27/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos.
Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos
Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de jornais
Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam.Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha pessoal. Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema: sugerindo como tema o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens.
Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira” de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.
|
||
|
O(a) professor(a) deverá estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o r etângulo. Aproveitar o ensejo para questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica, bem como, qual foi a sentimento de produzir sua própria tirinha.
DICAS E SUGESTÕES
A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque esta é a proposta da tirinha de jornal .
Quatro estrelas 81 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2014
Quatro estrelasMuito boa!!
12/09/2014
Três estrelasAchei interessante essa atividade. Sugestão: pode-se trabalhar LP com produção de texto, matemática com as formas geométricas e arte na confecção das imagens.
06/05/2013
Cinco estrelasmuito criativa. Esse tipo de atividade ajuda o raciocínio lógico e o interesse pela aula é maior. muito bom!
24/04/2013
Quatro estrelasAdorei esta aula sobre historias em tirinhas,fiz com minha turma do 1 ano eles adoraram.Portanto gostaria de obter mais atividades correspondentes a tipos de gêneros textuais para a turma de 1 ano do ensino fundamental. Inclusive fiz um trabalho com receita médica e de culinária,
17/01/2013
Cinco estrelasexcelente ,adorei
04/12/2012
Cinco estrelasExcelente sugestão de aula! Gosto de inovações e desafios, essa sugestão "prende" o aluno e anima a aula.
21/10/2012
Cinco estrelasSua aula esta ótima,pois atravéz da historinha vc vai trabalhar a leitura e escrita de forma prazerosa. E os alunos vão pode compartilhar o que aprenderam com seus pares em diferentes horarios na instituição escolar.
14/02/2012
Cinco estrelasExcelente, por que todos os professores podem e devem ser professores de leitura. Ler é a habilida-de por excelência. Se nossos alunos puderem ler bem, eles podem fazer qualquer coisa....até apren-der matemática.
15/01/2012
Cinco estrelasacho isso muito enteresante.
02/01/2012
Quatro estrelasADOREI O SEU PLANO DE AULA. PARABÉNS!
29/09/2011
Cinco estrelasADOREI A EXPLICAÇÃO E A ELABORAÇÃO
31/08/2011
Cinco estrelasMuito aproveitável!
07/08/2011
Quatro estrelasAchei bem interessante a aula, vou aproveitar e passar a ideia para a professora de Língua portuguesa do 6º ano, para implementação do projeto sobre meio Ambiente.
25/05/2011
Quatro estrelascom essas historias em guadrinhos sa professoras insentiva os alunos a aprender a fazer uma historia em quadrinhos
22/05/2011
Cinco estrelasparabéns pela sugestão da atividade me ajudou muito.
12/04/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa aula, pois é evidente a interdisciplinaridade entre o português, a matemática e meio ambiente. Muitos professores demonstram dificuldades em inserir a matemática nas atividades de outras disciplinas. Na produção de tirinhas além das formas geométricas o professor poderá estar explorando os conteúde de fração, porcentagem e divisibilidade por exemplo. Nesta aula percebe-se também a interação com artes, uma vez em que os alunos estarão desenhando e colorindo. Parabéns!
12/04/2011
Cinco estrelasEXCELENTE TRABALHO PARABENS, GOSTARIA DE VER A HISTÓIA DO BRASIL, SOU HISTORIADORA AMO AS HISTORIAS EM TIRINHAS
03/04/2011
Cinco estrelasOlá Rosângela, Aproveitarei suas ideias numa aula de produção de textos com minha turma. [ ]'s
09/02/2011
Cinco estrelasEXCELENTE AMEI ESTE PLANO DE AULA
06/02/2011
Quatro estrelasòtimo plano de aula . Parabens professor!
23/01/2011
Cinco estrelasGostaria de parabenizar a professora pelo excelente plano de aula. vou adotar em algumas aulas neste ano de 2001.
