Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POLINIZAÇÃO E FECUNDAÇÃO DAS PLANTAS

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer como ocorre o processo de polinização das plantas e a sua função para a perpetuação da espécie;
• Compreender o que ocorre após o processo de polinização;
• Relacionar a produção de frutos e sementes ao processo de polinização.
• Respeitar as flores e frutos, não danificando-os, desnecessariamente, uma vez que deles derivam uma nova planta.

Duração das atividades
3 horas/aula (1 AULA DE 50 MIN + AULA GEMINADA DE 100 MIN)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisará ter conhecimento da anatomia básica das flores (gineceu, androceu) e qual a sua função para a vida das plantas.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Esta aula foi planejada com o objetivo de mostrar aos alunos como acontece a reprodução das plantas através da polinização. Este processo se dá através de organismos que carregam os grãos de pólen do androceu para o gineceu: são os polinizadores. Estes podem ser aves, insetos, mamíferos, e até o vento. Após a polinização, começa o processo de formação da semente e do fruto, sendo que este tem a função de proteger a semente. A semente representa o embrião formado pela fecundação do óvulo pelo grão de pólen. A semente tem o fruto como cripta para sua proteção, como um mecanismo de defesa da planta na perpetuação da espécie, uma vez que é da semente que derivam os seus descendentes. Nesta aula veremos como acontece a polinização, o que vem depois dela, e assistiremos a vídeos e filme sobre o assunto, promovendo ações e discussões que estimulem postura crítica dos alunos. Informamos que neste site existem aulas formuladas pelas autoras contendo as informações prévias que os alunos devem ter para melhor compreensão do tema abordado.

ESTRATÉGIA

Mostrar aos alunos dois vídeos sobre a polinização, além de filme de desenho animado com a história das abelhas (“Bee Movie”), de forma que os próprios alunos possam apresentar pontos positivos e negativos do filme, com postura crítica a respeito destes insetos como polinizadores apontados no filme.

DESENVOLVIMENTO
Professor, num primeiro momento, verifique o que os alunos já construíram sobre a reprodução das plantas, solicitando-lhes que relatem a função das flores, dos frutos e sementes no processo de reprodução das plantas.
- Em aulas anteriores investigamos flores, frutos e sementes e verificamos que deste conjunto nascem novas plantas. Nós já sabemos que as flores são os órgãos responsáveis pela reprodução das plantas e que possuem gineceu, órgão feminino, e androceu, órgão masculino. Mas vocês imaginam como acontece essa reprodução?Ouvir atentamente o que informam as crianças, verificando se realmente elas detêm as informações desejadas. Caso apresentem dificuldades, recomendamos que reveja com elas essas informações.
Respostas possíveis:
- O grão de pólen sai do androceu e vai até o gineceu.
- O espermatozóide da planta se junta com o óvulo.
Diz o professor:
- Bem, realmente é necessário que os grãos de pólen saiam do androceu de uma flor e vão até o gineceu de outra flor.Outro aluno questiona:
- Mas professor, por que isso é necessário se a gente viu na flor que abrimos que ela tem tanto o androceu como o gineceu?Para responder a essa pergunta você poderia dizer:
- Boa pergunta, realmente, muitas flores possuem a parte feminina e a parte masculina. Existem também flores que só possuem uma das estruturas, feminina ou masculina. De qualquer forma, o que acontece na maioria das vezes é o cruzamento da parte feminina de uma flor com a masculina de outra. Percebo que vocês estão realmente informados e curiosos, buscando novas informações. É exatamente sobre esse assunto que falaremos hoje. Explique para os alunos que os grãos de pólen funcionam como gametas masculinos da planta, são como os espermatozóides dos animais. Eles são levados até o gameta feminino de outra planta por agentes polinizadores que, como o próprio nome diz, são aqueles que fazem a polinização. Estes agentes podem ser animais como abelhas, borboletas, morcegos, beija-flores, ou até mesmo o vento. Portanto, a polinização é a transferência de grãos de pólen do androceu para o gineceu, o que permite que haja a fecundação do óvulo e consequente formação de um embrião.
- Veja esta ilustração, o que vocês observam?Professor exiba para os alunos esta ou outra ilustração semelhante e converse com eles sobre a imagem mostrada.
Sugestão de diálogo:
- O que nos mostra a i lustração?
- Qu e animais estão sendo vistos e o que fazem ?
- Como a ação do vento foi retratada?
- Você já viu uma cena parecida com essa em um jardim, horta, ou em outro lugar que tenha flores naturais?
- O que você imaginou que estivesse acontecendo?

RETIRADO DE: http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Poliniza%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Polinizacao.htm (em 07/09/2009, às 16h37min).

