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Super-heróis: lendo (ouvindo) e produzindo diferentes gêneros textuais

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Ampliar o gosto pela leitura ;
2. Estabelecer relação entre texto e imagem;
3. Elaborar textos escritos a partir dos objetivos propostos, articulando e desenvolvendo suas idéias;
4. Trabalhar a habilidade de revisar o próprio texto;
5. Compreensão da disposição espacial dos textos no papel;

Duração das atividades
Aproximadamente 6 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Crianças que já se apropriaram da base alfabética , que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Começo apresentando uma dica que irá ajudar na organização deste trabalho. A proposta final é que as crianças criem seus próprios super-heróis, mas antes disso elas precisam demonstrar o que para elas é um super-herói e conhecer a origem destes mitos.

Primeira parte: O que as crianças consideram como sendo um SUPER-HERÓI?

Nesta etapa é interessante professor, começar conversando com os alunos, sobre o que eles consideram como sendo um herói e um super-herói. Estimule-os a discutir o que entendem com estas duas palavras, se para eles elas significam a mesma coisa, se são diferentes, como eles interpretam. É muito importante observar as impressões e comentários que as crianças farão diante das respostas dos colegas. Você pode apontar algumas sugestões. Os heróis que eles acreditam existem de verdade? São pessoas reais ou elas são inventadas? Onde este herói ou super-herói pode ser encontrado? No cinema, televisão, teatro, quadrinhos, livros, internet, desenhos animados, etc.
Nota: Professor, é fundamental que realize esta atividade com tempo, deixe as crianças falarem e tenha um papel somente de provocar as discussões.
E ouça atentamente para realizar uma avaliação consistente dos alunos.

Segunda parte: Conhecendo heróis mitológicos.
Professor, acredito que seja importante começar apresentando aos alunos a história da origem de super-heróis. Só pra ajudar, vou dar uma dica, mas deixarei alguns links de sites para que, se desejar, você possa aprofundar no tema e explicação a seus alunos.

Os seres humanos tem uma ligação importante com a idéia de “Super-herói” no processo de transmissão de sua história e linguagem. Os primeiros registros da história humana são através de desenhos, a chamada arte rupestre (pintura nas cavernas realizadas pelos povos antigos). Estes desenhos muitas vezes retratam grandes batalhas dos homens no mundo antigo. Através destes desenhos e das histórias contadas, o homem passava seu conhecimento as novas gerações. As grandes caçadas, as formas que o homem aprendia e sobrevivia no mundo antigo, eram contadas como grandes feitos e fizeram com que os homens antigos transformassem seus líderes em heróis. Com o passar do tempo, povos muito antigos como os egípcios e gregos, criaram histórias mitológicas*, grandes aventuras que envolviam os deuses e lendas em que os povos destas épocas acreditavam.

*Mitologia (do grego μυθολογία) é o estudo dos mitos (lendas e/ou histórias) de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia


• Agora deixo a sugestão de história mitológica para que, você professor(a) possa apresentar a sua turma, “Os doze trabalhos de Hércules”
Apresento duas versões diferentes para você escolher de acordo com o perfil de sua turma, uma é mais infantil, apresentada pelo Maurício de Souza, no site:
http://www.monica.com.br/index.htm
Clicar em “Quadrinhos”, depois clicar em “Histórias seriadas”, de depois clicar em “Os doze trabalhos da Mônica”.
Coloquei abaixo a versão escrita, mas o site também apresenta a versão em quadrinhos.

Os Doze Trabalhos da Mônica
Mitologia Grega: Um Mundo de Deuses e Heróis.

