Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero de diversidade

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
claudia de medeiros lima
imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA MUNICIPAL LANDULFO ALVES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar conteúdos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para equidade; Conhecer a realidade da mulher e suas atribuições na sociedade brasileira e da sua comunidade local; Respeitar às diversidades nas formações familiares, opção sexual e desempenho de papéis sociais.
Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Diálogo com os alunos sobre a realidade da sua família e comunidade nas questões de gênero e violência contra a mulher.
Estratégias e recursos da aula

1ª etapa
Diálogo com alunos sobre o que sabem a cerca do gênero masculino e feminino e fazer quadro comparativo identificando respostas de meninos e meninas. (Favorece a oralidade e o pensamento crítico)


2ª etapa
Elaborar ,a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser aplicado, pelos alunos, com familiares ou mulheres da comunidade local. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre as crianças, permite o trabalho com a leitura e a escrita)


3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)


4ª etapa
Dividir os alunos em duplas ou trios nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Lei Maria da Penha; Violência contra a mulher; Mulher no mundo do trabalho; Direitos da mulher. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.


5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leiturae interpretação)



6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história da mulher na sociedade brasileira, utilizando imagens de mulheres de outros séculos até o presente e destacando as heroínas brasileiras e mundiais ocultadas da nossa história: Ana Nery, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Eva Péron, Joana D'Arc, Marie Curie, Simone de Beauvior, Wangari Maathai, entre outras. (favorece o conhecimento da nossa história vista por um outro ângulo, o da mulher, e também, valorização da mulher no desempenho de diferentes papéis sociais).


7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre violência contra mulher, Lei Maria da Penha, Mulheres que fizeram história no mundo, no Brasil, na Bahia, em Salvador e na comunidade local utilizando fotografias e breve histórico dessas mulheres, Se preferir utilizar fotos das mães e das próprias alunas no tópico comunidade local. ( estímulo ao trabalho em grupo, contextualizao; e valorização da comunidade local).


8ª etapa
Criação de cartilha da mulher sobre os direitos das mulheres e dicas para denúncia de agressões domésticas, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog da turma) ou mesmo ser apresentado o resultado do trabalho numa reunião com os pais, professores e comunidade escolar.
 

Recursos Complementares
Micros, Dvd, Jornais, revistas, livros, papel metro, fotografias
Avaliação
Avaliação procesual- participação, assiduidade, execução das tarefas individuais e em grupo, através de planilha elaborada com o s critérios descritos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisca da Silva Dutra, Universidade Anhanguera-Uniderp , Maranhão - disse:
    francisca.silva.assistente@dprf.gov.br

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Acredito que divulgando entre os alunos o respeito a diversidade nosso país contara com pessoas mais solidárias e menos preconceituosas.


  • Dione , Colégio Estadual Paulo VI , Bahia - disse:
    dionelimalima@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero uma proposta atual,dinâmica e muito relevante para nossos jovens. As estratégias utilizadas são perfeitas. Prabéns


  • josefa porfiria neta, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA NORMELIA ARAUJO MELO , Sergipe - disse:
    josefaporf@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei da forma como explicou sua aula e explorou o conteudojunto ao aluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.