23/11/2009
Edmar Rabelo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Com esta aula o aluno poderá desenvolver e aperfeiçoar o seu conhecimento sobre ângulos e sobre as maneiras de medi-los.
Compreensão do conceito de ângulo como voltas em um determinado sentido a partir de um ponto.
Nessa aula os alunos serão convidados a construírem um jogo que envolve o conceito de ângulos e suas medidas.
Organize os alunos em grupos de quatro pessoas. Providencie para cada grupo uma folha de cartolina (ou qualquer outro papel que sirva para desenhar), compasso, transferidor e régua.
Explique para os seus alunos a função do transferidor e a maneira de usá-lo.
Passe para eles então os procedimentos para a construção do jogo.
• Desenhe um círculo na cartolina, usando o compasso.
• A partir de seu centro trace um raio do círculo.
• A partir desse raio trace no círculo ângulos que no total completem 360°. Ou seja, uma volta completa. Use o transferidor.
Veja abaixo, um exemplo, (fora de escala) de uma possível combinação de ângulos:
• Também será necessário para jogar a utilização de um dado que traga em cada face a medida de um ângulo (não necessariamente aquelas presentes no tabuleiro). Sugerimos que você já traga confeccionado um dado desses para cada grupo, a fim de agilizar o trabalho. Do contrário, ensine aos seus alunos uma maneira de construí-lo.
• Para marcar as posições no tabuleiro cada equipe precisará de um feijão ou milho.
Assim que o tabuleiro do jogo estiver confeccionado explique para os seus alunos as regras do jogo:
Regras:
• Neste jogo disputará dupla contra dupla.
• Um dos alunos da dupla joga o dado e observa em qual região do tabuleiro a partir do início no sentido indicado ficará o ângulo cuja medida foi sorteada no dado.
• A dupla coloca a sua marca (feijão ou milho) na região indicada e soma os pontos correspondentes aquela região (exemplo: se a região for a do ângulo de 90° a equipe soma 90 pontos).
• Se a equipe marcar a região incorretamente, seus adversários ganham os pontos.
• As equipes jogam dessa forma alternadamente.
• A equipe que completar primeiro 300 pontos ganha a rodada.
• OBS: Após o início da partida os ângulos para cada equipe são contados a partir de sua marca. Por exemplo, se uma equipe tem a sua marca na região de 90° e sorteou no dado uma medida de 105°, então sua marca será transferida para a região de 75° (amarela), uma vez que o total sorteado passa de 60°, porém menos que 75°. Ou seja, contamos a partir da região de 90°.
O momento da construção do tabuleiro para o jogo é uma excelente oportunidade para avaliação. O professor poderá avaliar aí as eventuais dificuldades com a determinação e construção de ângulos, podendo então reorientar a atividade, retomar e aprofundar o assunto.
Quatro estrelas 2 classificações
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07/05/2012
Quatro estrelasA aula é muito interessante, pois proporciona o trabalho em grupo e a interação de cada aluno no desenvolvimento do jogo.
27/09/2010
Quatro estrelasGostei, estava procurando uma atividade diferente, lúdica, para trabalhar melhor o conceito e os tipos de ângulos, vou utilizá-la com meus alunos, mas antes do jogo vou propor a confecção do dado em sala de aula, assim já posso trabalhar alguns conceitos de quadriláteros como: vértice, face, aresta, etc.