Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE TIRINHAS DE JORNAIS

 

27/01/2009

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA SILVA FREITAS
imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA AJUDA SOCIAL A CRIANCA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos; • Produzir a própria tirinha, criando personagens que falem sobre a preservação do Meio Ambiente; • Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais e de histórias em quadrinhos que os alunos conhecem.
Estratégias e recursos da aula

Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos. 

Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/860/imagens/monica_1.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/860/imagens/monica2.bmp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/860/imagens/monica3.bmp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/860/imagens/monica4.bmp

 

Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de jornais

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/860/imagens/201.jpg

Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam.Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha pessoal.  Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema: sugerindo como tema o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens.
 Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira” de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.

 

 

   

 

 

   

O(a)  professor(a) deverá estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o r etângulo. Aproveitar o ensejo para questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica, bem como, qual foi a sentimento de produzir sua própria tirinha.

DICAS E SUGESTÕES
A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque esta é a proposta da tirinha de jornal .

Recursos Complementares
Você encontra informações nos sites:  http://www.xaxado.com.br. (tirinhas) http://fotolog.terra.com.br/xaxado ( tirinhas)  http://www.falamenino.com.br (tirinhas) http://www.monica.com.br (quadrinhos) http://www.divertudo.com.br/
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, através da participação nas discussões e na construção da atividade proposta.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 81 classificações

  • Cinco estrelas 40/81 - 49.38%
  • Quatro estrelas 34/81 - 41.98%
  • Três estrelas 6/81 - 7.41%
  • Duas estrelas 1/81 - 1.23%
  • Uma estrela 0/81 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ALDENIZA DE AVILA VIANA SOUSA, MILTON CERNACH PROF , São Paulo - disse:
    aldeniza.sousa@ig.com.br

    21/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito boa!!


  • ANGELA MARIA DANELUCI, JOSE FLORENTINO DE SOUZA , São Paulo - disse:
    prof.angela.brauna@hotmail.com

    12/09/2014

    Três estrelas

    Achei interessante essa atividade. Sugestão: pode-se trabalhar LP com produção de texto, matemática com as formas geométricas e arte na confecção das imagens.


  • Sandra Marcia, C. E Leôncio Pereira Gomes , Rio de Janeiro - disse:
    sandrinhamarcia@bol.com.br

    06/05/2013

    Cinco estrelas

    muito criativa. Esse tipo de atividade ajuda o raciocínio lógico e o interesse pela aula é maior. muito bom!


  • Maria Gonilde, Marco Inicil/ COC , Santa Catarina - disse:
    gonilde@yahoo.com.br

    24/04/2013

    Quatro estrelas

    Adorei esta aula sobre historias em tirinhas,fiz com minha turma do 1 ano eles adoraram.Portanto gostaria de obter mais atividades correspondentes a tipos de gêneros textuais para a turma de 1 ano do ensino fundamental. Inclusive fiz um trabalho com receita médica e de culinária,


  • EGI DE FATIMA OLIVEIRA CAMPOS, EMEI PROF JOÃO ALCINDO VIEIRA , São Paulo - disse:
    egicampos@hotmail.com

    17/01/2013

    Cinco estrelas

    excelente ,adorei


  • Prof. Allanildo Sampaio, EEEFM DR LAURENO MELO , Pará - disse:
    allanildoaraujo@hotmail.com

    04/12/2012

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão de aula! Gosto de inovações e desafios, essa sugestão "prende" o aluno e anima a aula.


  • magneide Brunet, EMEIF.CATULO DA PAIXÃO CEARENSE , Ceará - disse:
    magneide2006@yahoo.com.br

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    Sua aula esta ótima,pois atravéz da historinha vc vai trabalhar a leitura e escrita de forma prazerosa. E os alunos vão pode compartilhar o que aprenderam com seus pares em diferentes horarios na instituição escolar.


