20/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Auxiliar o aprendizado das letras que compõe o alfabeto e nomes de animais através da construção de um Bichonário (nome dos animais iniciados com cada letra do alfabeto) e apropriação da base alfabética.
Crianças na fase inicial do processo de alfabetização.
Caro professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e, se necessário ou desejar fazer adaptações à sua realidade de trabalho.
Esta é uma aula proposta para que as crianças conheçam um pouco melhor o alfabeto. Uma dica é você colocar letras do alfabeto na sala de aula ordenadamente, assim você estimulará as crianças a visualizarem e memorizarem o alfabeto. ( abaixo coloquei uma foto de minha sala de aula onde aparece parte do alfabeto sobre o quadro).
Uma boa forma de começar o trabalho, é conversar com seus alunos sobre a proposta a ser realizada, diga às crianças que vocês farão juntos um painel com imagens de animais organizados em ordem alfabética que eles mesmos farão uma pesquisa em casa junto com suas famílias.
Apresento a você professor, o Dever de Casa que passei aos meus alunos, se preferir você pode fazer a atividade em sala. Antes de entregar o Dever de Casa, faça um sorteio das letras que cada um irá pesquisar, sugiro duas letras por aluno pois assim caso alguém não consiga achar, outro aluno poderá trazer a letra.
Dê um prazo para que as crianças auxiliadas pelas famílias possam fazer a pesquisa e encontrar as imagens. Sugiro que você dê uma semana para a realização da atividade.
Durante a semana, você pode fazer uma brincadeira simples com as crianças para que elas escrevam o nome dos animais da melhor forma que puderem. Solicite que as crianças realizaem a escrita no quadro um de cada vez. .
Combine com as crianças para que elas respeitem a vez dos colegas escreverem no quadro o nome do animal.
Abaixo estão as gravuras que sugiro que você coloque os quatro desenhos em uma folha de tamanho A4 ou ofício, você pode pregar no quadro com fita crepe e pedir que cada criança escrevesse o nome do animal do quadro.
Essa estratégia é interessante, pois permite que os alunos discutam a escrita das palavras (nomes dos bichos), refletindo sobre ela e produzam as correções necessárias para a produção de uma escrita alfabética sem incorreções ortográficas.
Quando o Dever de Casa retornar, construa junto com as crianças o painel do Bichonário. É importante que todos ajudem recortando, colando as fotografias, organizando alfabeticamente as pesquisas e fotos, assim todos sentirão importantes atores do processo e aprenderão sempre um pouco mais!
As pesquisas repetidas podem ser colocadas juntas, assim as crianças terão uma visão ampliada de possibilidades do alfabeto.
Atividade avaliativa:
Professor(a), você poderá aplicar uma atividade avaliativa para verificar em qual fase da alfabetização a criança está. Retire o Bichionário da parede, para que a criança nesse momento não faça consultas e solicite que as crianças façam individualmente a atividade.
Impressão em tamanho grande das imagens dos animais (para fazer o jogo da escrita do nome dos animais no quadro).
Folhas de papel colorset para construção do painel.
Avaliação coletiva:
Observar como as crianças interagem para a construção do painel do Bichonário.
Avaliação individual:
Observar o avanço que as crianças farão em relação ao aprendizado do alfabeto
Durante o jogo com o nome dos animais, observar as estratégias de escrita das crianças, você poderá perceber os avanços no processo de apropriação da base alfabetica.
Em outro momento, faça a avaliação da escrita do nome dos animais, de preferência depois que o painel do Bichonário for desmontado, assim você perceberá se as crianças aprenderam a escrever (mesmo que através da memorização) do nome dos animais.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2013
Cinco estrelasadorei a dica, vou adaptar para o infantil II na EMEI que leciono...
23/01/2012
Quatro estrelasuma boa contribuição
04/09/2011
Cinco estrelasExcelente!!
26/05/2011
Cinco estrelasmaravilhosa dica
03/04/2011
Cinco estrelasamei essa aula coloquei no meu plano e realizei com meus alunos . parabéns
18/08/2010
Cinco estrelasJá tinha visto esta aula num curso que fiz adorei as atividades e vou adaptar as minhas aulas.
05/04/2010
Três estrelasmuito boa a atividade, estou copiando para passar para meus professores.
24/03/2010
Cinco estrelasAtividades significativas e possíveis de serem realizadas em qualquer realidade. muito bom!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Muito prático para fazer as crianças produzirem.