Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Linguagem e vida: gentileza na escola

 

18/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que os alunos a partir das aulas que serão propostas sejam capazes de:

1) Pesquisar e conhecer o gênero biografia;

2) Analisar a estrutura gramatical das frases do Profeta Gentileza;

3) Trabalhar o gênero textual convite;

4) Produzir textos, revisá-los e interpretá-los;

5) Entender a gentileza como pilar de sustentação da fraternidade humana e a paz como valorização da vida;

6) Vivenciar  um momento que contemple o despertar das gentilezas, do desenvolvimento do potencial humano e a vivência dos valores humanos gerando uma reflexão dos nossos atos ( professor, alunos, profissionais da escola).

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter domínio de normas básicas de ortografia e estrutura gramatical das frases para encontrar e solucionar os erros detectados em frases que serão trabalhadas. Caso você, professor, julgue necessário revise esses aspectos com seus alunos. Dicas podem ser encontradas no link:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html  [Acesso em 19/10/09], em que há explicações sobre o assunto; serem capazes de produzir atividades em grupo de uma forma amigável e colaborativa, já que esses são princípios básicos da gentileza. Além disso, já que terão que fazer uma pesquisa, espera-se que eles sejam capazes de buscar e sintetizar os dados encontrados, relacionando-os com o contexto da aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor, as atividades que seguem abaixo fazem parte de um contexto vivenciado por mim,  professora de Língua Portuguesa do 2º ciclo. Pela experiência e o sucesso vivenciados durante e após o projeto desenvolvido,  gostaria de compartilhá-las com você as aulas.

 Abaixo, um pequeno texto para reflexão antes de iniciar as propostas.

Para refletir:

Uma das temáticas que preocupam os profissionais de educação nos dias atuais é a disciplina na escola. Mas o que é a disciplina? O que é indisciplina? Será a disciplina propiciadora da educação?  As aulas aqui propostas não trazem receitas prontas para driblarmos a indisciplina e as faltas de gentilezas no dia a dia dos seres humanos, mas certamente contribuirá para uma reflexão a respeito de nossas atitudes com todos que nos cercam. No âmbito da sala de aula, as atividades poderão se tornarem mais atrativas, principalmente as aulas de Língua Portuguesa.

Preparação para a 1ª aula

Solicite aos alunos uma pesquisa sobre o Profeta Gentileza (biografia), peça que levem para a sala de aula todo o material que conseguirem sobre ele.
Abaixo a biografia de José Datrino ( Profeta Gentileza):


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Datrino     (Acesso feito dia 16/10/2009)

Se necessário, trabalhe o termo biografia. O link abaixo traz uma aula que aborda esse conceito.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6614   (Acesso feito dia 16/10/2009)

1ª aula

1ª atividade

A partir dos dados levados pelos alunos sobre o Profeta Gentileza, proponha um debate. Faça uma reflexão sobre seu modo de viver após o incêndio em Niterói- RJ, pergunte se os alunos conhecem pessoas que tenham hábitos semelhantes, que tipo de gentileza eles fazem às pessoas que os cercam e se as pessoas estão habituadas a fazerem e receberem gentilezas.

2ª atividade

Para ilustrar o debate acima, passe o vídeo sobre o documentário de Gentileza.


http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4955#  (Acesso feito dia 14/10/2009)

3ª atividade

Após esse diálogo, peça aos alunos que façam uma produção de texto, relatando os fatos vivenciados por eles até aquele dia, o que eles presenciam na escola e qual o pensamento deles a partir daquele momento em relação às atitudes que devemos ter com o outro.

Peça que os alunos  avaliem o próprio texto em termos da realiza ção da proposta: a partir da vivência na escola, que reflexões eles fazem sobre suas atitudes com os colega s? Dê um tempo para qu e m precisar reescreve r o seu texto, fazê- lo. O alvo não são as questões referentes à correção gramatica l, mas o conteúdo in formacional. Deixe iss o claro para os alun os.

Recolha as produções para que você possa analisar e fazer suas considerações. Sugiro que não haja troca dos textos entre os colegas, para não causar constrangimentos, uma vez que eles terão a liberdade para redigirem sobre tudo o que eles vivenciam na escola.

Preparação para a 2ª aula

Prepare cópias da música Gentileza, da cantora Marisa Monte, um CD player e o CD com a música. Peça aos alunos que levem convites para a sala de aula. Convites variados: casamento, aniversário, palestra e etc.

