Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A apropriação nas artes visuais: base conceitual

 

16/11/2009

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir o termo "apropriação" nas artes visuais: semântica e utilização.
  • Distinguir o termo "apropriação" de "plágio".
  • Reconhecer, em obras de arte de diferentes artistas, a utilização do recurso da "apropriação" como manobra expressiva, de incorporação e linguagem artística.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber que na Arte Moderna e, em especial, na Contemporânea, artistas extrapolam as regras tradicionais acadêmicas em nome de novas experiências no campo da arte.
  • Saber sobre: colagens cubistas, ready mades de Marcel Duchamp e objet trouvé surrealistas.
  • Ver aulas no Portal do Professor - MEC (em especial: " Colagem cubista" e "Objet trouvé surrealista" de Andréa Senra Coutinho)
Estratégias e recursos da aula
  • Iniciar a aula apresentando algumas imagens de trabalhos artísticos que têm a "apropriação" como procedimento artístico e expressivo. (Veja as imagens sugeridas abaixo)
  • A apresentação poderá ser feita por slides em datashow ou material impresso. Mas é importante que o grupo de alunos/as tenha acesso as imagens, pois elas poderão começar a provocar a curiosidade, o que motiva o debate: "Isso é ou não é arte?".
  • Comumente a arte moderna e a contemporânea ainda podem "assustar" ou podem criar alguns desconfortos, mas isso não é motivo para não proporcionarmos contatos entre alunado e obras. Logo, procure ler e conhecer os/as artistas que vai trabalhar antes da aula.
  • Enquanto apresenta as imagens, pergunte ao grupo a opinião sobre o que estão vendo, se estão entendendo os elementos composicionais, se reconhecem alguns deles do cotidiano, o que os mesmos fazem pensar ou sugerem, etc
  • Nessa etapa é fundamental a participação crítica, descritiva e de argumentação do grupo. Enquanto as questões e opiniões vão surgindo, aproveite para esclarecer que "Apropriação" é um recurso utilizado nas artes visuais há pelo menos 100 anos e consiste em apropriar-se de outros elementos não-artísticos, retirando objetos seu uso cotidiano, reaproveitando materiais diversos e aplicando-os nos trabalhos artísticos. Que artistas como Picasso, Duchamp, Oppenheim, mais recentemente as brasileiras Rosana Paulino, Rosângela Rennó, entre outras do cenário artístico utilizam esse procedimento em seus trabalhos.
  • E mais: Que o procedimento tem uma gama de variações que são determinadas pelas intenções e processos de criação de cada artista, logo não há uma norma única ou regra para que seja realizada.
  • Recorra aos exemplos dados, lembrando que não se fecha neles as possibilidades de abordar o assunto proposto:
  • 1- "Natureza morta com cadeira de palha", Pablo Picasso, 1912. Veja que o artista dá pista no título da obra sobre o material "estranho" que utiliza. A palha, comumente utilizada em acentos e encostos de cadeiras, é reutilizada na pintura. O artista criou uma composição onde um pedaço de palha é mesclado em meio à fragmentação cubista.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_Xz _boM2LY-8/SEnICp0PqQI/ AAAAAAAABdQ/VnYR6ENGdk Q/s400/col.jpg&img refurl=http://ensinandoarte svisuais.blogspot.com/2008_06_06_archive.html&usg=__ZcHb8fKMV0ICfJr9WVe_OdxQcaA=&h=244&w=320&sz=28&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=Lip7SPboJrGEOM:&tbnh=90&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dnatureza%2Bmorta%2Bcom%2Bcadeira%2Bde%2Bpalha%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1

  • 2- "Minha enfermeira" (My nurse), Meret Oppenheim, 1936. Nessa obra, a artista utiliza sapatos brancos, de salto, que aludem às enfermeiras e/ou noivas, e os transforma numa espécie de galinha amarrada numa bandeja. Será que as escolhas da artista são gratuitas? O que há por trás dessa "apropriação"? Por que será que a artista amarra os sapatos femininos como se fossem uma galinha pronta a ser servida?
  •  A artista queria denunciar através de sua arte a opressão que muitas mulheres sofriam (e ainda sofrem), assim ela utiliza elementos do cotidiano que ao serem unidos dão a obra um tom crítico, social e político. Lembrar que naquela ocasião, a revolução feminista ainda não havia acontecido, mas o movimento crescia particularmente na classe culta.

http://www.all-art.org/art_20th_century/oppenheim1.html

  • 3- Para finalizar, mas não encerrar o assunto, a obra "sem título", 1989, do artista brasileiro Nuno Ramos .
  • Testando os limites da matéria, o artista acopla à tela uma série de objetos e materiais diversos, criando uma superfície grossa e pastosa, com muito relevo. Em seguida, o artista trabalha cores e organiza visualmente seu trabalho.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=2916&cd_idioma=28555 

  • É possível que essas aulas dêem muito debate, pois as obras provocam o nosso olhar e aquecem a discussão sobre "o que é arte". E isso é muito importante em tempos atuais, afinal, a arte muda seu signficado ao longo dos tempos. Assim, precisamos proporcionar situações de aula para que as atualizações sejam feitas.
  • Após a conversa e apreciação das obras mencionadas, peça ao grupo para tentar definir por si só o significado do procedimento "apropriação" na arte e lance a pergunta "apropriação é o mesmo que plágio?"
  • Permita que alguns alunos ou alunas digam oralmente seus textos, assim ainda poderá fazer mais algumas correções, ajustes ou ponderações sobre o tema. 

Recursos Complementares
Avaliação
  • A participação, o envolvimento na discussão é critério de avaliação importante.
  • A resposta a última pergunta lançada ao grupo e a produção do pequeno texto sobre o tema é outro instrumento de avaliação, quando a distinção entre "apropriação" e "plágio" poderá indicar se houve compreensão clara do termo nas artes visuais, afinal o último nada mais é do que a cópia de algo que já existe, é uma espécie de falsificação.
  • É importante que isso fique claro no momento da avaliação oral. Para uma avaliação mais detalhada, recolha os textos para que se possa fazer uma avaliação individual.
  • Peça ao grupo que pesquise outras obras e outros artistas que fazem uso de apropriações. Ressalte que inclusive os artistas contemporâneos fazem apropriações de obras do passado, desenvolvendo outras abordagens a partir delas.
  • Monte um painel com as pesquisas encontradas. Cuide para que as obras tenham ficha técnica para identificação das mesmas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • denise fernandes borges, ESCOLA LOBINHO GUARÁ , Rio Grande do Sul - dijo:
    denisefborges@hotmail.com

    30/05/2012

    Cinco estrelas

    ótima aula.


  • Delma Maria de Morais, Col. Est. Horácio Antônio de Paula , Goiás - dijo:
    delmamoraisarte1@yahoo.com

    17/01/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom! eu ainda não havia pensado em trabalhar a "apropriação" de uma forma mais aprofundada, porém achei bem interessante.


  • MARGARETH CARLI, CEEBJA PAULO FREIRE E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    margarethcarli@yahoo.com.br

    13/10/2010

    Quatro estrelas

    O conteúdo apresentado foi muito bem elaborado, instiga a curiosidade e imaginação dos alunos tornando-os mais criticos.


  • helena soares da silva, E.M. Doralice Arruda , Minas Gerais - dijo:
    lenaleninha1500@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As aulas são muito interessantes porque promove a discussão sobre ética, auxilia o aluno a pensar criticamente, e obter ao mesmo tempo conhecimento estético e cultural.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.