Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

 

24/09/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

1º momento:

A) Exibir o vídeo
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8

Boas Maneiras

B) Explorar o vídeo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do vídeo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças? 3) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula? 4) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?

C) O/a professor/a deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.

D) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.

E) O/a professor/a ou os/as próprios/as alunos/as deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos/as alunos/as. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.

F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.

G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.

H) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.

I) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.

Tarefa de casa do/a professor/a:
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.


Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

1º momento: retomar com os/as alunos as frases construídas por eles na aula anterior.

2º Momento: Propor a atividade de cruzadinha (Professor/a, você poderá basear-se na atividade citada abaixo):

Tarefa de sala:

Alunos e alunas, na última aula conversarmos sobre o que facilita e o que prejudica uma boa convivência em grupo. Agora, que tal se vocês respondessem algumas perguntas para completar uma cruzadinha?

1)Um aluno educado deverá ---------------- a professora quando ela fala.
2) Quando uma criança recebe um elogio ela precisa -----------------.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste você deve conversar com ele e -------------.
4) Toda criança deve -------------- de seus amigos.
5) Um amigo sempre--------------- o outro.
E S C U T A R
A G R A D E C E R
P E R D O A R
G O S T A R
P R O T E G E

1)Se você -------- no colega ele fica muito triste
2)Quando você ---------- seus colegas eles deixam de ser seus amigos
3)Não resolvemos problemas através de ----------------------
4)Uma criança educada não deve ------------- seus colegas de nomes feios
5)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode ----------------- sua aprendizagem
6) Se você falar muito alto ou gritar na sala você poderá------------------- seus colegas e professora

B A T E R
M A L T R A T A
B R I G A S
X I N G A R
P R E J U D I C A R
I N C O M O D A R

Fotos ilustr ativas:

Liliane a lunos

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Fonte: acervo pessoal da autora

Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

1º momento: Assistir ao Vídeo Convivência, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw

Convivência

2º momento: Explorar o vídeo com as crianças: qual é o tema do vídeo? Do que o vídeo trata? O que os pássaros estavam fazendo? Qual a reação dos pássaros menores quando o pássaro maior se comunicou com eles? O que aconteceu depois disso? O que vocês acharam da atitude dos pássaros menores?

3º momento: Solicitar aos/as alunos/as que imaginem que o pássaro grande é o/a professor/a e os demais pássaros são os/as alunos/as. Dividir o grupo em dois sub-grupos:

Grupo A: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que o/a professor/a tenha vivido e que sejam semelhantes ao que o pássaro grande viveu no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
Grupo B: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que os/as alunos/as tenham vivido semelhantes ao que os pássaros pequenos experimentaram no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.

4º momento: Cada grupo apresentará a sua produção e em seguida o/a professor/a deverá propor busca de estratégias mais harmoniosas para uma boa convivência em grupo.

Recursos Complementares

Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8

Vídeo: Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw

Avaliação

Avaliação do/da professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre a maneira com que tem lidado com as regras de convivência em sala de aula. Deverá observar se tem respeitado a expressão dos/das alunos/as quando questionam situações relacionadas aos colegas e até mesmo aos/as professores/as;
Auto-avaliação dos/das alunos/alunas (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha convivência em grupo? Tenho respeitado as idéias expressas pelos/as colegas e professores/as na convivência em grupo?
Avaliação dos/das alunos/alunas pelo/pela professor/a: Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do/da aluno/da de identificar e modificar suas posturas em diferentes situações em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 27 classificações

  • Cinco estrelas 20/27 - 74.07%
  • Quatro estrelas 6/27 - 22.22%
  • Três estrelas 0/27 - 0%
  • Duas estrelas 0/27 - 0%
  • Uma estrela 1/27 - 3.7%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcelani Neves da Silveira, Esc. Mul. Miguel Arraesde Alencar , Amazonas - disse:
    marcelani.neves@hotmail.com

    03/02/2014

    Cinco estrelas

    Amei as sugestões, tenho certeza q a aplicabilidade irá produzir mudanças de postura nos meus adolescentes! Adolescentes buscam sua identidade social. Nós, educadores, somos uma referência forte na vida de cada um e cada uma!


  • Luzia, Escola Municipal A. de Moradores do Rio do Meio. , Bahia - disse:
    santanalu2011@hotmail.com

    03/07/2013

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito atrativa, fazendo com que os alunos interagissem. Maravilhosa!


  • ANA LUCIA TAVARES, SEMED , Maranhão - disse:
    FENIX_RENASCER@HOTMAIL.COM

    13/05/2013

    Cinco estrelas

    MUITO BOM,ESTE PROJETO ,VEM DE AENCONTRO AQUILO QUE EU ESTAVA POCURANDO PARA MEUS ALUNOS DA ESCOLA VIRGILIO FRANCO, VAMOS APLICAR E COM CERTEZA SERÁ UM SUCESSO. OBRIGADA!


  • francisca, SEMED , Mato Grosso do Sul - disse:
    franlc@bol.com.br

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    super necessario trabalhar valores se desejamos seres humanos mais humanizados


  • vera regina michelon maciel, E.E.E.m Padre Pacifico , Rio Grande do Sul - disse:
    verareginamichelon@gmail.com

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas propostas .Vou aplicar com meus alunos.


