19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
· Avancem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil e aprendam as características formais relativas à sua escrita, tais como: o modo de iniciá-la (normalmente, usa-se “era uma vez...” ), sua estrutura textual (início, meio e fim), etc.
· Reflitam sobre as convenções gráficas do sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.
Essa atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos avançarem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil. Propomos que as crianças reescrevam, de forma coletiva, uma história que já conheçam. Dessa forma, uma vez que já dominam o conteúdo da história, poderão focar atenção na forma como deverão escrevê-la.
A título de exemplo, sugerimos, aqui, o trabalho com a história do Chapeuzinho Vermelho, pois é uma história conhecida por muitas crianças. Porém, se a sua turma conhecer outra história, o trabalho poderá ser desenvolvido com ela.
Atividade 1: Leitura de uma história já conhecida pelas crianças
Professor, antes de ler a história para as crianças chame atenção para o fato de ela ter um título e discuta com a turma sua função. Depois de lida, peça às crianças que a recontem oralmente. Você também pode fazer perguntas como: Quem são os personagens da história? Onde ela ocorreu? O que houve no início? E no meio? E no final?
Atividade 2: Reescrita do texto a partir das gravuras
Obs: Utilizamos, aqui, uma sequência de gravuras para auxiliar as crianças na reescrita do conto. Outra possibilidade é reescrever, coletivamente, sem as gravuras. Durante a reescrita, reflita com as crianças sobre a melhor forma de escrever a história e sobre a o fato de, ao contrário de quando falamos, as palavras serem escritas com um espaço em branco entre elas. É importante também discutir com as crianças sobre a função de cada sinal de pontuação que for necessário empregar.
A reescrita da história pode ser feita durante vários dias. Não há necessidade de terminar em uma única aula (pode ficar cansativo para as crianças). Quando o professor for retomar a escrita da história em outro dia, é necessário que, primeiro, leia para a turma o que já escreveram.
______________________________________________________
(TÍTULO)
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________ ________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
Imagens retiradas do site: http://proportoseguro.blogspot.com/2009/05/chapeuzinho-vermelho-para-ler-e-pintar.html
Atividade 3: Leitura da reescrita da história
Professor, depois de escrever a história com os alunos, leia para a turma o texto final e peça para que verifiquem se escreverem toda a história e se não esqueceram de nada. É importante explicar, nesse momento, que sempre quando terminamos de escrever um texto, devemos revisá-lo com o objetivo de verificar se todas as informações foram escritas, se a linguagem está adequada, etc.
Avaliação:
Os alunos deverão, ao final da atividade, ter avançado na compreensão da forma como se estrutura uma história infantil e no entendimento das convenções gráficas de nosso sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/05/2013
Cinco estrelasMuito bom, fácil de trabalhar com os educando.
24/04/2012
Cinco estrelasbom
12/09/2011
Cinco estrelasA atividade está ótima, com objetivos claros e um desenrolar que ajuda o aluno a desenvolvê-la com prazer pois tem as figura que eles tanto gostam.
26/06/2011
Cinco estrelasMuito boa a ideia de reescrita, irei ultilizar com meus alunos
11/07/2010
Quatro estrelasAdorei sua sugestão para reescrita de texto, trabalhar com sequência de fatos e figuras estimula os alunos e faz com que eles aprendam as características formais relativas à sua escrita.
21/06/2010
Quatro estrelasOlá, estou passando por aqui para aprender com voces essa maneira inteligente de agradar as crianças, enquanto fazemos com que aprendam muito mais. Estou pesquisando, e agradeço a disponibilidade de voces...
24/03/2010
Cinco estrelasSua proposta de reescrita é ótima, pois as gravuras servem também como apoio a memória das crianças no trabalho de produção textual, essa atividade é muito enriquecedora pois possibilita o contato com o gênero narrativo muito presente na vivência das crianças, servindo de base para produção e acesso a outros gêneros literários . Parabéns.