Link da letra da música:

http://letras.terra.com.br/marisa-monte/47282/  (Acesso feito dia 15/10/2009)

2ª aula


1ª atividade


Clipe: Marisa Monte: Gentileza


http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY     (Acesso feito dia 14/10/2009)

Faça uma análise da música de Marisa Monte e trace um paralelo entre a música e a biografia do Profeta Gentileza.

2ª atividade


1 ) Forme vários grupos com os alunos e peça que disponham o material levado para a sala de aula em cima da mesa.

http://www.conferenciaestadualdomeioambiente.pr.gov.br/arquivos/Image/convite.jpg  (Acesso feito dia 1 5/10/ 209)

http://wp.clicrbs.com.br/chadaspanelas/files/2009/04/convite-apple-03.jpg  (Acesso feito dia 15/10/2009)

http://noividades.files.wordpress.com/2009/05/convite0011.jpg< /a>  (Acesso fei to dia 15/10/2009)

http://julianalacerda .files.wordpress.com/2009/01/convite-mel33-copy1.jpg  (Acesso feito dia 15/10/2009)


Organize os alunos em pequenos grupos de acordo com o número de textos disponíveis, de forma que haja uma variedade de convite em cada grupo. Solicite uma análise em conjunto dos vários convites. Escreva no quadro as questões abaixo para orientar os alunos em sua análise do material.


1) Quem escreve?

2) Sobre o quê?

3) Para quem?

4) Para quê?

5) Quando?

6) De que forma?

7) Onde?

8) O que difere um convite do outro?

9) Há em algum convite a ausência de informações necessárias para o entendimento do contexto?

10) Quais conhecimentos prévios são necessários ter para que se consiga decodificar a mensagem dos textos?

11) Que elementos nos textos podem provocar alguma dificuldade de leitura, para quem e por quê?

12) Como o leitor deve sanar essa "dificuldade"?

3ª atividade


Produção do texto escrito:

Considerando a importância do estudo dos gêneros textuais na aprendizagem da leitura e da escrita, e mais especificadamente nesse contexto o gênero convite, o ensino deve partir do lógico, do real, ou seja, os conteúdos devem ser trabalhados conforme a realidade do aluno. Proponha então, a confecção do convite para a apresentação do Profeta Gentileza na escola. Faça perguntas e anote no quadro as respostas ( brainstorm):


1) Quais informações devem constar em um convite?

2) Quem escreve um convite?

3) Para que se escreve?

4) Com qual objetivo se escreve?

5) Quando se escreve um convite?


Após a discussão conclua com eles que um convite é formado de uma sequência de frases que indicam o que deve ser seguido para que seja aceito ou recusado e que uma informação omitida poderá desencadear vários entendimentos e desencontros.
O alvo desta produção de texto é a comunidade escolar. O convite será entregue a todos os departamentos da escola e aos professores de toda a escola que lecionam no horário e dia estabelecidos.

Observe o modelo abaixo:

( Imagem retirada do arquivo pessoal da autora)

3ª aula

1a Atividade


Leve slides com as frases de gentileza ou reproduza-as para entregar aos alunos:

Este e o Profeta / Gentileza que gera / Gentileza amorrr bel- / eza e riqueza a natur- / reza e Deus nosso pai / criadorr da tudo de graça / o destruidor e o capeta vem / de capital faz toda maldade)

Convide os alunos para formar grupos novamente e analisar essas frases: Qual a razão por trás dessa escrita? Letras dobradas, frases confusas, palavras sem sentido e correspondência na língua portuguesa, frases incompletas gramatical e semanticamente.

Preparação para a 4ª aulaProvidencie cartolinas, pincéis atômicos, régua, tesoura.

4ª aula


Confeccione com os alunos cartazes com frases de Gentileza e selecione os alunos que carregarão os cartazes pela escola. Cuide para que os alunos, antes de registrarem as frases nos cartazes, r evise-as, corrigindo os erros gramaticais e ortográficos. Tenha o mesmo cuidado com a conteúdo informacional das frases e com a estética dos cartazes. Discuta todos esses elementos com os alunos, mostrando a importância que assumem ao tornar pública uma produção escolar ou um texto particular.

Professor, dê aos alunos o tempo que for necessário para essa escrita, pois eles terão que lidar com habilidades linguísticas bem apuradas: interpretr/relacionar/inferir/extrapolar para atingir o objetivo proposto por você. Por isso, acompanhe toda esta etapa de perto. Forme grupos de forma que uns ajudem realmente os outros na elaboração e redação das frases.