  • Esther Maria Coutinho Mendonça, Escola de Ensino Fundamental Coronel Murilo Serpa , Ceará - disse:
    em_coutinho@yahoo.com.br

    14/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente, por que todos os professores podem e devem ser professores de leitura. Ler é a habilida-de por excelência. Se nossos alunos puderem ler bem, eles podem fazer qualquer coisa....até apren-der matemática.


  • michelli, michelli satil bissoli , Espírito Santo - disse:
    michellisatilbissoli@hotmail.com

    15/01/2012

    Cinco estrelas

    acho isso muito enteresante.


  • LUIZA VAZ DE CAMPOS, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO , Goiás - disse:
    LUIZDECA@HOTMAIL.COM

    02/01/2012

    Quatro estrelas

    ADOREI O SEU PLANO DE AULA. PARABÉNS!


  • valceli gomes, FACULDADE INTERATIVA COC , São Paulo - disse:
    valceligomes@yahoo.com.br

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI A EXPLICAÇÃO E A ELABORAÇÃO


  • Renata Soares, E.E. DONA BRASÍLIA CASTANHO DE OLIVEIRA , São Paulo - disse:
    renatasoaresoli@hotmail.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito aproveitável!


  • Maria da Conceição da Silva, E.E. José Bittencourt de Souza , Minas Gerais - disse:
    conzinha25@hotmail.com

    07/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei bem interessante a aula, vou aproveitar e passar a ideia para a professora de Língua portuguesa do 6º ano, para implementação do projeto sobre meio Ambiente.


  • ronaldo santos aulbukerk , ''''julio leiti , Sergipe - disse:
    pinguelo_rosa@hotmail.com

    25/05/2011

    Quatro estrelas

    com essas historias em guadrinhos sa professoras insentiva os alunos a aprender a fazer uma historia em quadrinhos


  • gisela, EMEB- JOSÉ ESTEJO DE CAMPOS , Mato Grosso - disse:
    gigi@gmail.com.br

    22/05/2011

    Cinco estrelas

    parabéns pela sugestão da atividade me ajudou muito.


  • Maria de Lurdes Sousa, AGÊNCIA FORMADORA - CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUAL. DO PROFESSOR DE CONFRESA , Mato Grosso - disse:
    malusousa2009mat@hotmail.com

    12/04/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula, pois é evidente a interdisciplinaridade entre o português, a matemática e meio ambiente. Muitos professores demonstram dificuldades em inserir a matemática nas atividades de outras disciplinas. Na produção de tirinhas além das formas geométricas o professor poderá estar explorando os conteúde de fração, porcentagem e divisibilidade por exemplo. Nesta aula percebe-se também a interação com artes, uma vez em que os alunos estarão desenhando e colorindo. Parabéns!


  • judite ferreira da silva, ESC MUL PAULINO SIQUEIRA , Paraíba - disse:
    jualegriadesaber@gmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE TRABALHO PARABENS, GOSTARIA DE VER A HISTÓIA DO BRASIL, SOU HISTORIADORA AMO AS HISTORIAS EM TIRINHAS


  • ALICE MARIA FIGUEIRA REIS DA COSTA, Secretaria Municipal de Educação de NILOPOLIS , Rio de Janeiro - disse:
    alicemaria.costa@yahoo.com.br

    03/04/2011

    Cinco estrelas

    Olá Rosângela, Aproveitarei suas ideias numa aula de produção de textos com minha turma. [ ]'s


  • judite ferreira da silva, ESC MUL PAULINO SIQUEIRA , Paraíba - disse:
    jualegriadesaber@gmail.com

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE AMEI ESTE PLANO DE AULA


  • valdirene amorim bispo dos santos, ESCOLA FELIPE TEIXEIRA , Bahia - disse:
    val_nanhe@hotmail.com

    06/02/2011

    Quatro estrelas

    òtimo plano de aula . Parabens professor!


