19/10/2009
Maria de Fátima de Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Externalizar/representar através do desenho e do faz-de-conta a imagem que tem de seus pais;
Sintir-se confiantes e seguros na ausência dos pais, no novo ambiente/escola;
Fazer referência às ações do cotidiano de seus pais.
Conversar com as crianças sobre as pessoas que moram com elas em suas casas.
1º Momento: Conversa na roda
Neste momento, além das atividades rotineiras, como cantar, fazer a chamada, contar quantas crianças vieram e quantas faltaram, a professora deve mediar um dialogo com a turma quantoas pessoas que vivem em suas casas (quem e quantas) e o que elas fazem (suas profissões/ocupações).
Na roda inicial conversar com as crianças sobre as pessoas que moram nas suas casas e o que elas fazem:
· Quais as pessoas que moram na casa de vocês?
· O que elas fazem?
Quantas pessoas moram na sua casa?
· O que as pessoas da sua casa fazem é igual ao que faz a professora na sala de aula ou as outras pessoas que trabalham na escola?
O professor deverá ouvir as crianças e fazer as intervenções necessárias, possibilitando que as crianças entendam que as pessoas fazem coisas diferentes dependendo do ambiente em que trabalhem.
2º Momento
Após a conversa na roda, a professora deve propor às crianças que façam um registro, utilizando desenho e escrita, das pessoas que moram em sua casas. A professora deve fazer intervenção individualmente, para que as crianças reproduzam caracterísiticas bem peculiares a de seus pais e/ou pessoas que com quem elas vivem. Por exemplo, se o pai ou mãe da criança usa óculos ou algum outro objeto que possa distingui-lo(la) e identificá-lo(la). Nesta atividade é possível que o professor identifique se a criança já percebe a diferença entre desenho e escrita, embora suas hipóteses sobre a escrita ainda sejam bem elementares.
3º Momento
Terminada a atividade de mesa, as crianças podem ser estimuladas a brincar de imitar (faz-de-conta) o que o s pais fazem, em que trabalham etc.
Nesta atividade é possível perceber que representações as crianças têm de seus pais.
Como representam os papéis sociais e as ações das pessoas que moram em suas casas (pai, mãe, filhos etc).
4º Momento:
Terminada a brincadeira, a professora e as crianças devem voltar à roda e discutir os papéis representados pelas crianças.
A professora pode dirigir perguntas às crianças baseadas no que ela pode observar durante o jogo do faz-de-conta.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2011
Cinco estrelas1º quero parabenizar a colega profª, pela brilhante sugestão e dizer q fiquei muito feliz ao ler o passo a passo da aula, pois tive a oportunidade d vr q o trab o qual venho desenvolvendo com meus alunos no ambiente da sala de aula, de certa forma tem grande semelhança com a sugestão da colega, o q me deixou menos angustiada, digamos assim, pois estou sempre a refletir m perguntando se minha prática vem acontencendo de forma correta, digo isso pelo fato d está na função há 3 anos, cm mt orgulho