22/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
- a direção correta da escrita (esquerda/direita, de cima/para baixo,) e utiliza corretamente a folha (nesse caso a folha pautada).
- as formas gráficas destinadas a marcar a segmentação na escrita (espaçamento entre palavras e pontuação).
Reconhecimento da direção da escrita.
Segmentação da escrita (espaçamento entre palavras).
- Esta aula tem como objetivo principal introduzir as convenções gráficas: orientação da escrita; segmentação dos espaços em branco e pontuação; alinhamento da escrita. Essas capacidades devem ser trabalhadas logo no início da alfabetização, para isso sugerimos uma avaliação diagnóstica para verificar se os alunos já reconhecem e dominam tais capacidades. E, em seguida o trabalho que vise o desenvolvimento de tais habilidades.
Aula 1 – Avaliação Diagnóstica
Realizado uma avaliação diagnóstica o professor terá condições de introduzir as atividades necessárias para desenvolver as capacidades de domínio da língua escrita, que bem no início da alfabetização devem ser ensinadas.
Para isso, sugerimos atividades que tenham como objetivo:
- Verificar se as crianças reconhecem a direção da escrita.
O (a) professor(a) irá dar uma folha pautada aos alunos e ditar uma frase, mesmo que ainda certas crianças não dominem o código, e pedir que escrevam como sabem, ex.: “ Marina está feliz”.
- Verificar a forma de escrever em relação à segmentação (espaçamento) da escrita. O(a) professor(a) pode utilizar uma parlenda e pedir que os alunos circulem as palavras que começam com a vogal “a”, por exemplo, assim poderá verificar se o aluno conseguem perceber onde começa e onde termina tais palavras.
Aula 2
Para introduzir a segmentação na escrita (espaços entre palavras e pontuação), sugerimos atividades em que o aluno possa separar as palavras de um determinado texto ou frase.
Exemplo:
ACOMIDADAMAMÃEÉGOSTOSA.
(Nesse caso o aluno irá fazer suas tentativas, mas pode ser necessária a intervenção do (a) professor (a)).
Outra atividade que também introduz e desenvolve tal capacidade é escrever um verso, ou parlenda e pedir que os alunos circulem as palavras e coloram os espaços em branco de verde, por exemplo; desta forma o professor poderá consolidar junto aos alunos onde começa e termina cada palavra e que entre elas há um espaço em branco (obs. Nesta atividade o espaço foi triplo para maior visualização dos alunos).
CIRCULE AS PALAVRAS DA QUADRINHA ABAIXO E PINTE DE VERDE OS ESPAÇOS ENTRE ELAS:
VOCÊ PENSA QUE SABE TUDO
BORBOLETA SABE MAIS
ANDA DE PERNA PARA CIMA
COISA QUE VOCÊ NÃO FAZ
(Texto de domínio público)
- Para desenvolver tais atividades o (a) professor(a) precisará de lápis, borracha e folhas pautadas (pode ser utilizado o caderno)
Você, professor poderá avaliar os alunos através do processo das atividades proposta acima, verificando se os alunos consolidaram as capacidades necessárias, ou seja, se obtiveram êxito nos objetivos propostos usando: a folha adequadamente, a direção e o alinhamento da escrita alfabética (direita p/ esquerda e de cima p/ baixo) e a segmentação entre as palavras.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/03/2012
Três estrelasParabéns peloTrabalho da sequencia didática com este conteúdo ( segmentação) pois é um conteúdo que não é muito considErado pelo educador mas que é essencial no inicio da alfabetização
28/05/2011
Cinco estrelasmuito bom me ajudou bastante. Deus te abençoe
17/10/2010
Quatro estrelasEssa atividade foi bem elaborada vai fazer parte nas minhas aulas, fico grata.
10/05/2010
Cinco estrelasParabéns, gostei muito da atividade, tenho alunos que têm muita dificuldade na aprendiagem e na escrita de palavras separadas. obrigada
24/03/2010
Cinco estrelasboa dica! acredito que irá servir na educação infantil.
24/03/2010
Quatro estrelasDessa maneira acredito que se pode ter exito, uma vez que todos poderão paarticipar da atividade descrita.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, gostei muito da atividade, pois tenho alunos que têm muita dificuldade na aprendiagem e na escrita de palavras separadas.