Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

 

02/10/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conhecer/resgatar a sua própria história de vida.
b) Respeitar a história de vida de cada integrante do grupo

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                 

Contação de história, dramatização, produção gráfica.

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

Primeiro Momento: Os/as alunos/as assistirão ao vídeo “Casos de Amor” disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19244/casosdeamor_2.swf


Casos de Amor

Segundo Momento: Os/as alunos/as deverão dramatizar suas histórias de vida a partir dos elementos que conhecem.

Tarefa de casa: Solicitar aos/as alunos/as que investiguem junto aos pais como eles se conheceram e em que circunstâncias os filhos nasceram, registrando todos os detalhes que julgarem importantes. Pedir ainda que tragam de casa algumas fotos que marquem diferentes momentos de suas vidas, tais como: nascimento, aniversários, outros eventos em casa e em outros espaços (de preferência na companhia de familiares). Professor/a certifique-se de que os pais ou familiares autorizam que as fotos poderão ser recortadas e coladas em atividade na sala. Caso não seja autorizado pelos pais, procure fazer cópia das fotos para atividade posterior.

Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

1º Momento: Assistir ao vídeo “Eu” do grupo Palavra Cantada, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E&feature=PlayList&p=03018CD2FA71AA9C&playnext=1&playnext_from=PL&index=43

EU

Refletir com os/as alunos/as o conteúdo do vídeo: sobre o que trata o vídeo? Que elementos da história de vida do personagem são abordados nessa música?

2º momento: Solicitar aos/as alunos/as que montem uma história em quadrinhos com as suas imagens. Orientar para que os/as alunos/as sigam uma ordem cronológica dos fatos e acontecimentos. Para cada imagem deverá haver uma escrita correspondente semelhante à história em quadrinhos. Para essa atividade serão necessários: cartolina, cola , tesoura, canetinha, lápis de cor.

3º momento: Cada aluno/a deverá apresentar sua produção contando a sua história.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação do/a professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre como tem lidado com as diferentes histórias de vida presentes na sua sala de aula.

Auto-avaliação dos/as alunos/as (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para a descoberta ou retomada sobre minha história de vida? Que sentimentos foram despertados em mim ao me deparar com elementos ainda não conhecidos da minha história de vida? Foi possível ouvir e respeitar a história de vida de meus/minhas colegas sem julgamento de valores ou críticas?

Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a: Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do/a aluno/a de entrar em contato com os próprios sentimentos e de respeitar os colegas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosane, colegio , Paraná - disse:
    rosaneborges3@hotmail.com

    24/09/2012

    Quatro estrelas

    ótimo!!!


  • cesar luiz oliveira viegas, Exército Brasileiro , Mato Grosso do Sul - disse:
    cesar_viegas@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Entendo que se trata de uma oportunidade bastante interessante para se estabelecer o contato entre os alunos e o professor, e também para realizar atividades voltadas à implementação de valores, que devem existir, tais como: respeito pela realidade do outro e reconhecimento das diferenças, dentre outros.


  • Nazaré Alves Lopes Diniz, Escola Estadual Osmundo Gonzaga Filho , Goiás - disse:
    nazald@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima oportunidade para que as crianças resgatem sua história de vida. Com esta pesquisa, muitos alunos descobrem que foram realmente amados e desejados por seus pais, sejam biológicos ou não. Excelente trabalho de resgate da auto estima. Assim como os adultos se emocionam ao ver fotos antigas, com certeza os alunos também ficam emocionados com esta viagem ao "passado" que desperta bons sentimentos e valoriza a família.


  • Leila Aparecida Rodrigues Machado, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - disse:
    leilaamachado@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As aulas sobre Minha história, Minha Vida é uma ótima sugestão, pois trabalha com a história da criança. Esse trabalho envolve os pais, alunos e professores. Resgata valores e sentimentos que muitas vezes estão adormecidos dentro de nós. A criança passa perceber que ela própria constrói a sua história.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.