21/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
• Conhecer e respeitar a variedade linguística e cultural como expressão artística do povo.
• Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
• Ativar o conhecimento prévio dos alunos, ensinando a fazer perguntas sobre o texto, para aumentar as possibilidades de compreensão do texto.
• Fazer hipóteses e previsões sobre o texto a ser visto, a ser lido, a ser ouvido. E ensinar a estabelecer previsões, baseando-se no gênero, no título, no subtítulo, nas ilustrações etc.
• Favorecer a participação do aluno por meio de perguntas e situações em que ele tenha de fazer uso de estratégias que lhe facilitem a compreensão do texto.
As aulas ocorrerão na sala de tecnologias, com auxílio da professora Maria de Lourdes Bezerra e começará pela página do Wikipédia que conceitua literatura de cordel e rap.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap
Feito isso, será comparado os dois gêneros, motivando com questionamentos, tais quais:
-O que acharam dos temas?
-Já conheciam literatura de cordel? E o Rap?
-Conhecem um dos dois tipos de música de memória?
-O que ambos têm em comum?
Logo depois desses questionamentos e comentários dos alunos, eles assistirão a um vídeo sobre o repente e outro, já conhecido da maioria, de rap.
http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4
http://www.youtube.com/watch?v=x3JnkzLfqLI
Novamente, farão comparação e serão orientados para, em sala de aula, produzir um texto em versos, rimado ou não, para ser cantado ou declamado. Faremos comentários e folhearemos livros de literatura de cordel selecionados para a aula, comentando texto e xilogravura.
Também assistirão à animação feita com a música Estudo Errado, de Gabriel o Pensador como estímulo à produção de seu texto:
http://www.youtube.com/watch?v=NCvD5eZrhD8
Para encerrar, levaremos os alunos para digitarem seus textos no Word e, após a correção, serão impressos e encadernados como o livro de literatura baseada em cordel ou rap da turma.
Quadro e giz para trechos de literatura de cordel e de rap para análise em sala de aula.
Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos:
Faremos avaliação observando vários aspectos do educando como a mudança de comportamento através da aquisição de linguagens, criando oportunidade de conhecê-las para que facilitem sua forma de ver o mundo e de se relacionar com ele e com a Educação e sua formação pessoal, capacitando-o para ler quando precisar pesquisar, estudar, escrever, se informar e utilizar as tecnologias necessárias para as realizações.
Avaliação do trabalho pedagógico:
O desenvolvimento das aulas quanto à condução e orientação será avaliado pelo grupo, que analisará o trabalho da professora. Os alunos avaliarão como foi o desempenho da professora, se atendeu os requisitos exigidos, se teve domínio de sala, se manteve o respeito e a cooperação mantendo o bom relacionamento com e entre os alunos, como foi o domínio de conteúdo, se usou linguagem adequada à compreensão do aluno, se teve presteza, planejamento e exatidão em suas atitudes, se foi atenciosa, prestativa nas atividades desenvolvidas, se teve responsabilidade com prazos, demonstrando boa vontade e humildade ao buscar estratégias para melhorar a dinâmica de suas aulas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/03/2011
Cinco estrelasExcelente, é uma forma de trabalhar os registros da língua de forma lúdica e interessante, sem se prender a conceitos e classificações. Vou adaptar á realidade dos meus alunos (sem internet na escola) e trabalhar.
24/03/2010
Cinco estrelasCordel é uma forma de leitura prazerosa onde é possível retratar fatos históricos que escapam a história e literatura oficial. Também um meio de comunicação com o qual boa parte da população nordestina está acostumada a conviver. Sua linguagem simples e ritmada fez e ainda faz com que diversas pessoas procurem se alfabetizar com a intenção de compreender os versos do cordel ou até mesmo se tornar um poeta popular. Essa literatura consegue captar os sinais emo