Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A prática da leitura oral

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Vilma Aparecida Gomes, Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos: entonação, dicção, pontuação correta e fluência.

Desinibir– se para a prática de leitura em público.

Ler diferentes gêneros textuais em prosa.

Exercitar a escuta.

Usar a internet para pesquisar diferentes gêneros textuais.

Preparar um texto para leitura em público.

Desenvolver o interesse pela leitura de diferentes textos em prosa.

Aprender a postura adequada para apresentação da leitura oral em público.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos, aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos a experiência de leitura oral de textos trabalhados nas aulas Língua Portuguesa, principalmente; saber utilizar a internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Textos xerocados

Laboratório de Informática

Aula 1

1º momento

Laboratório de Informática

Os alunos pesquisam no dicionário o significado de entonação, dicção e fluência e anotam no caderno. Ainda no Laboratório de Informática, eles assistem a vídeos dos jornais falados de diferentes emissoras de TV.

Vídeos Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=BLyDHzGq3Dw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oBbg2zqxb2A&NR=1

A partir de um roteiro preparado pelo professor, eles ouvem e observam o/a locutor/a falando, para marcar a alternativa que melhor corresponde aos aspectos:

Entonação

(   ) Tom de voz firme, elevan do e descendo a voz, fazendo pausas, facilitando o

       entendimento do texto.

(   ) Tom de voz inexpressivo; o texto é falado sem pausas.

Dicção

(   ) A pronúncia das palavras não é de fácil compreensão.

(   ) As palavras e frases são ditas de forma clara e compreensível.  

 Fluência

(   ) O/a locutor/a fala de maneira espontânea/natural e diz o texto com facilidade, sem

       gaguejar.

(   ) O/a locutor/a fica “preso/a” ao texto, apresentando dificuldade ao expressar as palavras e frases.  

Postura

(   ) O/a locutor/a se apresenta de forma ereta, mas de maneira descontraída, “solta”.

(   ) O/a locutor/a está em posição curva, olhando o tempo todo para o texto. 

Aula 2

1º momento

Discussão das respostas dadas ao roteiro, comentando-as e explorando os recursos usados para se falar um texto na TV. 

O professor faz um levantamento dos alunos que freqüentam igrejas ou templos ou outros lugares em que possam observar a leitura das pessoas para um público. Pede que anotem suas observações de acordo com o roteiro acima.

2º momento – Laboratório de Informática
Em grupo, o professor orienta-os a acessar os links abaixo, que explicam como deve se comportar uma pessoa diante a um público:

http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2

http://www.youtube.com/watch?v=LgJYjUWDYfk&feature=related

Aula 3

1º momento

Os alunos apresentam suas anotações para a turma, explicando e avaliando o que viram e ouviram da pesquisa feita segundo as orientações da aula 2, 2º momento. Eles comparam os dados da pesquisa com o que assistiram nos vídeos, comentando se as pessoas que ouviram, nos lugares onde observaram a leitura, se comportaram de acordo com o que foi explicado nos vídeos. 

2º momento

O professor orienta os alunos que selecionem, e levem para a aula seguinte, textos em prosa, de acordo com seu interesse por determinado tema, para serem lidos oralmente em sala de aula. O texto deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 40, o qual pode ter sido produzido pelo próprio aluno ou por um/a colega, ou, ainda, retirado da internet, de jornais, revistas, livros impressos, com exceção dos textos de livros didáticos do ano em curso.

Aulas 3, 4, 5, 6 aproximadamente

1° momento

 Preparação da Leitura Oral

Atividade em grupo, a qual pode ser realizada no pátio, anfiteatro ou na quadra de esporte da escola

Os alunos se agrupam em 2 ou três elementos e fazem a preparação da leitura em voz alta para o colega, sob a orientação do professor, exercitando os aspectos aprendidos, como: boa dicção, entonação, fluência e bom tom de voz de maneira que o público compreenda o que está sendo lido. Para a realização da leitura o aluno deve ficar de pé em postura adequada para se apresentar. A preparação deve continuar sendo feita em casa.

2º momento

Apresentação da Leitura Oral 

Depois de preparados para a leitura em público, os alunos são levados para o anfiteatro, ou outro lugar adequado da escola, que seja amplo, e, em um púlpito, procedem à leitura oral dos textos escolhidos. Se houver possibilidade, o professor providencia com antecedência um aparelho de som e um microfone para que a leitura possa ser ouvida pelos presentes. Para atender a participação de todos, 5 alunos leem em cada aula. A atividade é filmada para que, posteriormente, a turma assista e avalie seu desempenho.

Obs.: Esta atividade pode ser apresentada para outras turmas. A partir desse trabalho, sob a orientação do professor, os alunos podem também produzir o Jornal Falado da Escola, que gravado em vídeo e publicados na página da internet da escola para ser acessado pela comunidade escolar. 

Recursos Complementares

Sugestões de atividades de leitura oral:

www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1212

Avaliação

Para avaliar a atividade, além do vídeo por meio do qual se pode avaliar o desempenho do aluno, forma-se uma banca constituída de cinco alunos mais o professor (ou outros educadores da escola), que observam se os critérios estabelecidos, quais sejam: boa dicção, entonação, fluência e bom tom de voz e a postura adequada foram atendidos. Ao final, professor e banca apresentam suas considerações sobre a leitura do aluno. Neste momento, os alunos ouvintes são avaliados quanto ao exercício da escuta. A avaliação pode ser feita quantitativamente, a partir dos critérios acima estabelecidos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.