02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno deverá identificar e conhecer os diferentes domínios morfoclimáticos de nosso país,suas características principais, onde encontram-se localizados e quais os fatores que favorecem as suas ocorrências.
O aluno deverá já conhecer o mapa Brasil Político, os elementos formadores das paisagens naturais como clima, relevo, vegetação , solo e hidrografia, bem como conceitos relativos à região.
Professor(a), utilize em sala de aula,fotografias de diferentes regiões do Brasil . Observe com seus alunos, o relevo e a vegetação presentes nas mesmas, identifique os tipos de relevo presentes nas mesmas e tipos de vegetações . Faça uma análise descrevendo e comentando sobre estes elementos junto com seus alunos, buscando sempre seus conhecimentos prévios .As atividades propostas tem como objetivos específicos, desenvolver nos alunos a capacidade de observar e identificar os domínios morfoclimáticos de nosso país. Esta proposta deverá acontecer com 3 atividades subseqüentes.
Atividade 1: Regionalizando o Brasil
Professor(a), relembre o conceito de Região e as principais formas de regionalização do espaço brasileiro.
Atividade 2 : Trabalhando com mapa
Professor(a), apresente aos seus alunos o Mapa Domínios Morfoclimáticos do Brasil que poderá ser encontrado no livro: Novo Atlas Geográfico do Estudante,Rosa,V. Jussara e Girardi,Gisele- São Paulo: FTD,2005 ,pg 23 . Observe com eles, cada um dos domínios encontrados, sua localização e características gerais. Destaque também o domínio em que encontra -se sua cidade. Observe as fotos encontradas neste mesmo Atlas na pg.27 que referem-se aos aspectos da vegetação do Brasil. Associe-as aos domínios observados anteriormente.
Atividade 3 : Discutindo o assunto
Professor(a), analise com seus alunos alguns itens fundamentais no conteúdo proposto tais como:
1. Quais os critérios considerados ao regionalizarmos o Brasil em Domínios Morfoclimáticos?
2. Quais os domínios morfoclimáticos encontrados em nosso país?
3. Quais os elementos naturais que interferem na formação de cada um dos domínios reconhecidos no mapa e como se pode observar suas influências recíprocas?
Recursos da aula:
Transparências, livros e Atlas Geográfico
Os alunos deverão participar da atividade 3 , sendo avaliados em suas respostas.Nesta avaliação o professor(a) deverá considerar a capacidade do aluno de observar, associar elementos, articular idéias e construir o próprio conhecimento a partir do conteúdo trabalhado nas atividades 1 e 2.
Quatro estrelas 5 calificaciones
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10/09/2014
Quatro estrelasA aula está ótima. Quando trabalho com o citado tema uso também um slide e faço discurssão no final da aula observando as imagens dos domínios brasileiros.
06/04/2014
Cinco estrelasMuito boa elaboração
06/04/2014
Cinco estrelasMuito boa elaboração
08/08/2011
Uma estrelaOlá,muito bom uma maneira diferente de trabalhar esse tema tem como proposta fazer com que o aluno identifique,reconheça,através de estudos dos mapas os domínios morfoclimáticos de nosso país,sendo um visão regional do brasil,o trabalho em grupo,interagindo suas opiniões,é muito legal são temas discutido em salas,onde requer do aluno sua capacidade de associar os tipos:de relevo,de vegetação,etc.Sim precisamos de professores assim trabalhando,variedades de estratégias,com certeza tendo efeito bo
08/08/2011
Cinco estrelasAchei a aula bastante interessante,completa,com objetivos bastante coerentes e, principalmente buscando sempre explorar os conhecimentos prévios dos alunos. Apliquei com os meus alunos de sétimo ano,e os resultados foram bastante satisfatório.