Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TUM, TUM, BATE, BATE CORAÇÃO... Visita ao Museu de Biociências

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender como se comportar dentro de um museu, atentando para as explicações do professor ou guia.
  • Apreciar um coração humano.
Duração das atividades
2 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1.     O que é um museu?

2.       Para que serve?

3.       Como se comportar?

Estratégias e recursos da aula

1º momento - Ver e ouvir para entender

Organize com antecedência o passeio procurando entrar em contato com um museu da universidade para marcar a visita. Construa com as crianças perguntas para serem feitas durante a visita:

  • Para que serve o coração?
  • Como o coração faz para levar o sangue até os pulmões e outras partes do corpo?
  • Como se faz para conservar o caração no museu ou laboratório?

Estabeleça regras com o grupo de como se comportar dentro do museu. Combine com a direção da escola e os pais a forma de levar as crianças.

OBSERVAÇÃO

Caso a cidade não possua museu ou universidade realize uma pesquisa na internet de museus que disponhõe mostras de partes do corpo humano.

2º momento - Registrar para lembrar

Após a visita ao  propor a construção de um texto coletivo. Como sugestão segue uma possibilidade de iniciar o diálogo com as crianças.
  1. O que nós vimos no museu?
  2. Como era o coração?
  3. O coração que nós vimos é parecido o que a gente observa nos livros, filmes, desenhos e propagandas?
  4. O coração humano é parecido com o de outros animais?

 

Fonte: Relatório do Trabalho Pedagógico - NEI/UFRN - 2005. 

Em outro momento proponha uma atividade individual como registro da visita. Segue uma sugestão de como organizar a atividade:

undefined

Avaliação
  1. Analisar o nível de compreensão e informação que construíram durante o estudo do coração.
  2. Identificar as noções mais significativas que as crianças adquiriram durante o estudo do tema coração.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MARJORIE LEAO RAGO, ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO AZEVEDO , Minas Gerais - dijo:
    marjorierago@gmail.com

    03/05/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Este projeto de aula é interessante porque mostra para as crianças como se comportar e explorar um ambiente novo. As crianças já chegam ao museu com questões formuladas por elas com a orientação da professora, possibilitando a ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do próprio corpo. Puderam comparar a forma real do coração com que é representado na sociedade como em filmes, desenhos e na mídia. Observaram, aprenderam e comprovaram as questões feitas.


  • Charlene Cezar, Charlene Cezar , Rio Grande do Norte - dijo:
    chacezar@hotmail.com

    26/04/2010

    Cinco estrelas

    Boa aula!!! A professora trabalhou bem as etapas de cada momento da aula. Com certeza as crianças amaram a aula!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.