29/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
· Reconhecem as rimas das palavras
· Leiam as palavras globalmente.
· Avancem no processo de alfabetização
Recomendamos que antes de os alunos iniciarem o jogo, você explique para eles o que significa RIMA: palavras que terminam com som igual ou muito parecido. Nesse momento, peça para que deem algum exemplo de palavras que rimam para verificar se a turma compreendeu o significado desse conceito.
Sugerimos os seguintes passos para a realização dessa atividade:
1. Joga um jogador de cada vez.
2. O jogador, em sua vez, vira duas palavras e as lê. Caso elas rimem, deverá recolher as palavras e colocá-las em seu monte.
3. Ao final do jogo, o aluno que tiver o monte com o maior número de cartas, ganha.
Material:
Atividade 2: Jogo do Barquinho:
Esse jogo é para ser feito oralmente, em roda com as crianças. As crianças deverão falar palavras que rimam com a que você disser em seu comando inicial. Ex: Se você der o comando: "Lá vai o barquinho cheio de limão", elas poderão falar: "Lá vai um barquinho cheio de mamão". A cada palavra que os alunos disserem, você pode anotá-la no quadro e discutir sobre a parte delas que rimam.
Nessa atividade, as crianças deverão priorizar o som das palavras e não o seu significado. Esse procedimento auxilia os alunos a perceberem que é necessário estabelecer relações entre as letras e os sons para a leitura das palavras.
Atividade 3: Procurando palavras que rimam em revistas
Nessa atividade, as crianças deverão procurar em revistas ou jornais palavras que rimam. Peça para que achem três palavras aleatórias nesses materiais e que as coloquem em cada coluna da tabela. Ex:
LADRÃO |
VERDE |
CARRO |
Os alunos só poderão colocar nas colunas palavras que rimam com as que acharam primeiro.
Atividade 4: Nomes que rimam
Outra possibilidade de intervenção para o trabalho com rimas é distribuir às crianças fichas com os nomes dos alunos da turma e pedir para que tentem formar grupos de nomes que rimam entre si. Essa atividade pode ser realizada individualmente, em duplas ou em pequenos grupos.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2011
Cinco estrelasA atividade foi muito bem elaborada ao apresentar de forma clara, objetiva e coerente o conteúdo, as estratégias e o modo de avaliação do mesmo.
20/11/2010
Três estrelasEsta atividade de rimas é muito interessante, pois leva a criança a pensar sobre palavras simples do nosso cotidiano.
09/08/2010
Cinco estrelasMUITO BOAS AS IDEIAS...
04/08/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão de atividade e sugiro uma variação. Cada aluno pega uma palavra, sendo a metada a palavra e a outra metade a rima. Pode ser desenvolvida no pátio o objetivo será cada um achar o seu par, ou melhor a rima para a sua palavra.
24/03/2010
Quatro estrelasAs rimas sempre favorecem na leitura.È uma ótima pedida.
24/03/2010
Quatro estrelasO trabalho com a consciência fonológica é importante no processo de alfabetização, as crianças também se divertem muito.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom!!
24/03/2010
Quatro estrelasAs rimas sempre favorecem na leitura.È uma ótima pedida.
24/03/2010
Cinco estrelasOs jogos sempre favorecem o trabalho pedagógico, neste caso contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica.