Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso do ç

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de explorar, compreender, e elaborar alguns princípios do uso do ç.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, organizar lista

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS _ jornais e revistas

Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, sobre o uso do Ç.

Apresente as crianças uma lista, com varias palavras que devem ser escritas com ç, porém nesta lista coloque o C e não o Ç. Exemplo_ na palavra coração, apresente-a assim_ CORACÃO.

Veja algumas sugestões de palavras: espaço, bagaço, renovação, sedução, conheço, começo, reconciliação, motivação, amarração, saudação, espinhaço, computação, formatação, informação, canção, açúcar, cabeça.

Apresente a lista de palavras e solicite que façam uma leitura silenciosa. Após essa leitura, peça que alguma criança leia uma das palavras em voz alta e então pergunte: o que há de errado nesta palavra? O que está faltando? Certamente responderão que é ç.Solicite então, que preencham corretamente as palavras.

Agora, converse sobre o som desta letra. Pergunte ao grupo: com qual outra letra do nosso alfabeto, podemos confundir, ter dúvidas quanto a grafia, durante a escrita? Espera-se que respondam a letra S, mas poderá surgir também as letras C e Z.

Para ajudá-los, a compreender mais sobre o uso do Ç, peça que circulem ou sublinhe com lápis de colorir a letra que vem após o ç em todas as palavras da lista que estamos trabalhando. Solicite que observem todas as letras que foram sublinhadas. A partir dessa observação e das descobertas possibilitadas por ela, os alunos devem registrar, escrever uma dica, uma estratégia no caderno ou mesmo na folha por você prepara com a atividade.

Professor(a) como pode-se observar nas palavras que possuem Ç, esta letra sempre será seguida das seguintes vogais : A, O ou U.

Em especial esta conclusão mencionada acima é a mais esperada. Mas, devemos acolher, com ponderação, outras considerações apresentadas pelas crianças. Pois as crianças poderão observar ainda, o quanto é comum o ç em palavras com ~, ou mesmo a presença do ç nas sílabas finais.

Para concluir, em duplas, solicite que registrem no caderno outras palavras que conhecem que possuem ç.

Prezado(a) colega, sempre vejo nestas oportunidades a possibilidade de construir um texto coletivamente (sempre os alunos mediado pelo educador) no quadro/lousa a ser copiado no caderno afim de sistematizar os conhecimentos adquiridos e ainda, servir de fonte de consulta quando necessário.

Avaliação

A avaliação das competências trabalhadas nesta aula, são consolidadas em médio prazo no processo de alfabetização, devem ser contínua, em atividades de produção de texto, ditados, dominó e outros. Quando devemos avaliar se a criança tem feito uso das reflexões e conhecimentos proporcionados em atividades como esta.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Hugo Kitanishi, Assembléia Popular , Paraná - disse:
    hugokitanishi@yahoo.com.br

    13/04/2012

    Quatro estrelas

    Olá, Grazielle. Gostei da proposta e da didática, principalmente da ideia do texto coletivo. Uma contribuição para o conjunto pedagógico da proposta. As palavras não devem ser propostas de forma aleatória. Por exemplo, devem ser acompanhadas de um olhar voltado para a função social da escrita e leitura. Palavras atribuídas de forma fragmentada não sugerem um contexto para utilização num universo vocabular palpável e prático. A proposta, então, é utilizar o contexto cotidiano do educando.


  • Gilza, e.m.e.f profª Maria Antonia , São Paulo - disse:
    gilzagon@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa sugestão de aula fez e foi uma beleza me surpreendi com as respostas dos meus alunos.


  • nilza maria martins de carvalho, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Minas Gerais - disse:
    nilzamartins88@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    foi muito bem esclarecido!!!! Escola Estadual Herbet José de Souza-Alfabetização Três Corações- Mg


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.