30/12/2010
Quatro estrelasAchei a atividade muito interessante, pois é uma forma mais lúdica de abordar um tema sempre presente. contrução de texto. Um abraço, Roberta
19/12/2010
Três estrelasÉ uma forma dos alunos aprender brincando.Amei!
09/12/2010
Quatro estrelasAchei ótima, porque usando as tirinhas como recurso podemos trabalhar não só a questão da estrutura do texto como a pontuação e ainda as gravuras que ajudam na contextualização e coerência do texto.
08/12/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua proposta de aulas com tirinhas. Parabens....
06/12/2010
Cinco estrelasParabéns, Professora Rosângela gostei muito da sua proposta de aula com tirinhas, além de ser um elemento atraente o tema abordado é muito interessante e realizamos atividades interdisciplinar.
05/12/2010
Cinco estrelasGostei muito e vou usar essa atividade em sala de aula com meus alunos, pois o que é bom é para ser copiado
05/12/2010
Quatro estrelasAchei a proposta muito interessante. Parabens
29/09/2010
Cinco estrelasgostei muito !!!foi muito legal,é interessante.
29/09/2010
Cinco estrelasexcelente!!!foi bem legal!!!gostei muito!!!
29/09/2010
Quatro estrelasGostei muito do seu trabalho, pois apresenta um conteúdo articulado entre diversas disciplinas. Uma atividade que proporciona aos alunos uma comunicação significativa. Parabéns e sucesso sempre.
27/09/2010
Quatro estrelasAula bastante atrativa, trabalha as diferenças entre as formas apresentadas entre as tirinhas e também a criatividade dos mesmos.
27/09/2010
Duas estrelasMuito interessante trabalhar com as formas geométricas usando história em quadrinhos, faz com que os alunos observem as formas e as diferenças entre cada tirinha,e usem da sua criatividade para perceber tais diferenças.
25/09/2010
Cinco estrelasestá aula é muito intessante,inclusivo vou trabalhar com meus alunos.att.LUCIA
16/09/2010
Quatro estrelasOlá Rosângela, gostei muito de sua aula e é isso que os alunos gostam de relacionar os conteúdos com a prática. Principalmente quando envolve o cotidiano deles.
29/08/2010
Cinco estrelasOlá Rosangela! Gostei muito da sua sugestão de aula. Ela é muito interessante e muito abrangente. O que estamos precisando no momento é integrar os conteúdos para que os alunos consigam compreender que eles estão integrados, como já acontece isto em uma FEIRA INTEGRADA. Um grande abraço.
26/08/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante a atividade, poderemos até trabalhar área que vamos utilizar criar.
22/08/2010
Cinco estrelasExcelente atividade. Muito bem planejada e explicada.
03/08/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante estas idéias, voloriza o aluno, ele percebe que tudo é possível praticar.
02/07/2010
Cinco estrelasBoa idéia! Muito criativa! Obrigada pela cooperação.
21/06/2010
Cinco estrelasParabéns pela elaboração da aula...
04/06/2010
Quatro estrelasNota 10 Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a sugestao da sua aula. parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasACREDITO QUE UMA AULA DESSA NATUREZA ESTIMULARÁ O RACIOCÍNIO DO ALUNO, BEM COMO SUA CRIATIVIDADE, PARABÉNS, ÓTIMO.
24/03/2010
Cinco estrelasA ATIVIDADE É OTIMA! DESENVOLVER O PRAZER PELA LEITURA NÃO DEVE SER SOMENTE FUNÇÃO DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA!
24/03/2010
Cinco estrelassempre achei importante que os alunos gostassem daquilo que leem e/leiam porque querem e gostem; e esta é uma leitura prazerosa para eles.
24/03/2010
Quatro estrelasEssa idéia é bem interessante, para trabalhar com alunos 3º ao 6º ano, pois eles podem construir sua propria HQ
24/03/2010
Quatro estrelasEssa produçao de texto é muito otima para alunos iniciantes, pois passam a conhecer e ter outra visao do meio ao qual estao enseridos, e tambem desperta a curiosidade de quererem saber mais sobre o assunto em foco.
