Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo um alfabeto em sala de aula

 

22/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Miriam Maria Roberto Marmol, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir um alfabeto a partir de rótulos de produtos e de nomes dos colegas da turma,
Identificar e saber o nome das letras.

Duração das atividades
aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As letras do alfabeto,

Nomes dos colegas.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é que você professor(a), construa e tenha fixado em sua sala de aula um alfabeto, para que os alunos possam consultá-lo.

Antes de iniciar a aula, é preciso que você, professor (a), peça que os alunos tragam de casa embalagens e rótulos de produtos diversos.

I. O professor(a), junto aos alunos, poderá colar na parede da sala de aula o alfabeto, com uma letra em cada folha de papel ofício, por exemplo.

Obs: As folhas com as letras do alfabeto devem ser coladas seguindo na direção horizontal, pois o objetivo é o de que embaixo de cada letra possam ser colados os nomes das crianças e os rótulos.

Dica: Neste momento, o professor poderá entregar as folhas com as letras aleatoriamente e pedir que as crianças as coloquem em ordem alfabética, antes de colá-las na parede. Para o trabalho ficar ainda mais significativo, pode-se pedir que as crianças coloram e/ou desenhem nestas folhas.

II. Entregue meia folha de papel para cada aluno e peça para que eles escrevam o primeiro nome.

III. Junte num espaço bem visível e acessível da sala de aula, as fichas com os nomes das crianças e as embalagens e rótulos.


Separe os alunos em grupos e cada grupo pode ficar responsável por 5 ou 6 letras do alfabeto, por exemplo. Cada grupo de crianças terá que identificar, reconhecer e selecionar, dentre o material exposto, os nomes dos colegas e de marcas que começam com as letras que eles pegaram.
Por exemplo, se o grupo ficou responsável pelas letras K,L,M,N,O, e no material exposto existe nomes de colegas como:

OTÁVIO

LUIZ

além de rótulos de embalagens cujo nome da marca também inicia com estas letras, como:

Este grupo deverá selecionar estes nomes e estes rótulos, e colá-los embaixo da folha com a letra correspondente.

Ao final, espera-se que todas as letras do alfabeto estejam expostas em sala de aula, juntamente com os nomes das crianças e/ou os rótulos. Ter o alfabeto fixado na sala de aula é importante para que as crianças possam consultá-lo, sempre que necessário, em atividades que demandem a ordem alfabética, por exemplo.

Avaliação

O professor(a) poderá avaliar como foram as relações entre os alunos no trabalho em grupo, quais alunos foram capazes de tomarem decisões coletivamente ou individualmente, e defender suas idéias no grupo, participando do processo de construção do alfabeto.

Poderá também procurar observar quais letras e nomes os alunos reconheceram, seja pela logomarca ou pela leitura das palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 5/9 - 55.56%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FABIANA, BALDOINO SILVA PIMENTEL , Bahia - disse:
    falemosg12@hotmail.com

    03/07/2013

    Quatro estrelas

    BEM CRIATIVA E DINÂMICA.


  • ZENILDA R.WANDERLEY, ESC.MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELE , Paraná - disse:
    zenildaw2009@hotmail.com

    06/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabens,excelente aula...podemos dizer que ai se constrói conhecimentos,alem de desenvolver várias areas...obrigada


  • Maria das Graças de Oliveira Gomes, Escola Municipal Josefina de Souza Lima , Minas Gerais - disse:
    gracaog@gmail.com

    18/05/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a construção do alfabeto com as crianças porque toda criança chega a escola com algum conhecimento prévio, assim em parceria com os colegas pode aprimorar esses conhecimentos e adquirir novos de forma mais significativa uma vez que ele participa do processo de construção da atividade proposta de forma prazerosa.


  • Rosangela de Fátima Marinho, ESCOLA MUNICIPAL JOSEFINA DE SOUZA LIMA , Minas Gerais - disse:
    rosangelafmarinho@gmail.com

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    É muito importante que o aluno construa seus conhecimentos apartir de seu esforço próprio ,da sua criatividade e curiosidade em desvendar o que tem pela sua frente. Assim essa atividade leva o aluno se valorizar e compreender como é importante construir algo que ele próprio criou.


  • Maria Jose Mendonça Rezende, Creche Tia Mamália , Minas Gerais - disse:
    mjpedagogia2010@gmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula parabéns, vou usar .


  • Fátima Lima, Escola M. Fco de Assis Batista , Rio Grande do Norte - disse:
    fatima.aee@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É sempre muito interessante construir o alfabeto com os alunos, para facilitar a aprendizagem, pois segundo Paulo Freire ninguém ensina ninguém, mas cria possibilidades para que o conhecimento seja construído e esta é uma ótima situação. Sugiro também que este alfabeto seja afixado na sala e que os alunos tenham a oportunidade de adicionar palavras sempre que necessário. Por exemplo, os nomes deles na letra adequada ou qualquer outra palavras que os ajudem a identificar a letra.


  • Adriana Diniz Wuerges, EEB Profesor \laércio Caldeira de Andrada , Santa Catarina - disse:
    adrianawuerges@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou professora de Série Inicias, 1a série. Achei a aula muito interessante, como as crianças constroem o alfabeto. Pretendo iniciar o ano de 2010 desta forma.


  • rosangela pereira da costa, escola fausto dario sales, caucaia ceará , Ceará - disse:
    solange.glailton@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    essa aula me direcionou para criar novas formas de trabalhar ordem alfabetica


  • katia lima matielo, EMEB PROF. FLORISBELO NEVES , Espírito Santo - disse:
    katiamatielo@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O planejamento está ótimo para o nível de alfabetização, portanto, teria uma dificuldade de as crianças de rede pública levarem os rótulos, porém, o professor poderá colecionar e levar os rótulos previamente e sempre apresentar aos alunos o que trouxe. O momento que mais chamaria a atenção dos alunos seria a fase de estarem identificando e colando os seus rótulos e nomes nas fichas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.