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Investigando propriedades de materiais

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a

* analisar diferentes materiais   

* Identificar as características de cada material apresentado

* Classificar diferentes materiais por cor, tamanho, forma, etc.

* Associar as propriedades dos materiais com seus diferentes usos

Duração das atividades
100 minutos (2 aulas de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

São necessários conhecimentos prévios sobre materiais naturais e materiais transformados, noções elementares de maleabilidade, permeabilidade, textura, consistência.

Estratégias e recursos da aula

Introdução


Esta aula propõe introduzir os conceitos químicos de material, propriedade e uso, investigando alguns materiais, suas propriedades e usos na confecção de objetos.

É importante que as crianças ainda nos anos iniciais se iniciem no estudo da química, um dos campos de conhecimento que integram o aprendizado das ciências naturais.

Inicialmente, de forma lúdica, será trabalhado um texto em que diferentes materiais são utilizados de forma imprópria. Através da discussão de suas idéias, as crianças serão iniciadas nos conceitos que serão trabalhados, identificando materiais e suas propriedades, bem como a distinção entre materiais e objetos.

Desenvolvimento


Professor ainda que estejamos introduzindo um assunto para os nossos alunos, é essencial que façamos um levantamento de suas concepções prévias em relação aos temas em foco.

É comum as crianças dos primeiros anos iniciais apresentarem dificuldades para distinguir materiais de objetos e identificar suas propriedades.

A necessidade do uso de informações corretas em relação a isso faz parte de sua formação cidadã, uma vez que esses conhecimentos certamente as auxiliarão como consumidoras eventuais do mercado. Assim é importante que iniciemos a nossa aula através da sondagem de conhecimentos.

Algumas perguntas que podem ser feitas:

  • De que é feito o seu tênis? E sua mochila escolar?
  • Que outros materiais poderiam ser usados para fazer esses objetos? Por quê?
  • De que é feito o seu livro e os cadernos?
  • Eles poderiam ser feitos de plástico? Por quê?
  • O seu tênis é macio? Quando chove ele deixa os seus pés secos ou molhados? Por quê?


Ouça a opinião dos alunos questionando-os, de modo que justifiquem suas respostas. A seguir apresente o texto para leitura e discussão.

A casinha esquisita


Era uma casinha, até muito bonitinha. Pintada de amarelo com bolinhas! Tirando isso, ninguém imaginava que houvesse tanta maluquice...
Uma vez entrei escondido nela, e já achei estranho: a maçaneta da porta era de algodão! Mas susto maior foi quando vi o lado de dentro. A sala só tinha objetos esquisitos: um sofá de argila com uma mesinha de centro de papelão. Uma mesa grande de couro e quatro cadeiras de carvão.

A cozinha, então, nem se fala! Pratos de isopor e copos de madeira ficavam em cima da bancada de papel. As panelas de borracha estavam penduradas em cima do fogão de ouro. E os talheres, adivinhem: eram de cortiça!


Nos quartos, as camas eram de palha e tinham colchões de pedra. Os lençóis eram de papel alumínio. Em cima da cama vi um casaco de plástico tentando combinar com uma camisa de arame. E logo embaixo tinha um par de botas de chumbo com meias de prata...


E foi só isso que vi. Saí correndo antes que ficasse maluco com tanta esquisitice...

AUTORA: MARINA SILVA ROCHA

Em roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles acharam do texto, se eles acreditam que essa casa possa existir ou não, qual o objeto que eles acharam mais esquisito ou impossível. Pergunte também por que os objetos são esquisitos, pois isso os fará pensar na relação entre os objetos, os materiais de que são feitos e suas propriedades. Por exemplo, as panelas não podem ser de borracha porque iriam pegar fogo.


Converse com os alunos sobre os materiais de que são feitos alguns objetos na sala, por exemplo, a carteira, e de que outros materiais eles poderiam ser feitos. Sugira materiais inadequados a alguns objetos (por exemplo, que o lápis fosse feito de chumbo, ou que os cadernos fossem de palha) e observe a reação dos alunos. Isso fará com que eles comecem a pensar se um material serve para confeccionar determinado objeto ou não.


No quadro, faça uma tabela com duas colunas e p eça aos alunos para listarem exemplos de materiais e objetos (não necessariamente relacionando as colunas). Isso é importante, pois a confusão entre os dois conceitos acontece. Peça posteriormente para que os alunos copiem a tabela.

Objetos e Materiais
O que é isso? Do que isso é feito?
Objetos Materiais

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, objeto é “coisa material que pode ser percebida pelos sentidos”, enquanto material é “aquilo que compõe o corpo de alguma coisa”.

A partir da tabela construída com as crianças, você pode acrescentar na coluna objeto os dizeres “o que é isso?” e na coluna materiais “do que isso é feito?”

Vale ressaltar também que alguns materiais também podem ser objetos, como o papel e, assim, podem aparecer nas duas colunas.

Sugestão de atividades para o texto
Com lápis coloridos peça para eles marcarem no texto todos os materiais inadequados. Peça para eles mudarem os materiais que estavam inadequados para que se tornem adequados.

Concluída a atividade com o texto, sugerimos a seguinte atividade experimental.

Atividade Experimental - Relacionando propriedades


Se for possível, faça essa atividade no laboratório, para que os alunos se sintam “fazendo ciência”. Para realizá-la, organize os alunos em grupos.


Material necessário:


1 . cubos ou pedaços de madeira
2. objetos de vidro (copos, garrafas)
3. plástico (ex: recorte pedaços de garrafas PET)
4. isopor
5. cortiça
6. chapas de metal ou parafusos
7. papelão
8. fio de cobre
9. pedra sabão


Como fazer:

Em grupos, peça aos alunos para analisarem diferentes materiais e dizer suas propriedades (características). É importante frisar novamente aos alunos que vocês não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos.

Monte com eles (ou reproduza cópias) uma tabela que conste características como cor, brilho, transparência (se a luz é capaz de atravessar), maleabilidade (se é possível dobrar sem quebrar), dureza (se é possível riscar com a unha ou com outro objeto), se a água é capaz de passar através dele (permeabilidade), fragilidade (se é fácil de quebrar). Você pode incluir ou retirar características e materiais.

Os alunos deverão manusear os materiais e marcar na tabela SIM (quando o material possui a característica), NÃO (quando não possuir) e UM POUCO (caso o material possua a característica, mas não tanto quanto outro material investigado). Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender sua opinião.

Propriedades dos Materiais
Material/Característica Transparência Permeabilidade Maleabilidade fragilidade                         Dureza                         Cor                           Brilho                  
Cobre
Cortiça
Isopor
Madeira
Metal
Papelão
Plástico
Pedra Sabão
Vidro
Avaliação

Para avaliar se os alunos compreenderam os temas trabalhados na aula, produza um pequeno texto como o que foi utilizado nessa aula (“A casinha esquisita”) e peça para as crianças destacarem os materiais e os objetos de cores diferentes. Além disso, você poderá propor uma avaliação prática, levando novamente os materiais e pedindo para eles agruparem de acordo com determinada característica.

Por exemplo: materiais que são transparentes ou opacos; materiais que são maleáveis ou não.

Assim será possível perceber se os alunos entenderam que os materiais possuem propriedades e estarão identificando as propriedades a partir da manipulação dos materiais.

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