito boa sem tantas tecnologias;
 Convide os alunos para o pátio e brinque com eles de pelo menos  três brincadeiras Infantis - escolha aquelas que eles demonstraram desconhecimento e/ou maior interesse/curiosidade;
 Retorne à sala e lembre a todos de juntarem tampinhas de garrafa pet para a  produção artística em mosaico.


Aula 3

 Recolha as tampinhas pet em uma caixa e continue pedindo a ajuda de todos na conquista da matéria-prima para o trabalho que será produzido coletivamente em mosaico;
 Relembre as brincadeiras da aula anterior e mostre algumas obras de artistas que trabalham ou trabalharam com esse tema em sua produção poética;
Sugestão:
Obras de Portinari em óleo sobre tela no período de 1938 a 1960

Cambalhota, 1958

Criança Brincando, 1938

Futebol, 1959

Meninos no balanço, 1960

Meninos brincando, 1955

Meninos brincando II, 1958

Pulando carniça, 1959

“A paisagem onde a gente brincou pela primeira vez não sai mais da gente”.
- Cândido Portinari –

Imagens de obras e citação do autor disponíveis em:
http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm


 Fale também sobre o autor das obras apresentadas e mostre uma foto dele;
Sugestão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari


 Tendo como referencial teórico plástico as obras de Portinari e, como referencial teórico vivencial a sua fala e as brincadeiras no pátio da escola na aula anterior, solicite croquis em papel sulfite e lápis grafite com a temática das brincadeiras e jogos infantis. Os alunos poderão registrar a experiência prática da aula anterior, referendados pelas obras apresentadas do artista;


Aula 4

 Recolha as tampinhas pet trazidas pelo grupo e novamente fale da importância da colaboração de todos;
 Insista para que toda a família ajude na coleta de tampinhas, pedindo aos amigos, recolhendo em bares, vizinhos e familiares;
 Retome os croquis elaborados na aula anterior;
 Exercite com os alunos o olhar sensível para as produções dos alunos, comentando com eles cada trabalho apresentado;
 Expor todos os croquis na parede da sala de aula para que, em seguida, cada aluno fale da sua proposta – o que representou, acompanhado de justificativa;
 Explique que até aqui a proposta foi individual, mas que de agora em diante será coletiva – ou seja, com a participação de todos em uma só produção;
 Realize, coletivamente, a seleção dos trabalhos com os quais a turma mais se identificou;
 Prepare os trabalhos para a ampliação da imagem no serviço de reprografia (xérox) da escola.
 Junto com o técnico da xérox, mostre aos alunos os recortes necessários para a ampliação efetiva da imagem (Não havendo tal facilidade na escola, amplie os desenho com seus aluno com a técnica da quadriculação – isso demandará bastante tempo).

Aula 5


 Prepare um espaço na sala de aula – no chão ou em mesas – para receber o papel craft que servirá de suporte para a recepção dos desenhos ampliados;
 Recorte os desenhos com seus alunos e distribua-os sobre o espaço do papel;
 Após a definição das imagens no espaço do papel cole-as/fixe-as com fita crepe;
 Como a proposta é desenvolver um grande painel coletivo a ser aplicado na parede do pátio escolar, é necessário escolher um espaço no qual a proposta ficará exposta em todo o seu processo de construção, até ser concluída, pois com a técnica indireta não é possível recolher e guardar o trabalho ao final de cada aula;
 Fale com a turma para observarem bastante o espaço escolar e escolherem um local onde o painel em mosaico possa ser instalado;
 Rememore com a turma, as técnicas direta e indireta para a construção do mosaico e explique novamente o processo da técnica que será utilizada no trabalho – a técnica indireta, na qual se faz a construção/montagem à parte e depois se instala no local escolhido.

Aula 6

 Recolha novamente as tampinhas e insista na continuidade da coleta da matéria-prima para a construção do Mosaico;
 Mostre todas as tampinhas adquiridas e combine com o grupo a classificação destas, dividindo-as em caixas menores. Ex: por cor, por marca, por tamanho.
 Inicie a construção do mosaico, cuidando para que as tampinhas fiquem com a parte fechada para cima, de modo a receber o papel contact que funcionará como adesivo/fixação, já que não será utilizado cola.
 O processo de construção dependerá muito do rendimento da turma. A proposta que se apresenta foi desenvolvida com três turmas de 3º ano do Ensino Fundamental – turma 2005, ou seja, 75 alunos, em aulas semanais de 50 minutos. Neste sentido, calcula-se um trimestre, mais ou menos 12h/a para o desenvolvimento do trabalho.


