18/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Espera-se que os alunos a partir das aulas que serão propostas sejam capazes de:
1) Pesquisar e conhecer o gênero biografia;
2) Analisar a estrutura gramatical das frases do Profeta Gentileza;
3) Trabalhar o gênero textual convite;
4) Produzir textos, revisá-los e interpretá-los;
5) Entender a gentileza como pilar de sustentação da fraternidade humana e a paz como valorização da vida;
6) Vivenciar um momento que contemple o despertar das gentilezas, do desenvolvimento do potencial humano e a vivência dos valores humanos gerando uma reflexão dos nossos atos ( professor, alunos, profissionais da escola).
Os alunos devem ter domínio de normas básicas de ortografia e estrutura gramatical das frases para encontrar e solucionar os erros detectados em frases que serão trabalhadas. Caso você, professor, julgue necessário revise esses aspectos com seus alunos. Dicas podem ser encontradas no link:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html [Acesso em 19/10/09], em que há explicações sobre o assunto; serem capazes de produzir atividades em grupo de uma forma amigável e colaborativa, já que esses são princípios básicos da gentileza. Além disso, já que terão que fazer uma pesquisa, espera-se que eles sejam capazes de buscar e sintetizar os dados encontrados, relacionando-os com o contexto da aula.
Professor, as atividades que seguem abaixo fazem parte de um contexto vivenciado por mim, professora de Língua Portuguesa do 2º ciclo. Pela experiência e o sucesso vivenciados durante e após o projeto desenvolvido, gostaria de compartilhá-las com você as aulas.
Abaixo, um pequeno texto para reflexão antes de iniciar as propostas.
Preparação para a 1ª aula
Solicite aos alunos uma pesquisa sobre o Profeta Gentileza (biografia), peça que levem para a sala de aula todo o material que conseguirem sobre ele.
Abaixo a biografia de José Datrino ( Profeta Gentileza):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Datrino (Acesso feito dia 16/10/2009)
Se necessário, trabalhe o termo biografia. O link abaixo traz uma aula que aborda esse conceito.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6614 (Acesso feito dia 16/10/2009)
1ª atividade
A partir dos dados levados pelos alunos sobre o Profeta Gentileza, proponha um debate. Faça uma reflexão sobre seu modo de viver após o incêndio em Niterói- RJ, pergunte se os alunos conhecem pessoas que tenham hábitos semelhantes, que tipo de gentileza eles fazem às pessoas que os cercam e se as pessoas estão habituadas a fazerem e receberem gentilezas.
2ª atividade
Para ilustrar o debate acima, passe o vídeo sobre o documentário de Gentileza.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4955# (Acesso feito dia 14/10/2009)
3ª atividade
Após esse diálogo, peça aos alunos que façam uma produção de texto, relatando os fatos vivenciados por eles até aquele dia, o que eles presenciam na escola e qual o pensamento deles a partir daquele momento em relação às atitudes que devemos ter com o outro.
Peça que os alunos avaliem o próprio texto em termos da realiza ção da proposta: a partir da vivência na escola, que reflexões eles fazem sobre suas atitudes com os colega s? Dê um tempo para qu e m precisar reescreve r o seu texto, fazê- lo. O alvo não são as questões referentes à correção gramatica l, mas o conteúdo in formacional. Deixe iss o claro para os alun os.
Recolha as produções para que você possa analisar e fazer suas considerações. Sugiro que não haja troca dos textos entre os colegas, para não causar constrangimentos, uma vez que eles terão a liberdade para redigirem sobre tudo o que eles vivenciam na escola.
Preparação para a 2ª aula
Prepare cópias da música Gentileza, da cantora Marisa Monte, um CD player e o CD com a música. Peça aos alunos que levem convites para a sala de aula. Convites variados: casamento, aniversário, palestra e etc.
Link da letra da música:
http://letras.terra.com.br/marisa-monte/47282/ (Acesso feito dia 15/10/2009)
1ª atividade
Clipe: Marisa Monte: Gentileza
http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY (Acesso feito dia 14/10/2009)
Faça uma análise da música de Marisa Monte e trace um paralelo entre a música e a biografia do Profeta Gentileza.