5ª aula


Neste dia, os alunos percorrerão as salas de aula e os setores administrativos da escola, cantando a música Gentileza de Marisa Monte, mostrando a todos as frases dos cartazes confeccionadas por eles. À frente do grupo, um aluno caracterizado de Profeta Gentileza (determinado previamente pelo professor ou através de sorteio) entrará nas salas e surpreenderá (nesta altura, toda a comunidade escolar já recebeu o convite e, de certa forma, está 'avisado' que essa visita ocorreria neste dia e horário) os professores e alunos com um ato de gentileza entregando uma flor, gesto que fazia o Profeta. 

Observe a imagem abaixo:

 ( Foto retirada do arquivo pessoal da autora)

Feito isso, proponha um momento de reflexão com os alunos sobre o sentimento despertado neles depois da atividade. O que eles observaram nos alunos, nos professores, nos funcionários da escola durante a apresentação? O que poderá ser mudado a partir daquele momento? Utilizando a frase "Gentileza gera gentileza.", crie, com os alunos uma faixa para ser colocada na portaria da escola e pequenos cartazes para serem espalhados por toda a escola. Todos os dias as pessoas lerão essas mensagens.

Recursos Complementares

Professor, você poderá criar várias outras atividades a partir das aulas propostas. Esse tema pode e deve ser trabalhado  todos os dias.
a) Trabalhe a fábula abaixo que fala sobre gentilezas inesperadas:
Fábula: O ladrão e o cão de guarda
http://sitededicas.uol.com.br/fabula18a.htm (Acesso feito dia 15/10/2009)

b)Promova um paralelo entre a letra da música Soldado da paz e as atitudes de Gentileza:

http://letras.terra.com.br/cidade-negra/66989/ (Acesso feito dia 15/10/2009)

c) Os alunos poderão distribuir flores na saída da escola dizendo a frase que consagrou o Profeta: “Gentileza gera gentileza”.

d) Proponha a criação de poemas e faça um mural na escola.

Avaliação

Professor, observe o interesse que as atividades desencadearam nos alunos e se houve motivação em participar das atividades propostas.
Ao trabalhar o gênero textual convite, avalie como os alunos apreenderam e utilizam as regras básicas desse tipo de texto; como esse aprendizado pode influenciar as práticas sociais do cotidiano. A sistematização dessa prática pode ser feita por você em diversas atividades, principalmente, se você tiver a preocupação de socializar as atividades realizadas em suas aulas.
Os aspectos gramaticais e ortográficos trabalhados na atividade de análise e reescrita das frases de Gentileza, na redação do convite, das faixas e cartazes darão oportunidade para analisar os conteúdos que precisam ser melhor trabalhados por você.  Contudo, várias questões relacionadas ao domínio linguístico e expressão escrita dos alunos devem ser trabalhados de uma forma contextualizada durante todo o ano.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata, E.M.E.F. "Professor Dantés" , São Paulo - disse:
    ventura500@hotmail.com

    28/09/2012

    Cinco estrelas

    Sou fã do profeta e já desenvolvi projeto sobre esse visionário. Na verdade, esse projeto ficou engavetado por 5 anos por causa da falta de gentileza de outros gestores. Ano passado, a semente brotou dando sua primeira flor. Agora, espero que ao invés de um botão, dê uma flor formosa e madura.


  • raquel, la doce la , Paraíba - disse:
    steffany_deusefiel@hotmail.com

    22/04/2012

    Cinco estrelas

    eu adorei e acho que mundo pode muda com essa iniciativa


  • Cláudia Neuma , PETI , Bahia - disse:
    claudianeuma2008@hotmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente! Esse projeto é maravilhoso para desenvolver todos os dias na sala de aula, devido ao mundo de violência em que vivemos é preciso despertar nos alunos valores que transformam o cidadão. Parabéns!


  • MACILENE SOUZA, CENTRO EDUCACIONAL PRESBITERIANO , Paraíba - disse:
    Macilene-souza@hotmail.com

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    As escolas precisam trabalhar com esse projeto,pois é o que nossos aluno, filhos, amigos necesitam: gentileza pra gera gentileza. Adorei o trabalho e agradeço por expor e dividir pelo menos isso é gentileza, num simples favor, estou grata. E o melhor é o resultado porém gratificante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.