24/03/2010
Cinco estrelasGostaria de Parabenizar a Professora ROSANGELA SILVA FREITAS pelo a brilhante aula acima descrita.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante a sugestão de trabalhar a criação de uma história, atraves de tirinhas de jornais. Os alunos gostam de trabalhar com história em quadrinhos.
24/03/2010
Cinco estrelasPerfeito! Encantadora a sua sugestão! Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sugestão! Colocarei em prática ainda essa semana! Obrigada!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, pois tenho trabalhado com os alunos com as tirinhas e todo final de aula ofereço os gibis para leitura. Mas nao fiz essa comparação sugerida. Muito boa por sinal. Abraços, Ilza
24/03/2010
Quatro estrelasÒtimo
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente interação, pois os alunos podem realizar as atividades de queadrinhos em grupo!!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão. Os alunos adoram os gibis e tirinhas e dessa forma dá para aliar prazer e aprendizagem. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima idéia trabalhar tirinhas em Matemática. A interdisciplinaridade acontece sem perder o foco. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei de sua sugestão. Também gosto de trabalhar com HQ e tirinhas. Tem muita coisa interessante e conteúdo para trabalhar em diferentes situações. E geralmente os alunos gostam e compreendem com facilidade os temas tratados.
24/03/2010
Quatro estrelasotimo
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão da aula com tirinhas. Os alunos demostraram bastante criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasEsse trabalho foi muito interessante pois nem passava pela mente de trabalhar com HQ e tirinhas Parbens foi um grande trabalho vou levar essa ideia para outros professores
24/03/2010
Três estrelasgostei! o trabalho é muito interessante , ajauda o aluno a desenvolver a sua criatividade , raciocínio lógico e até mesmo a arte de produzir história em quadrinho. o que não vai ser fácil é incentivar o aluno a esse trabalho tão delicado e prender a atenção e colaboração da maioria dos alunos .
24/03/2010
Três estrelasrazoável, podia já dar exemplos de tirinhas que os alunos fizeram usando tópicos matemáticos.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei exelente a aula, parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante sua atividade com HQ. Também já desenvolvi algumas atividades desse tipo e dá muito certo apagar o que está escrito no balão para que os alunos possam criar o diálogo das personagens, depois eles podem comparar com o diálogo original, vale a pena!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é chamativa por se tratar de um tema que eles gostam. Parabens...
24/03/2010
Três estrelasA aula é muito criativa, usa material de facíl acesso e explora uma texto que está no cotidiano dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão. Adorei, trabalhei com meus alunos e eles adoraram.
24/03/2010
Três estrelasGostei,mas pode ser explorado maisl,sobre as formas geométricas.
24/03/2010
Cinco estrelasParabens !!!! quero ideias para trabalhar os conteudos de matematica por meio de oficinas . Me escrevam.
24/03/2010
Quatro estrelasMaravilhoso a apresentação das tirinhas
24/03/2010
Quatro estrelasachei bem interessante e criativa a ideia
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da proposta. Vou sugerir aos meus alunos para fazer uma apresentação de tirinhas na Feira Cultural da Escola.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasAmei! Essa sugestão é muito interessante. Vou trabalhar com minhas turmas. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabens !!!! quero ideias para trabalhar os conteudos de matematica por meio de oficinas . Me escrevam.
24/03/2010
Quatro estrelasÈ uma atividade muito interessante e prazerosa.Desenvolve o gosto pela leitura abordando de forma simples conceitos matemáticos.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a forma com que foi trabalhada a aula, em especial para a interdisciplinaridade. Gosto muito dessa postura, estimula o aluno a assimilar os conteúdos sem muitas repetições. Já trabalhei com quadrinhos, mas não dessa forma, cheguei perto, com certeza vou copiar. Parabéns! Rosângela
24/03/2010
Cinco estrelasPerfeito! Encantadora a sua sugestão! Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a sugestão de aula.