2ª atividade
1 ) Forme vários grupos com os alunos e peça que disponham o material levado para a sala de aula em cima da mesa.
http://www.conferenciaestadualdomeioambiente.pr.gov.br/arquivos/Image/convite.jpg (Acesso feito dia 1 5/10/ 209)
http://wp.clicrbs.com.br/chadaspanelas/files/2009/04/convite-apple-03.jpg (Acesso feito dia 15/10/2009)
http://noividades.files.wordpress.com/2009/05/convite0011.jpg< /a> (Acesso fei to dia 15/10/2009)
http://julianalacerda .files.wordpress.com/2009/01/convite-mel33-copy1.jpg (Acesso feito dia 15/10/2009)
Organize os alunos em pequenos grupos de acordo com o número de textos disponíveis, de forma que haja uma variedade de convite em cada grupo. Solicite uma análise em conjunto dos vários convites. Escreva no quadro as questões abaixo para orientar os alunos em sua análise do material.
1) Quem escreve?
2) Sobre o quê?
3) Para quem?
4) Para quê?
5) Quando?
6) De que forma?
7) Onde?
8) O que difere um convite do outro?
9) Há em algum convite a ausência de informações necessárias para o entendimento do contexto?
10) Quais conhecimentos prévios são necessários ter para que se consiga decodificar a mensagem dos textos?
11) Que elementos nos textos podem provocar alguma dificuldade de leitura, para quem e por quê?
12) Como o leitor deve sanar essa "dificuldade"?
3ª atividade
Produção do texto escrito:
Considerando a importância do estudo dos gêneros textuais na aprendizagem da leitura e da escrita, e mais especificadamente nesse contexto o gênero convite, o ensino deve partir do lógico, do real, ou seja, os conteúdos devem ser trabalhados conforme a realidade do aluno. Proponha então, a confecção do convite para a apresentação do Profeta Gentileza na escola. Faça perguntas e anote no quadro as respostas ( brainstorm):
1) Quais informações devem constar em um convite?
2) Quem escreve um convite?
3) Para que se escreve?
4) Com qual objetivo se escreve?
5) Quando se escreve um convite?
Após a discussão conclua com eles que um convite é formado de uma sequência de frases que indicam o que deve ser seguido para que seja aceito ou recusado e que uma informação omitida poderá desencadear vários entendimentos e desencontros.
O alvo desta produção de texto é a comunidade escolar. O convite será entregue a todos os departamentos da escola e aos professores de toda a escola que lecionam no horário e dia estabelecidos.
Observe o modelo abaixo:
( Imagem retirada do arquivo pessoal da autora)
1a Atividade
Leve slides com as frases de gentileza ou reproduza-as para entregar aos alunos:
Este e o Profeta / Gentileza que gera / Gentileza amorrr bel- / eza e riqueza a natur- / reza e Deus nosso pai / criadorr da tudo de graça / o destruidor e o capeta vem / de capital faz toda maldade)
Convide os alunos para formar grupos novamente e analisar essas frases: Qual a razão por trás dessa escrita? Letras dobradas, frases confusas, palavras sem sentido e correspondência na língua portuguesa, frases incompletas gramatical e semanticamente.
Preparação para a 4ª aulaProvidencie cartolinas, pincéis atômicos, régua, tesoura.
Confeccione com os alunos cartazes com frases de Gentileza e selecione os alunos que carregarão os cartazes pela escola. Cuide para que os alunos, antes de registrarem as frases nos cartazes, r evise-as, corrigindo os erros gramaticais e ortográficos. Tenha o mesmo cuidado com a conteúdo informacional das frases e com a estética dos cartazes. Discuta todos esses elementos com os alunos, mostrando a importância que assumem ao tornar pública uma produção escolar ou um texto particular.