Todos os lugares do mundo têm suas lendas. Mas as da Grécia são especiais. Nos quatro cantos do planeta, não há quem n unca tenha ouvido falar da Mitologia Grega. As histórias desses deuses já viraram livros, filmes (de cinema e televisão), peças de teatro e histórias em quadrinhos, como Os 12 Trabalhos da Mônica, que você vai ler a seguir.
Apesar dessas histórias serem, às vezes, violentas, devemos lembrar que elas são apenas lendas, criadas e contadas através dos tempos.
Tudo começou com os Doze Titãs, filhos da Mãe-Terra. O líder deles era Urano, mas seu irmão mais novo, Crono, o matou e assumiu o posto. Porém, antes de morrer, Urano o amaldiçoou, dizendo que um de seus filhos lhe tomaria o trono. Com medo dessa profecia. Crono engoliu seus cinco primeiros filhos. No entanto, sua esposa, Reia, se escondeu quando estava esperando o sexto bebê. Assim, nasceu Zeus. Ele foi criado numa caverna por três ninfas chamadas Adrastéia, Io e Amaltéia.
Quando Zeus cresceu, a maldição de Urano tornou-se verdadeira. Com a ajuda de sua mãe e da titã Métis, ele fabricou um veneno e misturou-o à bebida de Crono. Então, Hades, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia, os cinco filhos que o tirano havia engolido, retornaram à vida e tomaram o poder, expulsando os Titãs. A partir dai, surgiram Os Novos Deuses.
Zeus foi coroado Rei. Todos moravam no Monte Olimpo, menos Hades, que tomava conta do Mundo Inferior. A vida no Olimpo era boa, com banquetes, festas e comemorações. Mas, algumas vezes, os deuses desciam à Terra para caminhar entre os mortais. Sempre governando com sabedoria, Zeus casou-se diversas vezes e teve vários filhos. Sua primeira mulher foi Métis, depois vieram Témis, Mnemósine, Eurínome e, finalmente, Hera. Isso sem contar as "aventuras" com outras belas deusas ou mesmo simples mortais.
Os Novos Deuses

No Olimpo, moravam vários deuses, mas apenas 12 eram considerados como os mais importantes. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles

• Zeus
• Hera
• Poseidon
• Deméter
• Héstia
• Hefesto
• Hermes
• Apolo
• Artémis
• Atena
• Ares
• Afrodite

Os Doze Trabalhos de Hércules

Numa de suas inúmeras conquistas amorosas, Zeus teve um filho com a mortal Alcmena. Logo que a criança nasceu, a ciumenta Hera, para se vingar do marido, colocou duas cobras no seu berço, mas o garoto, dono de uma força descomunal, as matou. Seu nome era Hércules e, quando cresceu, tornou-se um grande atleta.
Hércules era um verdadeiro herói e casou-se com Mégara, a filha do Rei Creonte, de Tebas. O casal teve muitos filhos, mas a malvada Hera o enfeitiçou e fez com que ele matasse a família inteira. Para corrigir seu erro e ficar com a alma em paz, Hércules serviu, por 12 anos, ao Rei Euristeu, de Titinto, na Argólia.
Primeiro Trabalho

O primeiro trabalho de Hércules foi matar e trazer a pele de um leão que estava devastando a região da Neméia. Nenhuma arma conseguia perfurar o animal, por isso, ele o atingiu com um pedaço de madeira e cortou a pele com as próprias garras da fera.
Segundo Trabalho

Depois, Hércules enfrentou a misteriosa Hidra. O monstro teve suas nove cabeças decepadas pela espada do herói.
Terceiro Trabalho


O terceiro trabalho foi apanhar a veloz corça Cerinéia e leva-la para Tirinto. O semideus pegou-a com uma rede, enquanto ela dormia.
Quarto Trabalho

Em seguida, Hércules capturou, com vida, um javali enorme que aterrorizava a Arcádia. Para isso, ele usou só a rede e uma corda.
Quinto Trabalho

O quinto trabalho seria limpar, em apenas um dia, os estábulos do Rei Áugias. Havia esterco por todo lado, e a única saída encontrada foi levantar uma barreira no rio Árgeu, desviando a água e lavando toda sujeira.
Sexto Trabalho

A próxima tarefa era livrar os pântanos em volta do lago Estínfalo de estranhos pássaros com bicos e penas de metal, que, as vezes, atacavam as pessoas. Então, a deusa Atena lhe deu um guizo (espécie de chocalho) de cobre, feito por Hefesto , para usá-lo como arma. O Príncipe do Poder subiu numa montanha e o agitou, produzindo um barulho tão grande, que as aves, apavoradas, fugiram.
Sétimo Trabalho

O sétimo trabalho foi apanhar um grande touro que vivia na ilha de Creta. Quando o encontrou, Hércules segurou a fera pelos chifres e derrubou-a no chão, amarrando suas patas e dominando-a.
Oitavo Trabalho