  • lindomar fernandes de almeida, ESC EST FCO DE ASSIS DA SILVA , Rio Grande do Norte - disse:
    lindomar.almeida@oi.com.br

    23/01/2011

    Cinco estrelas

    Gostaria de parabenizar a professora pelo excelente plano de aula. vou adotar em algumas aulas neste ano de 2001.


  • Roberta Konrath Schallenberger, E.M.E.F.NICOLAU F. KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    30/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei a atividade muito interessante, pois é uma forma mais lúdica de abordar um tema sempre presente. contrução de texto. Um abraço, Roberta


  • Patricia nelly campos, E.E.de Ensino Fundamental e Médio , Minas Gerais - disse:
    patricianellycampos@hotmail.com

    19/12/2010

    Três estrelas

    É uma forma dos alunos aprender brincando.Amei!


  • Márcia de Fátima Santiago Albuquerque, EMEF EUFLAUDIZIA RODRIGUES , Paraíba - disse:
    marciasantiago67@hotmail.com

    09/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima, porque usando as tirinhas como recurso podemos trabalhar não só a questão da estrutura do texto como a pontuação e ainda as gravuras que ajudam na contextualização e coerência do texto.


  • Cladis Guimaraes, EE ERNESTO RODRIGUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    cladisguimaraes@hotmail.com

    08/12/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua proposta de aulas com tirinhas. Parabens....


  • Maria José de sousa Oliveira Pereira, E.M. Manoel Pereira da Silva. , Paraíba - disse:
    majolipe@gmail.com

    06/12/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, Professora Rosângela gostei muito da sua proposta de aula com tirinhas, além de ser um elemento atraente o tema abordado é muito interessante e realizamos atividades interdisciplinar.


  • marlucia martins alves barbosa, COLEGIO ESTADUAL CEU AZUL , Goiás - disse:
    marluciamartinsalves@gmail.com

    05/12/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito e vou usar essa atividade em sala de aula com meus alunos, pois o que é bom é para ser copiado


  • Edson Praxedes dos Santos Junior, COLEGIO ESTADUAL RUI BARBOSA , Goiás - disse:
    edson.jr.mat@gmail.com

    05/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei a proposta muito interessante. Parabens


  • mariana fonseca do nascimento, col.est.dr.josé feliciano ferreira , Goiás - disse:
    minanapreta@hotmail.com

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito !!!foi muito legal,é interessante.


  • sabrina mendes lima de souza da silva, josé feliciano ferreira , Goiás - disse:
    minanapreta@hotmail.com

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    excelente!!!foi bem legal!!!gostei muito!!!


  • Edilene de Lima Souza Godoi, MARIA DE MELO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    prof.edilene@hotmail.com

    29/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do seu trabalho, pois apresenta um conteúdo articulado entre diversas disciplinas. Uma atividade que proporciona aos alunos uma comunicação significativa. Parabéns e sucesso sempre.


  • Maristela Szezerban, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    msteca@hotmail.com

    27/09/2010

    Quatro estrelas

    Aula bastante atrativa, trabalha as diferenças entre as formas apresentadas entre as tirinhas e também a criatividade dos mesmos.


  • Maristela Szezerban, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    msteca@hotmail.com

    27/09/2010

    Duas estrelas

    Muito interessante trabalhar com as formas geométricas usando história em quadrinhos, faz com que os alunos observem as formas e as diferenças entre cada tirinha,e usem da sua criatividade para perceber tais diferenças.


  • LUCIA DE FATIMA ARAUJO VAZ, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    lucia.fvp@hotmail.com

    25/09/2010

    Cinco estrelas

    está aula é muito intessante,inclusivo vou trabalhar com meus alunos.att.LUCIA


  • SCHAENE RODRIGUES DA SILVA, Universidade Estadual de Roraima , Roraima - disse:
    schaenemaia@hotmail.com

    16/09/2010

    Quatro estrelas

    Olá Rosângela, gostei muito de sua aula e é isso que os alunos gostam de relacionar os conteúdos com a prática. Principalmente quando envolve o cotidiano deles.


