Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bichonário: Trabalhando o alfabeto utilizando o nome de animais (bichos + dicionário)

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Auxiliar o aprendizado das letras que compõe o alfabeto e nomes de animais através da construção de um Bichonário (nome dos animais iniciados com cada letra do alfabeto) e apropriação da base alfabética.

Duração das atividades
8 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças na fase inicial do processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e, se necessário ou desejar fazer adaptações à sua realidade de trabalho.
Esta é uma aula proposta para que as crianças conheçam um pouco melhor o alfabeto. Uma dica é você colocar letras do alfabeto na sala de aula ordenadamente, assim você estimulará as crianças a visualizarem e memorizarem o alfabeto. ( abaixo coloquei uma foto de minha sala de aula onde aparece parte do alfabeto sobre o quadro).

Uma boa forma de começar o trabalho, é conversar com seus alunos sobre a proposta a ser realizada, diga às crianças que vocês farão juntos um painel com imagens de animais organizados em ordem alfabética que eles mesmos farão uma pesquisa em casa junto com suas famílias.
Apresento a você professor, o Dever de Casa que passei aos meus alunos, se preferir você pode fazer a atividade em sala. Antes de entregar o Dever de Casa, faça um sorteio das letras que cada um irá pesquisar, sugiro duas letras por aluno pois assim caso alguém não consiga achar, outro aluno poderá trazer a letra.

Dê um prazo para que as crianças auxiliadas pelas famílias possam fazer a pesquisa e encontrar as imagens. Sugiro que você dê uma semana para a realização da atividade.

Durante a semana, você pode fazer uma brincadeira  simples com as crianças para que elas escrevam o nome dos animais da melhor forma que puderem. Solicite que as crianças realizaem a escrita no quadro um de cada vez. .

Combine com as crianças para que elas respeitem a vez dos colegas escreverem no quadro o nome do animal.

Abaixo estão as gravuras que sugiro que você coloque os quatro desenhos em uma folha de tamanho A4 ou ofício, você pode pregar no quadro com fita crepe e pedir que cada criança escrevesse o nome do animal do quadro.

Essa estratégia é interessante, pois permite que os alunos discutam a escrita das palavras (nomes dos bichos), refletindo sobre ela e produzam as correções necessárias para a produção de uma escrita alfabética sem incorreções ortográficas.

Quando o Dever de Casa retornar, construa junto com as crianças o painel do Bichonário. É importante que todos ajudem recortando, colando as fotografias, organizando alfabeticamente as pesquisas e fotos, assim todos sentirão importantes atores do processo e aprenderão sempre um pouco mais!
As pesquisas repetidas podem ser colocadas juntas, assim as crianças terão uma visão ampliada de possibilidades do alfabeto.

Atividade avaliativa:
Professor(a), você poderá aplicar uma atividade avaliativa para verificar em qual fase da alfabetização a criança está. Retire o Bichionário da parede, para que a criança nesse momento não faça consultas e solicite que as crianças façam individualmente a atividade.

Recursos Complementares


 Impressão em tamanho grande das imagens dos animais (para fazer o jogo da escrita do nome dos animais no quadro).
 Folhas de papel colorset para construção do painel.

Avaliação

Avaliação coletiva:
 Observar como as crianças interagem para a construção do painel do Bichonário.
Avaliação individual:
 Observar o avanço que as crianças farão em relação ao aprendizado do alfabeto
 Durante o jogo com o nome dos animais, observar as estratégias de escrita das crianças, você poderá perceber os avanços no processo de apropriação da base alfabetica.
 Em outro momento, faça a avaliação da escrita do nome dos animais, de preferência depois que o painel do Bichonário for desmontado, assim você perceberá se as crianças aprenderam a escrever (mesmo que através da memorização) do nome dos animais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 7/9 - 77,78%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11,11%
  • Três estrelas 1/9 - 11,11%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.