O próximo desafio era domar e levar para Titinto as quatro éguas carnívoras do Rei Diomedes, da Trácia. Elas estavam presas com correntes, mas usando um machado, Hércules as libertou e amarrou seus focinhos, cumprindo mais uma missão.
Nono Trabalho

A nona tarefa foi conseguir o cinto de ouro de Hipólita a Rainha das Amazonas. Ela ia lhe dar o objeto em troca de sua amizade, mas Hera espalhou o boato de que Hércules queria capturar Hipólita e leva-la consigo. Houve uma batalha e o herói acabou matando a Rainha para apanhar o cinto.
Décimo Trabalho

A próxima missão de Hércules era roubar as vacas de Geríon, Rei dos Tartéssios, um gigante de três cabeças e seis braços. Para isso, Hércules lançou uma flecha que atravessou as três cabeças do monstro, matando-o.
Décimo primeiro Trabalho

Seu décimo primeiro trabalho era trazer uma maçã da árvore das Hespérides, vigiada por um dragão. Hércules o matou e, em seguida pediu ajuda a Atlas, o titã que segurava o mundo nas costas. Eles trocaram de tarefas e, enquanto o semideus segurava o enorme peso. Atlas apanhou a fruta.
Décimo segundo Trabalho

A última missão seria capturar Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava o Mundo Inferior. Hades e Pérsefone (o rei e a rainha) disseram-lhe o seguinte: “Pode levá-lo, mas se conseguir matá-lo sem usar a espada, a lança ou as flechas”. Ele se aproximou do animal e jogou a pele do leão da Neméia sobre suas cabeças, sufocando-o.
Assim, Hércules cumpriu os doze trabalhos e se livrou da culpa de ter matado toda sua família.

Os Deuses vão a Roma

Para se ter uma idéia da importância dos deuses da Mitologia Grega, eles foram “adotados” também pelos romanos, mas com outros nomes. Vamos conhecê-los.

Crono = Saturno                          
Zeus = Júpiter
Hera= Juno
Poseidon = Netuno
Deméter= Ceres
Héstia= Véstia
Hefesto= Vulcano

Hermes = Mercúrio
Apolo = Apolo
Artémis = Diana
Atenas= Minerva
Ares= Marte
Afrodite= Vênus
Hades= Plutão

E até o herói mais conhecido do Olimpo mudou de nome. Hércules é como os romanos o chamavam, enquanto que na Grécia, era conhecido por Héracles.


• Esta outra versão apresentada pelo site: http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hercules/

Hércules foi um grande herói da Mitologia Grega. Filho de Zeus (deus dos deuses) e da mortal Alcmena, que era esposa de Anfitrião.
Segundo o mito, aproveitando o fato de Anfitrião estar ausente, em batalha, Zeus se caracterizou como ele, e se fez passar pelo mesmo. Ao retornar da batalha, Anfitrião descobriu a traição, e, irado construiu uma grande fogueira para queimar Alcmena viva. Zeus então, mandou nuvens de chuva para apagar o fogo, o que acabou fazendo com que Anfitrião aceitasse a situação. Hércules, portanto, nasceu do encontro de Zeus e Alcmena.
A deusa Hera, esposa de Zeus, enciumada pela traição, enviou duas serpentes para matar Hércules ainda no berço. Não teve exito, pois ainda bebê, Hércules estrangulou as serpentes com as próprias mãos.
Quando adulto, Hera provocou em Hércules um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. Essas tarefas são chamadas de “Os doze trabalhos de Hér cules”. São eles:
- Matar o leão de Neméia – Hércules o estrangulou.
- Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo – o monstro era a hidra de Lerna, que Hércules matou.
- Capturar a corça de Gerínia – Hércules a capturou viva, sendo que ela tinha chifres de ouro e pés de bronze.
- Acabar com um javali selvagem gigantesco – Hércules capturou vivo o javali de Erimanto.
- Limpar em um só dia o curral do rei Augeasos – Hércules limpou o estábulo que já não havia sido limpo nos últimos trinta anos, e no qual havia três mil bois.
- Acabar com as aves do lago Estinfale – Hércules matou as aves antropófagas dos pântanos com flechas envenenadas.
- Capturar um touro louco na ilha de Creta – Hércules capturou o touro vivo, apesar do mesmo lançar chamas pelas narinas.
- Eliminar as éguas do rei Trácia – Hércules capturou as éguas antropófagas de Diomedes, domando-as.
- Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita – Hércules conseguiu, após longas batalhas, obter o cinturão de Hipólita, rainha das guerreiras amazonas.
- Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha de Eritéia – Hércules capturou o rebanho de bois vermelhos, após ter matado Gerião, que tinha três corpos.
- Roubar as maçãs douradas das ninfas no jardim das Espérides – Hércules recuperou as três maçãs de ouro do jardim, por intermédio de Atlas.
- Capturar o cão de três cabeças Cérbero, guardião dos portões do inferno – Hércules capturou o cão, que além das três cabeças, tinha cauda de dragão e pescoço de serpente.
Ao realizar as doze tarefas, além de se redimir pela morte de sua esposa e de seus filhos, Hércules conquistou a imortalidade.
Casou-se com Dejanira, que sem querer lhe causou a morte. Na condição de imortal, Hércules foi transportado para o Olimpo, onde se casou com a deusa da juventude, Hebe.
• Nesta fase, observe como seus alunos ouvem a história, é interessante que você leia para eles e ao final abra a discussão esclarecendo as dúvidas que surgirem.