Ouça atentamente as opiniões das crianças. É importante que ao exibir imagens como esta você remeta as crianças para as suas vivências cotidianas, para que elas possam relacionar o que aprendem em sala de aula com a realidade do seu dia-a-dia. E assim, melhor compreenderem o sentido de estudar essas questões, afinal um dos objetivos do ensino de ciências é instrumentalizar o aluno para melhor relacionar com o mundo ao seu entorno e melhor compreender estas relações. Retomando o diálogo:
- E depois? O que acontece?De forma dialogada, explique aos alunos o que ocorre após a polinização, usando as informações que se segue. Seria interessante que no momento de sua fala, você abrisse um fruto/fruta para que as crianças observassem as sementes ali abrigadas e protegidas.
Após o transporte dos grãos de pólen para o gineceu, o gameta masculino desce pelo gineceu, formando um tubo polínico, até chegar ao ovário da flor. No ovário, há os óvulos, e cada grão de pólen vai fecundar um óvulo. Esta fecundação originará um embrião, que poderá dar origem a uma nova planta. Em volta deste embrião será formada uma casca, que o protegerá, e este conjunto será conhecido como semente. Para proteger a semente, o ovário se desenvolverá e dará origem ao fruto. Atenção! Embora seja desejado que as crianças memorizem e utilizem a terminologia correta para explicar o processo, mais importante no momento é que ela entenda como realmente ocorre a polinização e a sua importância para a frutificação. Mostre este processo através de desenhos esquemáticos no quadro, de forma que os alunos possam visualizar todo o processo de reprodução sexuada.
Para a exibição do filme e vídeo que ilustrarão o tema desenvolvido, serão necessários 100 minutos, por isso sugerimos que o faça em outro momento, o mais próximo possível, para que não haja um corte maior no processo de aprendizagem, de construção do conhecimento.

Para fazer uma avaliação final com os seus alunos sobre o tema trabalhado, sugerimos o texto seguinte com algumas perguntas. Este será mais um instrumento que poderá auxiliá-lo no diagnóstico de aprendizagem. Lembramos que uma avaliação formativa ocorre durante todo processo e que para isso o professor deve manter-se atento a toda movimentação do aluno, suas atitudes, posicionamento frente às questões e ações propostas, a forma como relaciona com os colegas, entre outros aspectos. O estudo de texto aqui proposto pode ser feito em casa, uma vez que o tempo de 50min é insuficiente para incluí-lo. Ele poderá ser corrigido coletivamente antes da exibição do filme e vídeo da aula seguinte.

REPRODUÇÃO DAS PLANTAS COM FLORES

Você sabe como as plantas floridas que crescem naturalmente nos campos e florestas nascem?
Muitas flores possuem pétalas que, pela cor exuberante e pelo perfume, atraem pequenos animais que estão em busca de alimentos – em geral insetos e aves.
No interior da estrutura formada pelas pétalas, encontramos a parte masculina (antera, grão de pólen e filete) e a parte feminina (estigma, estilete, ovários e óvulos). Na ponta das anteras existem milhares de grãos de pólen. O pólen gruda no corpo de borboletas, abelhas e aves, que pousam nas pétalas pa ra se alimentar. Esses pequenos animais acabam transportando alguns desses grãos de pólen para outros lugares. Mas o transporte dos grãos de pólen também pode ser feito pelo vento.
Cada grão de pólen que cai no estigma da flor irá formar um tubo que chega até o ovário e entra em um óvulo, formando um embrião da nova planta, rodeado de alimento e protegido por uma casca. Esse conjunto é a semente. Enquanto as sementes estão se formando, o ovário da flor se transforma em fruto.

Agora responda as questões abaixo:
a) Cite a importância dos polinizadores para a reprodução das plantas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Dê três exemplos de polinizadores.
________________________________________________________________________
c) Explique porque as sementes são consideradas órgãos importantes para garantir o surgimento e desenvolvimento de uma nova planta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Explique com suas palavras como acontece a reprodução das plantas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Após a fecundação, cada parte da flor se desenvolverá e dará origem a outra estrutura. Escreva abaixo o que cada parte originará:
O desenvolvimento do ovário dará origem: ___________________________________
O desenvolvimento do óvulo fecundado dará origem: ____________________________

Apresentação de vídeo e filme com aproximadamente 100 minutos de duração

Professor, esta sequência de apresentação de vídeo e de um filme faz parte da aula sobre polinização que a antecede. Sugerimos que seja exibida após a conclusão desta aula sobre polinização e fecundação, em um segundo momento. Trata-se de dois vídeos bem rápidos sobre polinização e a seguir um desenho animado. Verifique com antecedência o local adequado para a exibição, prepare as crianças para assisti-la. É importante que você assista tanto os vídeos como o filme anteriormente, preparando-se para explorar com as crianças os aspectos pertinentes a serem retomados após a exibição. Motive as crianças perguntando-lhes se gostam de assistir filmes, se também aprendemos através deles, se ele tem hábito de ir ao cinema ou assistir filmes em casa.
Oriente as crianças antes da exibição para que fiquem atentas, evitando conversas paralelas.
- Pessoal, continuando os nossos estudos sobre polinização e fecundação, hoje vamos assistir a dois vídeos e um desenho animado sobre o assunto. Isso vai ajudá-los a fixar o que aprenderam, e as coisas vão ficar mais fáceis de entender. Vamos começar!

http://www.youtube.com/watch?v=LkaM_GI9NOs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA&feature=related

Agora que já vimos os vídeos, vamos também assistir ao desenho animado. O nome do filme é “Bee Movie”, o que em inglês quer dizer o filme da abelha.
- Vocês imaginam por que este filme fala sobre polinização? O que as abelhas podem ter a ver com isso?
Resposta esperada:
- As abelhas são agentes polinizadores.
Muito bem, vamos assistir com atenção.

