Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trocando letras das palavras

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer rimas de palavras.
• Observar e analisar palavras com grafias parecidas.

Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Reconhecimento de palavras.
• Histórias em quadrinho e poemas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Caro professor, inicie a aula com a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Aproveite para fazer a leitura junto com o grupo e observar outros aspectos da história e desse gênero textual.

Professor peça para que os alunos identifiquem na história as palavras que estão com letras trocadas e depois proponha que escrevam a palavra corretamente.
Aproveite para conversar com o grupo sobre as diferenças existentes entre oralidade e escrita. Ou seja, como, muitas vezes pronunciamos as palavras de um jeito e na hora DE ESCREVÊ-LAS, nem sempre a letra corresponde ao som. Dê alguns exemplos e peça que o grupo dê outros. A palavra tomate (ao final pronunciamos “I” e escrevemos com “E”, a palavra bolo, pronunciamos “U” e escrevemos com “O”). O grupo pode fazer uma tabela coletiva semelhante ao modelo abaixo, com colunas denominadas: como falamos e como escrevemos, por exemplo.

Atividade 2

Distribua cópias do poema “Letra mágica” para os alunos e façam a leitura.

Discussão com a turma: Vocês perceberam que quando trocamos uma letra, a palavra muda de significado? Prestem atenção nos sons das palavras. Quais palavras foram modificadas?No texto “Letra Mágica” tem algumas palavras que rimam, quais são? Marque com lápis colorido, da mesma cor, cada par de palavras que rimam.

Professor explique aos alunos a diferença dos dois textos com relação à escrita das palavras, ou seja:
No texto da Turma da Mônica o personagem Cascão troca a letra r por l, tornando a palavra errada.

É melhor propor que os alunos observem e cheguem às conclusões necessárias. O professor poderá auxiliar, caso seja preciso.

Dica: Muitas vezes, melhor do que “explicar” é fazer perguntas que levem as crianças a observar e chegar às conclusões desejáveis.

Dica:
Você encontrará jogos (com o objetivo de usar as letras disponíveis para formar palavras, quanto mais palavras mais pontos) no site: http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp

Professor realize as seguintes atividades.

               MESMAS LETRAS- PALAVRAS DIFERENTES

1- O QUE HÁ DE COMUM ENTRE AS PALAVRAS ABAIXO?

                           RISCO                RICOS

__________________________________________________________________

           MUDANDO APENAS UMA LETRA- PALAVRAS DIFERENTES

2- VAMOS MODIFICAR AS PALAVRAS? VOCÊ PODERÁ MUDAR APENAS UMA LETRA.

CABELO SE TRANSFORMARIA EM ? _______________ (CAMELO)

COELHO SE TRANSFORMARIA EM? _______________ (JOELHO)

MALA SE TRANSFORMARIA EM? __________________(BALA)

                                         RIMAS

                                 CAÇA PALAVRAS

3- PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA ELEFANTE:

(CHOCANTE, AMACIANTE, ATACANTE, FABRICANTE, VOLANTE, BARBANTE, COLORANTE, ESTANTE)


4- MODIFIQUE A PALAVRA TROCANDO APENAS A PRIMEIRA LETRA.

                                       RUA

__________________________________________________________

__________________________________________________________


                                       TIA

__________________________________________________________

__________________________________________________________


                                       PATA

__________________________________________________________

__________________________________________________________

Links:

Historia em quadrinho: www.monica.com.br

Ilustrações:

Gato: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/bob3.gif

Elefante: http://www.colorirgratis.com/imatjes/pequeno-elefante-feliz-com-sua-roupa-e-sentado-no-chao_4a5eeb5c8e20d-p.gif

Rato: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/rato.jpg

Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças compreenderam que uma letra faz diferença no sentido da palavra. Deverá também verificar se as crianças ficaram mais atentas à grafia de palavras parecidas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 5/10 - 50%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • karolaine, sesiescola , Mato Grosso - disse:
    karolaine@hotmail.com

    29/04/2013

    Três estrelas

    esse site e d+ coloque + historias em quadrinhos


  • rosely.fernandes, alfabetizaç]ao de jovens e adultos , São Paulo - disse:
    rosely.fernandes66@gmail.com

    04/07/2011

    Cinco estrelas

    parabens peloseu trabalho me ajudou muito continue assim


  • luzilene lacerda lima da silva, EM DR HELIO M F GALVAO ENS 1 GRAU , Rio Grande do Norte - disse:
    luzilenelacerda2009@hotmail.com

    29/03/2011

    Quatro estrelas

    Esta aula esta otima ,para alunos em inicio de alfabetização


  • Luciana Russi Maliszeski, E.E.B. Hercilio Deeke , Santa Catarina - disse:
    luciana.maliszeski@gmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula muito boa mesmo. Vou utilizar e agradeço de coração. Só queria deixar uma consideração. Peço que me desculpe se chatea-la, mas quem fala elado é o Cebolinha e não o Cascão. Beijos, desejos de sucesso.


  • Eltiene Arauio Mota de Souza, E.M.ROTARY , Rio Grande do Norte - disse:
    etienesouza@uol.com.br

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    QUEROPARABENIZAR A PROFESSORAELAINECRISTIAEN PELA EXCELÊNTE SUGESTÃO DADA PARA SE TRABALHAR DEFERENTES PORTADORES TEXTUAIS; AQUI FOI USADO A HISTORIA EM QUADRINHO E POESIA,FAZENDO USODE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA SE TRABALHAR A ESCRITA DE PALAVRAS.PARABENS ! OBRIGADA PELA SUGESTÃO.


  • irinete egert anderatta, EEPEF ANTONIO COSELHEIRO , Espírito Santo - disse:
    irineteegert@yahoo.com

    18/06/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DESSA ATIVIDADE.VAI ME AJUDAR NOS MEUS PLANEJAMENTOS.


  • wagner matias, secretaria de educação Escola Antonio João , Amapá - disse:
    wagnerurm@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, o ponto forte de sua aula, a priori, é o fator, aprender brincando, fazendo com que o aluno se sinta em um ambiente agradável e ele mesmo busque o conhecimento(Interesse próprio). Assim como as demais atividades que se utilizam de descobertas.(Vistas nos objetos de aprendizagem.


  • Eliane, Pref. Brumadinho , Minas Gerais - disse:
    lifeeline@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!Sua aula está maravilhosa. Quadrinhos é tudo de bom. As ilustrações são bem bacanas e isso motiva mais o aluno a fazer as atividades!! Beijos amiga!


  • Gislene Silva Dutra, Escola Municipal Padre Xisto , Minas Gerais - disse:
    gislenedutra@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a sugestão


  • Izabel Maria da Silva mudesto, Escola Municipal Padre Henrique de Morais , Minas Gerais - disse:
    izamari2000@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito interessante e atrativa pois, leva o aluno a perceber o erro através de uma atividade bem lúdica.Os alunos em geral, amam ler, discutir e efetuar atividades em que tenha quadrinhos, caça-palavras, etc.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.