15/10/2009
Cláudia Regina M.G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno conhecerá os sintomas do Mal de Parkinson, como também, aprenderá sobre a necessidade do respeito e da consideração que as pessoas da terceira idade merecem receber de seus familiares e de toda a sociedade.
O VELHO E SEU NETO
(Irmãos Grimm - tradução de Ana Maria Machado)
Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava a sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho ficar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e o que era pior nem lhe davam o bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira baratinha e era aí que ele tinha de comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de quatro anos, estava brincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? – perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.
A doença Mal de Parkinson é degenerativa e foi descrita em 1817 pelo médico inglês James Parkinson, com o nome de paralisia agitante. Ocasiona lesões no cérebro que resultam da deficiência dos neurotransmissores, que atuam no sistema nervoso central e periférico, em consequência da morte dos neurônios, responsáveis pela sua produção. A doença inicia-se com tremores incontroláveis dos membros superiores, principalmente nas mãos, podendo acometer também os pés e a cabeça. O doente passa a se deslocar a pequenos passos, apresenta confusão psíquica, fala monótona, salivação abundante, depressão e demência.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
I. DRAMATIZAÇÃO
O professor seleciona 4 alunos que, volutariamente, se disponham a dramatizar o texto.
II. INTERPRETAÇÃO E REFLEXÃO
O professor propõe aos alunos as seguintes questões:
1. Consultar o dicionário para buscar o significado dos termos destacados.
2- Por que o Mal de Parkinson também é chamado de paralisia agitante?
3- Em sua opinião, existe alguma relação entre o texto O velho e seu neto e o texto sobre o Mal de Parkinson? Justifique sua resposta.
4- Você concorda com o tratamento recebido pelo velho? Justifique.
5- Em algumas culturas e civilizações, a velhice é muito respeitada porque representa serenidade, sabedoria, reflexão. No Brasil, de maneira geral, a velhice é encarada desta forma? Justifique sua resposta.
III. ENTREVISTA
O professor propõe aos alunos a realização de uma entrevista com uma pessoa da terceira idade com o seguinte roteiro:
a. como ela se sente na terceira idade.
b. como ela descreve o tratamento recebido pela sociedade ( nas ruas, nos lugares públicos, nos meios de transportes, entre outros).
c. como ela descreve o tratamento recebido pela família.
d. quais as sugestões que ela faz para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
IV. PALESTRA
O professor convida um geriatra ou um outro profissional que tenha recursos para discorrer sobre os seguintes temas:
a. as mudanças biológicas que ocorrem no corpo humano na terceira idade.
b. os hábitos saudáveis que devem ser, desde já, cultivados para garantir uma boa velhice.
O professor, por meio da parrticipação e envolvimento dos alunos, poderá perceber se ocorreu a sensibilização desejada para o estudo do tema e também se houve apropriação dos conhecimentos apresentados.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/06/2011
Cinco estrelasExcelente!
28/01/2011
Cinco estrelasAchei muito válida e maravilhosa essa aula,dá para trabalhar com vários recursos e é um assunto que merece total divulgação.