Filme (desenho animado): “Bee Movie – a história de uma abelha”. O filme mostra de forma divert ida a importância das abelhas como agentes polinizadores e como a polinização é importante para os vegetais. Os alunos poderão comentar após assistirem que não só as abelhas atuam como polinizadoras, como sugere o filme. Isso é importante para que você, professor, abra uma discussão a respeito do filme, de forma que os alunos desenvolvam uma postura crítica daquilo que eles vêem e escutam, além de revisar o que os alunos aprenderam s obre a polinização e fecundação.
Após o filme, o professor retoma o diálogo.
- Agora que acabamos de assistir ao filme vamos falar um pouco sobre ele. Questões a serem levantadas na discussão sobre o filme:
Qual o inseto de que trata o filme?
O que te chamou a atenção sobre a vida das abelhas?
Qual o papel fundamental das abelhas para as plantas?
Será que apenas as abelhas têm este papel para os vegetais?
Então, será que este filme foi exagerado? Em que sentido?

Estas discussões, professor, levarão os alunos a pensarem na importância das abelhas como polinizadoras, mas também a desenvolverem uma postura crítica ao perceberem que o filme foi exagerado por considerar que apenas as abelhas sejam as polinizadoras das plantas. Isso também desencadeará uma boa revisão do conhecimento que eles construíram sobre o assunto, pois verão no filme como os polinizadores agem ao transportarem os grãos de pólen.

Avaliação

Sugerimos como avaliação final que os alunos escrevam uma história em quadrinhos em que o tema central seja: polinização, agentes polinizadores e fecundação. Essa atividade pode ser realizada em casa, eles poderão fazer recortes de revistas em quadrinhos já em desuso, enfim, usarem a criatividade, sem, contudo, inutilizar revistas ainda adequadas para leitura. Esse tipo de atividade interdisciplinar envolve arte e produção de texto, mostrando-nos a possibilidade do ensino de ciências ser desenvolvido através de parceria com outros campos do conhecimento. As histórias feitas devem ser lidas pelos colegas, poderão ser expostas em um mural, ou ser reproduzidas e encadernadas para todas as crianças da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 12/13 - 92.31%
  • Quatro estrelas 0/13 - 0%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • damaris, unujui , São Paulo - disse:
    dama_hadassa@hotmail.com

    25/03/2014

    Cinco estrelas

    muito bom parabens


  • Mayara, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) , Santa Catarina - disse:
    MayaraKelly@hotmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito conseguir entender melhor :))


  • carlos, Objetivo , São Paulo - disse:
    carlos@gmail.com.he

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    isso ajuda muito


  • clara, clara , Ceará - disse:
    clarinha_vidal@live.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    esse e o melhor


  • ariadne souza da silva, amore , São Paulo - disse:
    ariadne.silva.2011@hotmail.com

    23/11/2011

    Cinco estrelas

    eu adorei eu aprendi muito e pretendo aprender mais ainda com esta aula gratis


  • Lola, Alemanha - disse:
    Lolalita8822@hotmail.com

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito legal e agora sei de toda materia!!obrigada


  • Sônia, escola , São Paulo - disse:
    sdm-sjc@hotmail.com

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    A polonização está no meu conteúdo este bimestre e procurei muito e não tinha encontrado nada adequado para as crianças. Adorei a aula.


  • vivi, menezes , Pernambuco - disse:
    enelita@hotmail.com

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    gostei e é muito interessante de mais é muito bom para os que vão fazer trabalho eu mesma vou fazer um esse site esta de parabens


  • sue, Coréia do Sul - disse:
    oiq@hotmail.com

    12/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom mesmo! Sou aluna e achei recursos excelentes nesse texto que ampliaram meus conhecimentos, estimulando-me a aprender cada vez mais!


  • Ricardo Munhoz, Faculdade SENAI , São Paulo - disse:
    rcmseijitsu@orolix.com.br

    01/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabens! Bem Didatico!


  • gia, Chile - disse:
    gssfg@gmail.com

    10/03/2011

    Três estrelas

    achei bom


  • Maristela Araujo Martins, ASSICIAÇÃO CRESER JUNTOS , Ceará - disse:
    maristelaamartins@yahoo.com

    07/01/2011

    Cinco estrelas

    Sr. MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA, você está de parabens pela sua capacidade de aprender e de ensinar, eu li agrdeço muito mesmo.


  • duda, maria eduarda de souza , Santa Catarina - disse:
    duda.cacupe@hotmail.com

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    eu achei esse cite muito legal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.