Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá identificar e conhecer os diferentes domínios morfoclimáticos de nosso país,suas características principais, onde encontram-se localizados e quais os fatores que favorecem as suas ocorrências.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá já conhecer o mapa Brasil Político, os elementos formadores das paisagens naturais como clima, relevo, vegetação , solo e hidrografia, bem como conceitos relativos à região.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), utilize em sala de aula,fotografias de diferentes regiões do Brasil . Observe com seus alunos, o relevo e a vegetação presentes nas mesmas, identifique os tipos de relevo  presentes nas mesmas e tipos de vegetações  . Faça uma análise descrevendo e comentando sobre estes elementos junto com seus alunos, buscando sempre seus conhecimentos prévios .As atividades propostas tem como objetivos específicos, desenvolver nos alunos a capacidade de observar e identificar os domínios morfoclimáticos de nosso país. Esta proposta deverá acontecer com 3 atividades subseqüentes.

Atividade 1: Regionalizando o Brasil
Professor(a), relembre o conceito de Região e as principais formas de regionalização do espaço brasileiro.
Atividade 2 : Trabalhando com mapa
Professor(a), apresente aos seus alunos o Mapa Domínios Morfoclimáticos do Brasil que poderá ser encontrado no livro: Novo Atlas Geográfico do Estudante,Rosa,V. Jussara e Girardi,Gisele- São Paulo: FTD,2005 ,pg 23 . Observe com eles, cada um dos domínios encontrados, sua localização e características gerais. Destaque também o domínio em que encontra -se sua cidade. Observe as fotos encontradas neste mesmo Atlas na pg.27 que referem-se aos aspectos da vegetação do Brasil. Associe-as aos domínios observados anteriormente.


Atividade 3 : Discutindo o assunto
Professor(a), analise com seus alunos alguns itens fundamentais no conteúdo proposto tais como:
1. Quais os critérios considerados ao regionalizarmos o Brasil em Domínios Morfoclimáticos?

2. Quais os domínios  morfoclimáticos encontrados em nosso país?
3. Quais os elementos naturais que interferem na formação de cada um dos domínios reconhecidos no mapa e como se pode observar suas influências recíprocas?

Recursos da aula:

Transparências, livros e Atlas Geográfico

Avaliação

Os alunos deverão participar da atividade 3 , sendo avaliados em suas respostas.Nesta avaliação o professor(a) deverá  considerar a  capacidade do aluno de observar,  associar elementos, articular idéias e construir o próprio  conhecimento a partir do conteúdo trabalhado nas atividades 1 e 2.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • JOSEFA NOELIA DE SOUZA, EE - COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA IVONE VICTOR FERNANDES SANTOS , Bahia - dijo:
    noesan.1000@hotmail.com

    10/09/2014

    Quatro estrelas

    A aula está ótima. Quando trabalho com o citado tema uso também um slide e faço discurssão no final da aula observando as imagens dos domínios brasileiros.


  • Adilson, Unisa , São Paulo - dijo:
    adilson.pjesus@yahoo.com.br

    06/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa elaboração


  • Adilson, Unisa , São Paulo - dijo:
    adilson.pjesus@yahoo.com.br

    06/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa elaboração


  • ivaneide amaral alves, ESCOLA MUNICIPAL JOAO CAVALCANTI FERRAZ FILHO , Pernambuco - dijo:
    ivaninha@professora.com

    08/08/2011

    Uma estrela

    Olá,muito bom uma maneira diferente de trabalhar esse tema tem como proposta fazer com que o aluno identifique,reconheça,através de estudos dos mapas os domínios morfoclimáticos de nosso país,sendo um visão regional do brasil,o trabalho em grupo,interagindo suas opiniões,é muito legal são temas discutido em salas,onde requer do aluno sua capacidade de associar os tipos:de relevo,de vegetação,etc.Sim precisamos de professores assim trabalhando,variedades de estratégias,com certeza tendo efeito bo


  • gilvanise, escola municipal do Ensino fundamental Senador H. Lucena , Paraíba - dijo:
    gilvanise_eunice@hotmail.com

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula bastante interessante,completa,com objetivos bastante coerentes e, principalmente buscando sempre explorar os conhecimentos prévios dos alunos. Apliquei com os meus alunos de sétimo ano,e os resultados foram bastante satisfatório.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.