10/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Desenvolver a linguagem oral e registro na forma de desenho;
- iniciar-se na compreensão da linguagem escrita como prática histórico-cultural e sua funcionalidade;
- trabalhar tipologia textual (lista, receitas, poesias, música, narrativa, etc).
Esta aula deve ser ministrada preferencialmente na volta às aulas depois das férias. O professor deve estimular as crianças para que falem sobre as brincadeiras e brinquedos de suas férias.
1º Momento:
Na roda inicial conversar com as crianças sobre as brincadeiras que animaram suas férias. Deixar que as crianças se expressem contando como brincaram e com quem brincaram nas férias. À medida que as crianças forem falando, a professora deverá fazer o registro em forma de lista chamando a atenção das crianças para a escrita de palavras que as interessem e porque é importante registrar/escrcever. Em seguida transcrever essa lista para uma folha de papel madeira ou cartolina e expor no mural de atividades da sala, para que possa ser utilizada pelos alunos de forma espontânea, ou ainda pela professora em outros momentos.
Durante esta aula é possível a professora perceber como o aluno expressa de forma oral as suas idéias e em que nível encontra-se o seu desenho, para que possa criar novas estratégias e assim possibilitar avanços significativos nessa fase de desenvolvimento.
O professor poderá avaliar:
- o nível de envolvimento das crianças na hora da roda inicial;
- o nível do desenho das crianças;
- se as crianças conseguem estabelecer diferenças entre o que foi escrito e desenhado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!