Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentos do afeto e da cultura: comprando gêneros no mercado.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula espera-se que as crianças:

- Desenvolva atitudes de ir as compras e escolher gêneros alimentícios; 

- Construa noções de grandezas e medidas;

- Utilize em situações reais os textos escritos.

Duração das atividades
esta aula terá duração de aproximadamente 2 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deverá ter combinado com as crianças a realização de uma preparação culinária e feito, junto com elas, uma lista de compras. também deverá solicitar dos pais, uma quantia em dinheiro, para a realização das compras.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá visitar antecipadamente um mercadinho de preferência tranquilo e perto da escola para assegurar-se que a visita a ele junto com as crianças não será tumultuada.

Primeiro momento: No dia marcado para a ida ao mercado, a professora conta o dinheiro junto com as crianças para saber de quanto o grupo dispõe para ir às compras. Depois de feitos os combinados e relido a lista, professor e alunos vão às compras.

Segundo momento: Chegando ao mercadinho a professora seguindo a lista vai dizendo os itens e pedindo as crianças para escolher os produtos. Neste momento percebe-se a preocupação das crianças em escolher legumes e verduras que lhes pareçam bons. As crianças também deverão ser orientadas a colocar no carrinho de compras somente a quantidade prevista na lista.

undefinedundefinedundefined

undefined

Terceiro momento: Depois de colocados todos os itens no carrinho é hora de ir ao caixa e nesse momento as crianças podem observar na máquina registradora o preço de cada produto e o valor total. No final, como as crianças já sabiam a quantia que o grupo dispunha para as compras, pose-se fazer questionamentos do tipo:

- Quanto tínhamos em dinheiro para fazer as compras?

- Quanto custou nossas compras?

- O dinheiro que temos é suficiente para pagar?

- Vai faltar dinheiro? Vai sobrar? Quanto?

undefined

Depois é hora de retornar a escola a armazenar os gêneros para a preparação da sopa no dia seguinte.

Recursos Complementares

Avaliação

Com esta aula é possível observar e avaliar:

- A relação que a crianças estabelecem com o texto escrito, com noções de quantidade, valores e também se conseguem escolher e comprar gêneros alimentícios no supermercado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • adma costa, E.E.Edna Maria Queiros da Silva. , Amapá - disse:
    admacoliveira@gmail.com

    13/12/2010

    Cinco estrelas

    achei ótima essa idéia e já trabalhei um pouco parecido com uma turma de aceleração só que com sucatas em sala de aula mesmo e até o dinheiro foi confeccionado por eles.


  • Silvia da Silva, ESC.MUN.ED.INFA CRIANCA FELIZ , Rio Grande do Sul - disse:
    silviasdww@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Interessante a aula, gostaria de contribuir dizendo que também nesta visita ao mercado pode-se trabalhar com as crianças a importância de pedir a nota fiscal na hora de passar no caixa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.