Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REESCRITA DE HISTÓRIAS INFANTIS

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Avancem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil e aprendam as características formais relativas à sua escrita, tais como: o modo de iniciá-la (normalmente, usa-se “era uma vez...” ),  sua estrutura textual (início, meio e fim), etc.

·         Reflitam sobre as convenções gráficas do sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.

Duração das atividades
2 ou 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reconhecimento da direção utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo)
  • Domínio da base alfabética;
Estratégias e recursos da aula

Essa atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos avançarem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil. Propomos que as crianças reescrevam, de forma coletiva, uma história que já conheçam. Dessa forma, uma vez que já dominam o conteúdo da história, poderão focar atenção na forma como deverão escrevê-la.

            A título de exemplo, sugerimos, aqui, o trabalho com a história do Chapeuzinho Vermelho, pois é uma história conhecida por muitas crianças. Porém, se a sua turma conhecer outra história, o trabalho poderá ser desenvolvido com ela.          

Atividade 1: Leitura de uma história já conhecida pelas crianças

            Professor, antes de ler a história para as crianças chame atenção para o fato de ela ter um título e discuta com a turma sua função. Depois de lida, peça às crianças que a recontem oralmente. Você também pode fazer perguntas como: Quem são os personagens da história?  Onde ela ocorreu? O que houve no início? E no meio? E no final?

Atividade 2: Reescrita do texto a partir das gravuras

            Obs: Utilizamos, aqui, uma sequência de gravuras para auxiliar as crianças na reescrita do conto. Outra possibilidade é reescrever, coletivamente, sem as gravuras. Durante a reescrita, reflita com as crianças sobre a melhor forma de escrever a história e sobre a o fato de, ao contrário de quando falamos, as palavras serem escritas com um espaço em branco entre elas. É importante também discutir com as crianças sobre a função de cada sinal de pontuação que for necessário empregar.

            A reescrita da história pode ser feita durante vários dias. Não há necessidade de terminar em uma única aula (pode ficar cansativo para as crianças). Quando o professor for retomar a escrita da história em outro dia, é necessário que, primeiro, leia para a turma o que já escreveram.

                                  ______________________________________________________

                                                            (TÍTULO)

                                            undefined

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                             undefined

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________ ________________________________



                                               undefined


___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                                undefined

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                                    undefined

__________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                                   undefined  

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

Imagens retiradas do site: http://proportoseguro.blogspot.com/2009/05/chapeuzinho-vermelho-para-ler-e-pintar.html

Atividade 3: Leitura da reescrita da história

            Professor, depois de escrever a história com os alunos, leia para a turma o texto final e peça para que verifiquem se escreverem toda a história e se não esqueceram de nada. É importante explicar, nesse momento, que sempre quando terminamos de escrever um texto, devemos revisá-lo com o objetivo de verificar se todas as informações foram escritas, se a linguagem está adequada, etc.

Avaliação

Avaliação:

Os alunos deverão, ao final da atividade, ter avançado na compreensão da forma como se estrutura uma história infantil e no entendimento das convenções gráficas de nosso sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pedro Edinaldo Diniz de Barros, Secretaria Municipal de Educação , São Paulo - disse:
    pedrobarrosobr1966@r7.com

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, fácil de trabalhar com os educando.


  • raiane kaline pereira marques , atividade , Paraíba - disse:
    raianekaline@gmail.com

    24/04/2012

    Cinco estrelas

    bom


  • Silvia Mara Toste Garcia, Prefeitura de São Paulo , São Paulo - disse:
    senhoragarcia@yahoo.com

    12/09/2011

    Cinco estrelas

    A atividade está ótima, com objetivos claros e um desenrolar que ajuda o aluno a desenvolvê-la com prazer pois tem as figura que eles tanto gostam.


  • Ivaneia Mria de Lima, Prefeitura municipal de Ipojuca , Pernambuco - disse:
    ivaneialima36@gmail.com

    26/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a ideia de reescrita, irei ultilizar com meus alunos


  • Claudia Regina Moreira, EMEF M.de Lourdes Batista , São Paulo - disse:
    claudiare67@hotmail.com

    11/07/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua sugestão para reescrita de texto, trabalhar com sequência de fatos e figuras estimula os alunos e faz com que eles aprendam as características formais relativas à sua escrita.


  • Marcia Maria A. Nunes, Particular , Goiás - disse:
    ia.nunes@hotmail.com

    21/06/2010

    Quatro estrelas

    Olá, estou passando por aqui para aprender com voces essa maneira inteligente de agradar as crianças, enquanto fazemos com que aprendam muito mais. Estou pesquisando, e agradeço a disponibilidade de voces...


  • maria aparecida dos santos, ESC.IOLANDA PIRES , Bahia - disse:
    kidd_prof@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua proposta de reescrita é ótima, pois as gravuras servem também como apoio a memória das crianças no trabalho de produção textual, essa atividade é muito enriquecedora pois possibilita o contato com o gênero narrativo muito presente na vivência das crianças, servindo de base para produção e acesso a outros gêneros literários . Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.