Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MAL DE PARKINSON

 

15/10/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno conhecerá os sintomas do Mal de Parkinson, como também, aprenderá sobre a necessidade do respeito e da consideração que as pessoas da terceira idade merecem receber de seus familiares e de toda a sociedade.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Anatomia e fisiologia  do Sistema Nervoso
Estratégias e recursos da aula

                                           O VELHO E SEU NETO 

(Irmãos Grimm - tradução de Ana Maria Machado)


Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava a sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho ficar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e o que era pior nem lhe davam o bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira baratinha e era aí que ele tinha de comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de quatro anos, estava brincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? – perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.


A doença Mal de Parkinson é degenerativa e foi descrita em 1817 pelo médico inglês James Parkinson, com o nome de paralisia agitante. Ocasiona lesões no cérebro que resultam da deficiência dos neurotransmissores, que atuam no sistema nervoso central e periférico, em consequência da morte dos neurônios, responsáveis pela sua produção. A doença inicia-se com tremores incontroláveis dos membros superiores, principalmente nas mãos, podendo acometer também os pés e a cabeça. O doente passa a se deslocar a pequenos passos, apresenta confusão psíquica, fala monótona, salivação abundante, depressão e demência.


ATIVIDADES PROPOSTAS:

I. DRAMATIZAÇÃO

   O professor seleciona 4 alunos que, volutariamente, se disponham a dramatizar o texto.

II. INTERPRETAÇÃO E REFLEXÃO

     O professor propõe aos alunos as seguintes questões:

      1. Consultar o dicionário para buscar o significado dos termos destacados.
      2- Por que o Mal de Parkinson também é chamado de paralisia agitante?
      3- Em sua opinião, existe alguma relação entre o texto O velho e seu neto e o texto sobre o Mal de Parkinson? Justifique sua resposta.
      4- Você concorda com o tratamento recebido pelo velho? Justifique.
      5- Em algumas culturas e civilizações, a velhice é muito respeitada porque representa serenidade, sabedoria, reflexão. No Brasil, de maneira geral, a velhice é encarada desta forma? Justifique sua resposta.

III. ENTREVISTA

      O professor propõe aos alunos a realização de uma entrevista com uma pessoa da terceira idade com o seguinte roteiro:

        a. como ela se sente na terceira idade.

        b. como ela descreve o tratamento recebido pela sociedade ( nas ruas, nos lugares públicos, nos meios de transportes, entre outros).

        c. como ela descreve o tratamento recebido pela família.

        d. quais as sugestões que ela faz para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

IV. PALESTRA

     O professor convida um geriatra ou um outro profissional que tenha recursos para discorrer sobre os seguintes temas:

      a. as mudanças biológicas que ocorrem no corpo humano na terceira idade.

      b. os hábitos saudáveis que devem ser, desde já, cultivados para garantir uma boa velhice.

Avaliação

O professor, por meio da parrticipação e envolvimento dos alunos,  poderá perceber se ocorreu a sensibilização desejada para o estudo do tema e também se houve apropriação dos conhecimentos apresentados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edi, Instituto Técnico Educacional Madre Tersa , Distrito Federal - disse:
    neidemarquesg@gmail.com

    10/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Leyla Maria da Mota Feitosa, Centro de Ensino Castelo Branco. , Maranhão - disse:
    leylammf@hotmail.com

    28/01/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito válida e maravilhosa essa aula,dá para trabalhar com vários recursos e é um assunto que merece total divulgação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.