Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adaptação no ambiente escolar

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima de Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Externalizar/representar através do desenho e do faz-de-conta a imagem que tem de seus pais;

Sintir-se confiantes e seguros na ausência dos pais, no novo ambiente/escola;

Fazer referência às ações do cotidiano de seus pais.

Duração das atividades
3 momentos de mais ou menos 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com as crianças sobre as pessoas que moram com elas em suas casas.



Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Conversa na roda

Neste momento, além das atividades rotineiras, como cantar, fazer a chamada, contar quantas crianças vieram e quantas faltaram, a professora deve mediar um dialogo com a turma quantoas pessoas que vivem em suas casas (quem e quantas) e o que elas fazem (suas profissões/ocupações).

Na roda inicial conversar com as crianças sobre as pessoas que moram nas suas casas e o que elas fazem:

·         Quais as pessoas que moram na casa de vocês?

·         O que elas fazem?

          Quantas pessoas moram na sua casa?

·         O que as pessoas da sua casa fazem é igual ao que faz a professora na sala de aula ou as outras pessoas que trabalham na escola?

O professor deverá ouvir as crianças e fazer as intervenções necessárias, possibilitando que as crianças entendam que as pessoas fazem coisas diferentes dependendo do ambiente em que trabalhem.

2º Momento

Após a conversa na roda, a professora deve propor às crianças que façam um registro, utilizando desenho e escrita, das pessoas que moram em sua casas. A professora deve fazer intervenção individualmente, para que as crianças reproduzam caracterísiticas bem peculiares a de seus pais e/ou pessoas que com quem elas vivem. Por exemplo, se o pai ou mãe da criança usa óculos ou algum outro objeto que possa distingui-lo(la) e identificá-lo(la). Nesta atividade é possível que o professor identifique se a criança já percebe a diferença entre desenho e escrita, embora suas hipóteses sobre a escrita ainda sejam bem elementares.

3º Momento

Terminada a atividade de mesa, as crianças podem ser estimuladas a brincar de imitar (faz-de-conta) o que o s pais fazem, em que trabalham etc.

Nesta atividade é possível perceber que representações as crianças têm de seus pais.

      

Como representam os papéis sociais e as ações das pessoas que moram em suas casas (pai, mãe, filhos etc).

undefined

4º Momento:

Terminada a brincadeira, a professora e as crianças devem voltar à roda e discutir os papéis representados pelas crianças.

A professora pode dirigir perguntas às crianças baseadas no que ela pode observar durante o jogo do faz-de-conta.

Avaliação
Com essa aula é possível perceber quão segura e confiante encontra-se a criança nesse novo ambiente/escola.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosinete Lopes de Medeiros, CMEI- Maria Nilciene Mariz de Medeiros , Rio Grande do Norte - disse:
    rosinetelopes@bol.com.br

    15/07/2011

    Cinco estrelas

    1º quero parabenizar a colega profª, pela brilhante sugestão e dizer q fiquei muito feliz ao ler o passo a passo da aula, pois tive a oportunidade d vr q o trab o qual venho desenvolvendo com meus alunos no ambiente da sala de aula, de certa forma tem grande semelhança com a sugestão da colega, o q me deixou menos angustiada, digamos assim, pois estou sempre a refletir m perguntando se minha prática vem acontencendo de forma correta, digo isso pelo fato d está na função há 3 anos, cm mt orgulho


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.