30/09/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Com esta aula espera-se que as crianças:
- Desenvolva atitudes de ir as compras e escolher gêneros alimentícios;
- Construa noções de grandezas e medidas;
- Utilize em situações reais os textos escritos.
Para realização desta aula o professor deverá ter combinado com as crianças a realização de uma preparação culinária e feito, junto com elas, uma lista de compras. também deverá solicitar dos pais, uma quantia em dinheiro, para a realização das compras.
O professor deverá visitar antecipadamente um mercadinho de preferência tranquilo e perto da escola para assegurar-se que a visita a ele junto com as crianças não será tumultuada.
Primeiro momento: No dia marcado para a ida ao mercado, a professora conta o dinheiro junto com as crianças para saber de quanto o grupo dispõe para ir às compras. Depois de feitos os combinados e relido a lista, professor e alunos vão às compras.
Segundo momento: Chegando ao mercadinho a professora seguindo a lista vai dizendo os itens e pedindo as crianças para escolher os produtos. Neste momento percebe-se a preocupação das crianças em escolher legumes e verduras que lhes pareçam bons. As crianças também deverão ser orientadas a colocar no carrinho de compras somente a quantidade prevista na lista.
Terceiro momento: Depois de colocados todos os itens no carrinho é hora de ir ao caixa e nesse momento as crianças podem observar na máquina registradora o preço de cada produto e o valor total. No final, como as crianças já sabiam a quantia que o grupo dispunha para as compras, pose-se fazer questionamentos do tipo:
- Quanto tínhamos em dinheiro para fazer as compras?
- Quanto custou nossas compras?
- O dinheiro que temos é suficiente para pagar?
- Vai faltar dinheiro? Vai sobrar? Quanto?
Depois é hora de retornar a escola a armazenar os gêneros para a preparação da sopa no dia seguinte.
Com esta aula é possível observar e avaliar:
- A relação que a crianças estabelecem com o texto escrito, com noções de quantidade, valores e também se conseguem escolher e comprar gêneros alimentícios no supermercado.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/12/2010
Cinco estrelasachei ótima essa idéia e já trabalhei um pouco parecido com uma turma de aceleração só que com sucatas em sala de aula mesmo e até o dinheiro foi confeccionado por eles.
24/03/2010
Quatro estrelasInteressante a aula, gostaria de contribuir dizendo que também nesta visita ao mercado pode-se trabalhar com as crianças a importância de pedir a nota fiscal na hora de passar no caixa.