  • margareth mataruna, Colégio Estadual Elisiário Matta , Rio de Janeiro - disse:
    marmataruna@yahoo.com.br

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    Olá Rosangela! Gostei muito da sua sugestão de aula. Ela é muito interessante e muito abrangente. O que estamos precisando no momento é integrar os conteúdos para que os alunos consigam compreender que eles estão integrados, como já acontece isto em uma FEIRA INTEGRADA. Um grande abraço.


  • Isabel de Fatima F. Silva, C E ELISIARIO MATTA , Rio de Janeiro - disse:
    bel_eduk@hotmail.com

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a atividade, poderemos até trabalhar área que vamos utilizar criar.


  • ODETE DA SILVA, Estadual , Goiás - disse:
    odetebezerra@hotmail.com

    22/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente atividade. Muito bem planejada e explicada.


  • Raimundo Alves Filho, EM RIZINGA , Maranhão - disse:
    alvesfilho0245@hotmail.com

    03/08/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante estas idéias, voloriza o aluno, ele percebe que tudo é possível praticar.


  • Lourdes C. L. Jampaulo, EMEF Emílio Ribas , São Paulo - disse:
    lourdes.jampaulo@gmail.com

    02/07/2010

    Cinco estrelas

    Boa idéia! Muito criativa! Obrigada pela cooperação.


  • Ademir Pires, EM VICENTE DE PAULA SOUZA , Minas Gerais - disse:
    professor.ademirpires@yahoo.com.br

    21/06/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela elaboração da aula...


  • Sandra Mara Pozzer, ESC EST ENS FUND HERCULINO BALDISSARELLA , Rio Grande do Sul - disse:
    sandramarapozzer@yahoo.com.br

    04/06/2010

    Quatro estrelas

    Nota 10 Parabéns!


  • gilvanda malaquias de melo, Escola municipal professora Elizabete guedes Dona ines , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmeil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a sugestao da sua aula. parabens.


  • ANTONIO DE ANDRADE QUEIROZ, CE INTEGRADA PROF ELISEU VIANA , Rio Grande do Norte - disse:
    antoniodeandrade1@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ACREDITO QUE UMA AULA DESSA NATUREZA ESTIMULARÁ O RACIOCÍNIO DO ALUNO, BEM COMO SUA CRIATIVIDADE, PARABÉNS, ÓTIMO.


  • oiolanda moreira da costa, EMEF CHUMBADO , Espírito Santo - disse:
    oiolandamoreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A ATIVIDADE É OTIMA! DESENVOLVER O PRAZER PELA LEITURA NÃO DEVE SER SOMENTE FUNÇÃO DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA!


  • Miquele, Escola Municipal Tancredo Neves , Mato Grosso - disse:
    miquelefeijosetter@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sempre achei importante que os alunos gostassem daquilo que leem e/leiam porque querem e gostem; e esta é uma leitura prazerosa para eles.


  • Juracy J. Queiroz, Escola Estadual Padre João Tomes , Mato Grosso do Sul - disse:
    juraqf@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa idéia é bem interessante, para trabalhar com alunos 3º ao 6º ano, pois eles podem construir sua propria HQ


  • maria laiz da silva, Escola Estadual Munguba do Jari , Amapá - disse:
    laiz.25@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa produçao de texto é muito otima para alunos iniciantes, pois passam a conhecer e ter outra visao do meio ao qual estao enseridos, e tambem desperta a curiosidade de quererem saber mais sobre o assunto em foco.


  • Ismael André dos Santos Silva, COL MUL RITA JUVENTINA DE SOUZA , Rio Grande do Norte - disse:
    ismaelandre2006@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostaria de Parabenizar a Professora ROSANGELA SILVA FREITAS pelo a brilhante aula acima descrita.


  • Maria Aparecida Campache Carvalho, OCTAVIO CESAR BORGHI PROF CIEP , São Paulo - disse:
    cidinhacar@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante a sugestão de trabalhar a criação de uma história, atraves de tirinhas de jornais. Os alunos gostam de trabalhar com história em quadrinhos.