No caso de textos mitológicos, alguns termos podem demandar uma maior compreensão, você pode explicar aos alunos, pedir a eles que procurem no dicionário ,pesquisem na biblioteca da escola ou em casa .

Terceira parte: Criando o próprio Super-herói.

Tendo em mente a idéia do que é um super-herói, a criança pode ser instigada a imaginar seu próprio super-herói.
Apresente a elas alguns elementos que elas precisam ter em mente, pois todo super-herói precisa:

• Nome;
• Uma origem (algumas vezes dramática)
• Super-poder ou super-poderes;
• Local em que o super-herói vive e realiza suas ações;
• Se ele será engraçado ou sombrio;
• Bonzinho ou anti-herói (algumas vezes faz coisas ruins)
• Aparência física (alto, baixo, gordo, magro)
• Como será seu uniforme;
• Se ele terá uma identidade secreta;
• Ele possui parceiros ou trabalho sozinho?
• Quem é e como é o vilão da história? Afinal onde existe um super-herói existe um super-vilão.

Como seus alunos apresentarão estes heróis?

Você pode propor que as crianças façam desenhos, apresentando oralmente um a um seu trabalho, propor aos seus alunos realizar o registro do seu herói através dos quadrinhos, em forma de um texto épico, criando seu próprio mito, dependendo do recurso disponível, pode ser feito um vídeo, uma poesia, etc.
Você pode direcionar o trabalho de seu aluno ou deixar que eles escolham livremente até mesmo de formas diferentes uns dos outros.

Indo além da proposta...
Quem sabe você pode ajudar seus alunos a organizarem uma peça de teatro, eles podem criar também os vilões e fazer uma dramatização para a escola!

Recursos Complementares

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hercules/- site com texto épico
http://www.monica.com.br/index.htm - Site com versão infantil do épico

Avaliação

Primeira parte: O que as crianças consideram como sendo um SUPER-HERÓI?
Professor(a), nesta etapa você precisa ouvir atentamente as considerações que as crianças farão. Observar a opinião dos colegas e se elas respeitam e são capazes de refletir diante das informações e considerações das demais crianças da turma. Perceber se elas mantém a discussão dentro do tema proposto.

Segunda parte: Conhecendo heróis mitológicos.
Nesta você pode perceber a capacidade das crianças em ouvir atentamente a leitura realizada pelo professor ; Identifique nas discussões e produções se as crianças demonstram conhecimentos prévios sobre esta história mitológica, compreendendo
o conceito e até mesmo apresentando outras lendas que conheçam.
Terceira parte: Criando o próprio Super-herói.
Agora professor(a), é hora de observar itens referentes a produção de texto, além da ortografia, coerência e coesão do texto, observe se a criança está atenta a todos os itens necessários para criar seu super-herói e se a escolha da criança foi adequada ao seu texto ( quadrinhos, fábula, lenda, etc.)

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • mireille, E.M.Major Francisco Faustino Dias , Mato Grosso do Sul - disse:
    mireillequeiroz@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ameiiiiiii..... Que trabalho maravilhoso!!!! Parabéns!!!!


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