Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jornal em sala de aula

 

27/01/2009

Autor e Coautor(es)
claudiana silva macedo
imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer os diferentes gêneros textuais contidos em um jornal. Localizar as principais informações de uma notícia. Relacionar as imagens com os fatos destacados.
Duração das atividades
5 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá trabalhar anteriormente com os alunos sobre diferentes gêneros textuais e a utilização dos mesmos em cada situação da vida cotidiana.
Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará a aula apresentando um jornal impresso à turma.Em seguida  os alunos serão divididos em grupos.Cada grupo receberá um caderno do jornal para ser avaliado, analisado e apresentado ao restante dos alunos com as considerações sobre o tipo de notícia, autor da notícia, tema central, manchete,e tc.

Após esta etapa, os alunos  irão para a sala de informática para acessarem um jornal online, fazendo assim um paralelo entre o jornal impresso e o jornal virtual.

Os alunos deverão criar um jornal  na escola  com notícias da comunidade  relacionada com saúde, saneamento básico, esporte, moda, classificados, etc.,sendo que cada grupo ficará responsável por um caderno do jornal.Para elaboração das notícias os alunos deverão seguir um roteiro,  respondendo às seguintes perguntas  sobre o acontecimento:

o QUE?

Onde?

quando?

como?

Quem?

Após  esta etapa, os alunos irão escrever a notícia  elaborando um texto  com clareza e objetividade, ilustrando-a com fotografia.

 

Recursos Complementares
JORNAL IMPRESSO. site:www.atarde.com.br
Avaliação
O professor irá avaliar todo o processo de elaboração do jornal, observando a linguagem utilizada em cada caderno, bem como a diagramação da notícia, clareza e objetividade da mesma.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69,23%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23,08%
  • Três estrelas 1/13 - 7,69%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • tatiane, general neto , Rio Grande do Sul - disse:
    tati.soaresvaz@gmail.com

    06/10/2014

    Cinco estrelas

    muito bom este plano d aula,vou fazer amanhã com meus alunos!! :D


  • jandiralmeida, E. E. F. Albertina Moreira , Pará - disse:
    diracharm@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    uma exelente ideia, parabens!


  • Rejan Sales, COLÉGIO FRANCISCO NOBRE DE ALMEIDA , Pará - disse:
    sallesbezerra@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interessante principalmente porque está voltada para alunos de EJA, pois vivemos muitas dificuldades no ensino de língua portuguesa e na realidade da educação de jovens e adultos isso se intensifica pelo alto índice de evasão e empecilhos que enfrentamos no dia a dia da sala de aula. Achei importante trabalha com jornal porque é um tipo de texto do dia a dia deles.


  • Eliézio Ribeiro da Silva, NTE - SÃO LUIS I , Maranhão - disse:
    eliezioribeiro@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente trabalhar com jornal,porque os alunos se deparam com diferentes tipos de textos.


  • Sileide Maria Gonçalves, Prefeitua Municipal - Escola Claudio Agrício , Pernambuco - disse:
    sileidegn@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa sugestão de aula, pois a mesma, sem dúvida, tornará a aula mais dinâmica, no entanto fico preocupada com a receptividade da turma, visto que os mesmos não demonstram ter muito interesse pelo jornal impresso. Quanto ao laboratório, infelizmente poucas escolas ainda dispõem desse recurso.


  • maria geruza silva pradela, Escola Estadual Edeli Mantovani , Mato Grosso - disse:
    geruzaprof@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei interessante o planejamento da aula utilizando o jornal. Portanto considero a aula boa.


  • ANTONIA CLEONIDE DE OLIVEIRA CASTRO, EEFMPolivalente governador Adauto Bezerra Crta CE , Ceará - disse:
    clecastro@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente seu trabalho de leitura. Pois será através dela que os alunos terão o gosto de apreender novos conhecimentos compreenderão melhor a leitura de mundo que os cercam.PARABÉN!


  • Roosilenny dos Santos Souza, EE OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    roosilenny@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considerei muito interessante a sua sugestão para trabalhar com alunos do 2º ciclo da EJA (Educação de Jovens e Adultos) a estruturação de um jornal. A estratégia de levar para os alunos diferentes jornais impressos e depois encaminhá-los ao laboratório de informática para que possam visualizar um jornal on-line e depois estabelecerem um paralelo é uma forma muito pertinente de mediar a produção de conhecimento. Sucesso!!!


  • JOAO CARLOS VARGAS, EEB PROFª ELISA CLAUDIO DE AGUIAR , Santa Catarina - disse:
    vargas01@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens pelo trabalho apresntado


  • Vera Lúcia Alves da Silva, EMEF Pª Francisca Weinmann , Rio Grande do Sul - disse:
    proverasil@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho com a disciplina de História do 5º ao 9º anos e considero a leitura de jornais em sala de aula como um dos importantes instrumentos de leitura de mundo, é um importante material que, se bem utilizado, ajuda na construção do hábito da leitura.Também já trabalhei com a confecção de jornais e os alunos adoram ver seus trabalhos impressos.A leitura do material dispertou a vontade de realizar novos trabalhos.Parabéns pelo trabalho.


  • Manuela Souza Costa, Escola Est. Centro Com. Assist. de Santana , Bahia - disse:
    manuscfragoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante como foi elaborada essa aula, pois nesse tipo de aula acredito que os alunos realmente sejam produtores do seu conhecimento. O aluno será capacitado para expor o que aprendeu na prática.


  • Francisca Pedro de Andrade da Silva, E.E.E.F. Cônego Bernardo , Paraíba - disse:
    francisca.andrade18@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela idéia,excelente! Gostaria de saber como foi o desempenho e a desenvoltura dos alunos nesta modalidade? Se no começo teve alguma resistência por parte dos alunos e o aprendizado foi melhor aproveitado do que em outras modalidades ou até mesmo nas aulas convencionais Um grande abraço!


  • Selma Aparecida Cezar de Albuquerque, EM PROFª. ARLENE MARQUES ALMEIDA , Mato Grosso do Sul - disse:
    selmatdn@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Claudiana gostei muito do seu projeto, na escola que eu trabalho nós sempre trabalhamos com projetos inclusive o projeto jornal, a escola recebe o jornal diariamente e é feito uma trabalho com os alunos explorando os diferentes generos textuais do mesmo. Parabéns!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.