  • Leopoldo de Carvalho, Angola - disse:
    leopoldo.carvalho2@hotmail.com

    07/11/2012

    Cinco estrelas

    está tudo bem, gostei das aulas


  • Elizabeth Amaral Campos Silva, E.M.Geraldo Magela Diniz , Minas Gerais - disse:
    bethjelo@terra.com.br

    20/08/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a maneira como você abordou o tema, darei minha aula seguindo suas sugestões e espero obter sucesso! Parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências.


  • Katia Roma, Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso , Mato Grosso - disse:
    kfa.2006@hotmail.com

    02/08/2012

    Cinco estrelas

    Refletir sobre as regras de convivência é fundamental!


  • cláudia oliviera, Escola CEI , Rio Grande do Sul - disse:
    propclaudia02@gmail.com

    12/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades. Vou praticar com meus alunos. PARABÉNS


  • jhennifer, kjhjhl , Goiás - disse:
    jhennifermarcal@hotmail.com

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    mostra tudo em que eu pesquisei e fala tudo sobre em que eu pesquisei


  • analidia, CENTRO DE FORMAÇÃO , Minas Gerais - disse:
    analydyanascimento@hotmail.com

    26/06/2011

    Quatro estrelas

    ADOREI AS IDEIAS....ESTOUI TRABALHANDO AS BOAS MANEIRAS


  • susana, c.m balbeario , Rio de Janeiro - disse:
    susannaandreia@gmail.com

    26/05/2011

    Cinco estrelas

    achei otima a sugestão.ira ajudar muito no meu trabalho em sala de aula.parabens


  • maria sonia, emef alberto basilio de almeida , São Paulo - disse:
    mmandrade_1957@hotmail.com

    03/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas. Obrigada


  • Cristina, cantinho , Sergipe - disse:
    valeria.teresadeavila@gmail.com

    15/12/2010

    Cinco estrelas

    Completa! Faz com que o aluno torne-se mais dinâmico. Acesse também www.saltoquantico.com.br


  • Iris Jose Duarte Filho, E.E.E.F.e M. Antônio Gonçalves Dias , Rondônia - disse:
    irisjose@hotmail.com

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    No meu ponto de vista é uma aula de excelente qualidade, pois atende a uma necessidade premente dos alunos. Os recursos são auto motivadores de tal forma que facilitam o alcance dos objetivos.


  • Elna Cres, Faculdade Adventista de Hortolandia , São Paulo - disse:
    elnacres@yahoo.com.br

    07/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito obrigada por dividir suas ideias..é realmente muita generosidade...está sendo muito util para o projeto de estágio da minha turma de Pedagogia


  • Leonel vieira, CREAS , Mato Grosso do Sul - disse:
    vieiraleo2010@hotmail.com

    02/06/2010

    Cinco estrelas

    excelente trabalho, vou colocar em prática com meus alunos, PARABÉNS!!!


  • Maria de Lourdes Dantas Ferreira, Escola Municipal Professor Nelson de Souza Pinheiro , Mato Grosso do Sul - disse:
    orientaeduca@hotmail.com

    02/06/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, estou trabalhando em sala de aula com alunos do 4º ao 7º ano. Conteúdo muito bom.Parabéns


  • ANA PAULA DE CARVALHO NEPOMUCENO, EEPSG JOSE DE MESQUITA , Mato Grosso - disse:
    anapaulanepomuceno@hotmail.com

    20/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!


  • rani, Albânia - disse:
    dinat_dinat@hotmail.com

    11/05/2010

    Cinco estrelas

    adorei


  • Fabricia Bossardi Ramos, ESC EST ENS FUND NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA , Rio Grande do Sul - disse:
    fabriciabossardi@gmail.com

    31/03/2010

    Uma estrela

    Achei o tema da professora excelente, pois dentro de nossas salas de aulas falta muita educação, a maneira como foi colocada ,videos, perguntas ,cartazes muito clara. Parabéns


  • Adevândia Epifanio Ferreira, Escola Municipal Nova Canaã , Bahia - disse:
    adevandiaef@gmail.com

    29/03/2010

    Cinco estrelas

    Creio que atividades como esta são de extrema necessidade para desenvolvermos atitudes de boas maneiras e respeito sem parecermos ditadores. Parabéns!


  • Daniela Nogueira Lopes, Colégio Acreano , Acre - disse:
    danielanlopes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    amei! mt bom! isso pode ser usado em sala ou em outro ambiente como laboratorio de informática oq desperta mt a curiosidade dos alunos!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!


  • Elaine Reato Hypolito, PAULO MONTE SERRAT FILHO PROF DR EMEF , São Paulo - disse:
    lainerto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei, pois temos que levar os alunos a refletir sobre sua maneira de agir.


  • maria oliete benjamim do carmo, ESC EST PE SIMAO CORRIDORI , Amapá - disse:
    olietebenjamim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei desta aula. Parabéns!!!


  • alexsandro washington dos santos, EM OSWALDO CRUZ , Minas Gerais - disse:
    alexsandrowsantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otimo..parabens


  • Maria Zoé Bezerra Carvalho, Escola Municipal Prof.Aldo de Queiroz , Mato Grosso do Sul - disse:
    bmariazoe@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bem pensado para trabalhar com as crianças que tem dificuldades de atender comandos. Pode-se também trabalhar produção de texto como: Como eu sou diante de.... (Exemplo de uma briga) ou outra situação Gostei!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.