Aulas 7 a 11

 Construção do mosaico propriamente dito;
 Seguem algumas imagens do processo criativo para construção do mosaico coletivo:

Aplicação de tampinhas sobre o desenho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aplicação de tampinhas sobre o desenho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aplicação de tampinhas sobre o desenho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aplicação de papel contact transparente sobre o desenho com tampinhas
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aplicação do mosaico com a técnica indireta (argamassa) e a participação de dois pedreiros
Alunos observam e anotam os passos da instalação/aplicação do mosaico
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aplicação de rejunte sobre o mosaico já instalado com argamassa e a ajuda de um pedreiro
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Mosaico concluído no pátio da escola ao lado da ducha
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

 Com o mosaico pronto e instalado, promova uma discussão sobre os nomes que gostariam de colocar no trabalho e eleja com os alunos o nome de maior aceitação do grupo.

Detalhe e intitulação/identificação do trabalho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino


Aula 12


 Conclua o trabalho propondo o desenho de observação do mosaico instalado em gizão de cera sobre papel Lay out A3;
 Marque uma entrevista com os pedreiros que ajudaram na instalação do painel em arte mosaicista, permitindo que os alunos escolham as perguntas de acordo com a curiosidade deles, seja a partir do trabalho ou da profissão.

 Solicite aos alunos uma investigação/pesquisa extra-aula a respeito do cálculo de quantas tampinhas foram usadas para a construção do mosaico, usando conceitos matemáticos (Regra/fórmula para calcular a área) ou solicitando a ajuda de um professor de matemática;

 Verifique também qual marca de refrigerante ou suco é mais consumida entre a comunidade escolar e até mesmo da cidade, mediante a quantidade de tampinhas coletadas e consumidas no mosaico.

Recursos Complementares

 Mosaico – A arte de elaborar padrões e imagens através da organização de fragmentos coloridos de vidro, mármore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decoração de pavimentos. Trata-se de técnica muito apropriada ao adorno de paredes e abóbodas, e foi muito empregada nas igrejas cristãs da Itália e do Império Bizantino durante toda a Idade Média. Como decoração de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edifícios modernos. Mais raramente, o mosaico é usado para compor imagens portáteis ou como incrustação em peças de mobiliário e outros objetos, como na arte asteca do México. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)

Avaliação


• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                          Tipo
Aula expositiva                            Teórica
Apreciação de imagem de obras   Teórica
Desenho                                     Prática
Ampliação de imagem                  Prática
Construção de Mosaico                 Prática

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 9/9 - 100%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CLARICE APARECIDA DOS SANTOS DIAS, PLINIO PAULO BRAGA PROF , São Paulo - disse:
    claricesdias@hotmail.com

    17/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • paula, Fasb Faculdade São Bernardo do Campo , São Paulo - disse:
    paula-educadora@hotmail.com

    03/12/2012

    Cinco estrelas

    parabéns achei o trabalho fantástico e cheio de conteúdo


  • eliana, ee recreio são jorge II , São Paulo - disse:
    eliana_coordena@globo.com

    06/09/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela criatividade, isto é um exemplo de que existem caminhos possíveis a serem trilhados na educação e o mais importante ele é para todos.


  • marcia de carvalho varejao, Cenaq , Rio de Janeiro - disse:
    marciadecarvalhovarejaovarejao@gmail.com

    13/01/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o seu trabalho! Vou fazer este projeto com crianças,acho que eles vão adorar! Parabéns!


  • ana lucia de souza, ciep julio c h barbosa , Rio de Janeiro - disse:
    professora.desouza359@gmail.com

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    trabalho muito lindo, adorei todo o jeito que foi feito, bem elaborado e com muito trabalho dos alunos.parabéns. vou divulgar!


  • Nazaré Santos, E. E. J. Ribamar Teixeira , Amapá - disse:
    msnazete@gmail.com

    18/06/2010

    Cinco estrelas

    A chei a idéia excelente e de muita criatividade. Parabénspe pela iniciativa, me desculpe mas vou utilizar sua idéia em minha saala de aula.


  • alzira freire, Escola Municipal Manuel Lisboa , Bahia - disse:
    almvf@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima idéia para trabalhar a reciclagem, consciência ecológica e a iniciação às artes! A pesquisa inicial com o tema sugerido, ampliou as possibilidades de aprendizagem! Parabêns! Alzira Freire


  • TANIA, colegio lourdinas , Minas Gerais - disse:
    jomvert@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente ideia fazer mosaicos com tampinhas em muros. Parabens!!!Eu fiz tambem, mas foi em bancos e mesas para area de churrasco. Colei com cola branca e depois rejuntei. Vejam: www.alemdarua.ning.com


  • Evângela, Escola M. João Sampaio/ Esc. Est. João Paulo II , Alagoas - disse:
    evangelaqueiroz@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei, as aulas são simplesmente maravilhosas!!! Um misto de criatividade infantil e obras de Portinari. É encantador trabalhar assil! Adotarei todas na minha prática!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.