Professor, dê aos alunos o tempo que for necessário para essa escrita, pois eles terão que lidar com habilidades linguísticas bem apuradas: interpretr/relacionar/inferir/extrapolar para atingir o objetivo proposto por você. Por isso, acompanhe toda esta etapa de perto. Forme grupos de forma que uns ajudem realmente os outros na elaboração e redação das frases.
Neste dia, os alunos percorrerão as salas de aula e os setores administrativos da escola, cantando a música Gentileza de Marisa Monte, mostrando a todos as frases dos cartazes confeccionadas por eles. À frente do grupo, um aluno caracterizado de Profeta Gentileza (determinado previamente pelo professor ou através de sorteio) entrará nas salas e surpreenderá (nesta altura, toda a comunidade escolar já recebeu o convite e, de certa forma, está 'avisado' que essa visita ocorreria neste dia e horário) os professores e alunos com um ato de gentileza entregando uma flor, gesto que fazia o Profeta.
Observe a imagem abaixo:
( Foto retirada do arquivo pessoal da autora)
Feito isso, proponha um momento de reflexão com os alunos sobre o sentimento despertado neles depois da atividade. O que eles observaram nos alunos, nos professores, nos funcionários da escola durante a apresentação? O que poderá ser mudado a partir daquele momento? Utilizando a frase "Gentileza gera gentileza.", crie, com os alunos uma faixa para ser colocada na portaria da escola e pequenos cartazes para serem espalhados por toda a escola. Todos os dias as pessoas lerão essas mensagens.
Professor, você poderá criar várias outras atividades a partir das aulas propostas. Esse tema pode e deve ser trabalhado todos os dias.
a) Trabalhe a fábula abaixo que fala sobre gentilezas inesperadas:
Fábula: O ladrão e o cão de guarda
http://sitededicas.uol.com.br/fabula18a.htm (Acesso feito dia 15/10/2009)
b)Promova um paralelo entre a letra da música Soldado da paz e as atitudes de Gentileza:
http://letras.terra.com.br/cidade-negra/66989/ (Acesso feito dia 15/10/2009)
c) Os alunos poderão distribuir flores na saída da escola dizendo a frase que consagrou o Profeta: “Gentileza gera gentileza”.
d) Proponha a criação de poemas e faça um mural na escola.
Professor, observe o interesse que as atividades desencadearam nos alunos e se houve motivação em participar das atividades propostas.
Ao trabalhar o gênero textual convite, avalie como os alunos apreenderam e utilizam as regras básicas desse tipo de texto; como esse aprendizado pode influenciar as práticas sociais do cotidiano. A sistematização dessa prática pode ser feita por você em diversas atividades, principalmente, se você tiver a preocupação de socializar as atividades realizadas em suas aulas.
Os aspectos gramaticais e ortográficos trabalhados na atividade de análise e reescrita das frases de Gentileza, na redação do convite, das faixas e cartazes darão oportunidade para analisar os conteúdos que precisam ser melhor trabalhados por você. Contudo, várias questões relacionadas ao domínio linguístico e expressão escrita dos alunos devem ser trabalhados de uma forma contextualizada durante todo o ano.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/09/2012
Cinco estrelasSou fã do profeta e já desenvolvi projeto sobre esse visionário. Na verdade, esse projeto ficou engavetado por 5 anos por causa da falta de gentileza de outros gestores. Ano passado, a semente brotou dando sua primeira flor. Agora, espero que ao invés de um botão, dê uma flor formosa e madura.
22/04/2012
Cinco estrelaseu adorei e acho que mundo pode muda com essa iniciativa
22/02/2012
Cinco estrelasExcelente! Esse projeto é maravilhoso para desenvolver todos os dias na sala de aula, devido ao mundo de violência em que vivemos é preciso despertar nos alunos valores que transformam o cidadão. Parabéns!
27/10/2011
Cinco estrelasAs escolas precisam trabalhar com esse projeto,pois é o que nossos aluno, filhos, amigos necesitam: gentileza pra gera gentileza. Adorei o trabalho e agradeço por expor e dividir pelo menos isso é gentileza, num simples favor, estou grata. E o melhor é o resultado porém gratificante.