  • Aneilza Santos Duarte, Escola Municipal Paulo Freire , Mato Grosso - disse:
    aneilzasantosduarte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Perfeito! Encantadora a sua sugestão! Parabéns!


  • Bianca Costa Machado, EM PADRE JOSÉ VALENTIM , Mato Grosso do Sul - disse:
    ideiaspedagogicas@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sugestão! Colocarei em prática ainda essa semana! Obrigada!


  • Ilza de Fatima Souza Maciel, ALEXANDRE KANNEBLEY MELOTTI E.M , São Paulo - disse:
    ilzamaciel@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, pois tenho trabalhado com os alunos com as tirinhas e todo final de aula ofereço os gibis para leitura. Mas nao fiz essa comparação sugerida. Muito boa por sinal. Abraços, Ilza


  • Maria Evangelina, Centro Educacional Pingo de Gente , Mato Grosso - disse:
    mariaevangelina69@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Òtimo


  • aline de souza coutinho ferreira, CES/JF centro de ensino superior de juiz de fora , Minas Gerais - disse:
    alinedscfer@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente interação, pois os alunos podem realizar as atividades de queadrinhos em grupo!!


  • lucinete de medeiros torres, ESC MUL PROF MARIA DALVA GOMES BEZERRA , Rio Grande do Norte - disse:
    lumaguga@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão. Os alunos adoram os gibis e tirinhas e dessa forma dá para aliar prazer e aprendizagem. Parabéns!


  • rosemara dutra alencar, Secretaria Municipal de Educação de BELO HORIZONTE , Minas Gerais - disse:
    rosemara.dutra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima idéia trabalhar tirinhas em Matemática. A interdisciplinaridade acontece sem perder o foco. Parabéns!


  • Nívia Schmitz, COL EST PROFESSOR JACOB MILTON BENNEMANN , Rio Grande do Sul - disse:
    nivialisete@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei de sua sugestão. Também gosto de trabalhar com HQ e tirinhas. Tem muita coisa interessante e conteúdo para trabalhar em diferentes situações. E geralmente os alunos gostam e compreendem com facilidade os temas tratados.


  • francisco diniz oliveira da silva, Secretaria Municipal de Educação de SAO GONCALO DO AMARANTE , Rio Grande do Norte - disse:
    diniz-silva@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otimo


  • JOSEFA SILVA CARREGOSA, COLÉGIO MUL FREI CRISTOVÃO DE S. HILÁRIO , Sergipe - disse:
    finhacarregosa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão da aula com tirinhas. Os alunos demostraram bastante criatividade.


  • Ângela Consuelo de Carvalho Bueno, COL EST GRICON E SILVA , Goiás - disse:
    angela.consuelo2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a criatividade.


  • Raquel Canazza de Macedo, EE PRES. TANCREDO NEVES , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelcanazza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esse trabalho foi muito interessante pois nem passava pela mente de trabalhar com HQ e tirinhas Parbens foi um grande trabalho vou levar essa ideia para outros professores


  • Normelia de Oliviera Santos Alves, ESC MUL SUECIA , Sergipe - disse:
    normelia_gabyjunior@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    gostei! o trabalho é muito interessante , ajauda o aluno a desenvolver a sua criatividade , raciocínio lógico e até mesmo a arte de produzir história em quadrinho. o que não vai ser fácil é incentivar o aluno a esse trabalho tão delicado e prender a atenção e colaboração da maioria dos alunos .


  • Valéria Tadine Cardoso, COL MARISTA CHAMPAGNAT , Minas Gerais - disse:
    tadinic@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    razoável, podia já dar exemplos de tirinhas que os alunos fizeram usando tópicos matemáticos.


