Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo nas entrelinhas

 

27/10/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
  • perceber pressupostos e subentendidos em um texto;
  • fazer inferências.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • conhecer  o gênero discursivo Tiras.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso de tirinhas do Hagar e da Mafalda;
  • atividades em pequenos grupos em sala de aula.

 Aula 1

Atividade

Para se formar um leitor proficiente é de fundamental importância o trabalho com conhecimento prévio dos alunos, uma vez que esse conhecimento estabelece uma ponte entre aquilo que eles já sabem e os sentidos possíveis do texto para eles  em um determinado momento e em dadas condições de  interlocução. Durante a leitura, o leitor usa o conhecimento prévio ao realizar inferências, relacionar diferentes partes do texto e tirar conclusões. Portanto, para ser um leitor competente, o aluno deverá ser capaz de retirar do texto informações explícitas e implícitas. São as pistas linguísticas fornecidas pelo texto  que possibi litam o leitor   a ler nas entrelinhas.

Como a tividade de leitura,   o professor deverá entregar aos alunos cópias das tirinhas do Hagar ou levá-los ao laboratório de Informática para que acessem os sites  onde elas se encontram . Na sequência, deverá pedir aos estudantes que respondan às perguntas referentes a elas.

TIRINHA A

Disponível em:

http://framos.files.wordpress.com/2008/05/hagar.jpg

TIRINHA B

Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_dI0zVQRZT_8/RyIn7RsFVkI/AAAAAAAADT0/eZCo1Oe6UUQ/s400/hagar3.jpg

TIRINHA C

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_dI0zVQRZT_8/RyIn7BsFVjI/AAAAAAAADTs/K_DW5Gd5hiA/s400/hagar2.jpgc.

1. Sobre a tirinha A, responda:

a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do primeiro balão?

b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último balão?

c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de Hagar à pergunta que lhe foi feita e  o sistema capitalista?

d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para  dar sentido à tira?

Importante:

Professor, para a leitura da charge (a), o aluno precisará saber que o mundo vive (e sempre viveu) em guerras, porque um país quer comandar o outro. A relação que poderá ser estabelecida entre a resposta de Hagar e o capitalismo é que a violência social é gerada por esse sistema. Pode-se concluir, portanto, que sempre houve e sempre haverá a exploração de um ser humano por outro.

2. Obser ve a tirinha B do  Hagar  e responda:

a. Por que Hagar está d izendo ao filho que ele deve ser bastante  agressivo?

b. Qual é a idéia a respeito do casamento  e das mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?

c. Estas informações estão explícitas no texto?

2. Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.

a. A  resposta de Hagar (segundo balão do primeiro quadrinho) ao filho é possível? Por quê?

b. Qual é a idéia  que as mulheres fazem do casamento? Como você chegou a esta conclusão?

3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê? Explique.

4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.

Aula 2

Atividade

O professor deverá propor aos  alunos  que se reúnam em pequenos grupos e façam uma  interpretação por escrito das tirinhas da Mafalda, apresentadas abaixo, explicando quais são as informações  explícitas e implícitas, bem como as inferências que podem ser realizadas  a partir das pistas lingüísticas presentes nos textos.

TIRINHA D

Disponível em:

http://penna.files.wordpress.com/2007/09/mafalda3451.jpg

TIRINHA E

Disponível em:

http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/06/mafalda-brincando-de-governo.jpg

Importante:

Os conhecimentos prévios que os alunos precisam ter para ler as tirinhas da Mafalda: saber que a Mafalda é uma personagem das  tirinhas criadas pelo  autor argentino,  Quino. Nessas  tirinhas, o autor mostra o dia-a-dia de uma menina de sete anos que se recusa a aceitar o mundo como ele é. Momentos de muito humor pe rpas sados por uma aguda visão crítica da sociedade contemporânea, as tiri nhas da Mafalda continuam mais a tuais do que nunca, apesar de terem aparecido pela última vez ainda em 1973.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização de atividades escritas. Na interpretação das tirinhas, o professor deverá considerar o conhecimento prévio dos alunos para avaliá-los.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Doracineia Correa Dutra, IE ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO , Rio de Janeiro - disse:
    doracineia.dutra@ig.com.br

    31/10/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns! Achei a sua aula muito interessante. Farei algumas adaptações para trabakhar com estratégias de leitura no curso normal. Afinal, na arte de ser professor" nada se cria, tudo se copia ".


  • Alessandra, FAA , Rio de Janeiro - disse:
    leletras51@hotmail.com

    09/08/2011

    Cinco estrelas

    Olá! Adorei a abordagem feita sobre o assunto pois alunos adolescentes são difíceis de entender o que é fato e o que está implícito. As tirinhas e exercíocios estão nota 10!


  • ester gilda, Escola m Alvaro Faria Pereira , Minas Gerais - disse:
    estergilda@p3.com.br

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    Na minha opinião,como pedagoga,fazia tempo que eu naõ via algo tao exclarecedor,pois trabalhar com textos implícitos não é nada fãcil e com esta aula foi muito importante,me levando a refletir de trabalhar mais este tipo de genero textual,pois é o que o aluno mais erra nas provas externas.Agradeço de coração tamanha ajuda que me forneceu hoje.Parabens!


  • evelise, uepg , Paraná - disse:
    evelise2007@gmail.com

    22/04/2010

    Cinco estrelas

    Olá professora, sou professora de espanhol e gostei mto desta dica sobre a tirinha da mafalda, vou aplicar na minha turma, abraços


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.