  • TEREZA CRISTINA VAL MONTEIRO, CAMU-CRECHE JARDIM INFANTIL , Bahia - disse:
    cristinavalmonteiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei exelente a aula, parabéns


  • Marisa Andréa, OSWALDO DE OLIVEIRA PROF E.M , São Paulo - disse:
    marisatrassi@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante sua atividade com HQ. Também já desenvolvi algumas atividades desse tipo e dá muito certo apagar o que está escrito no balão para que os alunos possam criar o diálogo das personagens, depois eles podem comparar com o diálogo original, vale a pena!


  • kenia Alves de Oliveira, Escola Municipal de Guaipava , Minas Gerais - disse:
    keniaalves2010@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é chamativa por se tratar de um tema que eles gostam. Parabens...


  • Maria de Fatima Morais Silva Almeida, COLEGIO ESTADUAL SENADOR WALTER FRANCO , Sergipe - disse:
    mfatmorais@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula é muito criativa, usa material de facíl acesso e explora uma texto que está no cotidiano dos alunos.


  • Déborah Camargos de Sousa, E. M. CEL. JOAQUIM DA SILVA GUIMARÃES , Minas Gerais - disse:
    www.deborahcamargos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão. Adorei, trabalhei com meus alunos e eles adoraram.


  • sandra mara silveira, Secretaria Municipal de Educação de MANGUEIRINHA , Paraná - disse:
    sandramara_silveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei,mas pode ser explorado maisl,sobre as formas geométricas.


  • ILMA SIQUEIRA DE SA, UI PROFA SOCORRO CANTANHEDE- CAIC , Maranhão - disse:
    ilsisa@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens !!!! quero ideias para trabalhar os conteudos de matematica por meio de oficinas . Me escrevam.


  • Elizabeti Souza Santos, EEEFM AURELIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA , Rondônia - disse:
    betisouzasantos@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Maravilhoso a apresentação das tirinhas


  • Sandra Rodrigues de Oliveira, EEB MAJOR OTACILIO COUTO , Santa Catarina - disse:
    sandioliver@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei bem interessante e criativa a ideia


  • Maria de Fátima Chagas Torres, E E E F M DUQUE DE CAXIAS , Pará - disse:
    mafachatorres@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta. Vou sugerir aos meus alunos para fazer uma apresentação de tirinhas na Feira Cultural da Escola.


  • JANIEL RABELO SILVA, CE PEDRO NEIVA DE SANTANA , Maranhão - disse:
    profjanielalvorada@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Maria das Graças Oliveira Santos, ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU RUY BARBOSA , Bahia - disse:
    gauoliver@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei! Essa sugestão é muito interessante. Vou trabalhar com minhas turmas. Parabéns!


  • ILMA SIQUEIRA DE SA, UI PROFA SOCORRO CANTANHEDE- CAIC , Maranhão - disse:
    ilsisa@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens !!!! quero ideias para trabalhar os conteudos de matematica por meio de oficinas . Me escrevam.


  • Sandra Mara, SYLVINO CHINELATTO CAIC PROF , São Paulo - disse:
    Matmara@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    È uma atividade muito interessante e prazerosa.Desenvolve o gosto pela leitura abordando de forma simples conceitos matemáticos.


  • Armandina Lucia do N Moreira, Escola Municipal Comunitária Santa Izabel , Bahia - disse:
    alnmoreira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a forma com que foi trabalhada a aula, em especial para a interdisciplinaridade. Gosto muito dessa postura, estimula o aluno a assimilar os conteúdos sem muitas repetições. Já trabalhei com quadrinhos, mas não dessa forma, cheguei perto, com certeza vou copiar. Parabéns! Rosângela


  • Aneilza Santos Duarte, Escola Municipal Paulo Freire , Mato Grosso - disse:
    aneilzasantosduarte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Perfeito! Encantadora a sua sugestão! Parabéns!


  • Eliane Amaral Carvalho de Souza, HENRIQUE TAVARES DE JESUS EM , São Paulo - disse:
    ane_bora@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a sugestão de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.