Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dando voltas: uma aula para familiarização com o conceito de ângulos e suas medidas.

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
FLAVIA APARECIDA BRITTO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

Edmar Rabelo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá desenvolver e aperfeiçoar o seu conhecimento sobre ângulos e sobre as maneiras de medi-los.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreensão do conceito de ângulo como voltas em um determinado sentido a partir de um ponto.

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula os alunos serão convidados a construírem um jogo que envolve o conceito de ângulos e suas medidas.


Organize os alunos em grupos de quatro pessoas. Providencie para cada grupo uma folha de cartolina (ou qualquer outro papel que sirva para desenhar), compasso, transferidor e régua.


Explique para os seus alunos a função do transferidor e a maneira de usá-lo.


Passe para eles então os procedimentos para a construção do jogo.


• Desenhe um círculo na cartolina, usando o compasso.

• A partir de seu centro trace um raio do círculo.

• A partir desse raio trace no círculo ângulos que no total completem 360°. Ou seja, uma volta completa. Use o transferidor.

Veja abaixo, um exemplo, (fora de escala) de uma possível combinação de ângulos:



• Também será necessário para jogar a utilização de um dado que traga em cada face a medida de um ângulo (não necessariamente aquelas presentes no tabuleiro). Sugerimos que você já traga confeccionado um dado desses para cada grupo, a fim de agilizar o trabalho. Do contrário, ensine aos seus alunos uma maneira de construí-lo.


• Para marcar as posições no tabuleiro cada equipe precisará de um feijão ou milho.

Assim que o tabuleiro do jogo estiver confeccionado explique para os seus alunos as regras do jogo:

Regras:


• Neste jogo disputará dupla contra dupla.


• Um dos alunos da dupla joga o dado e observa em qual região do tabuleiro a partir do início no sentido indicado ficará o ângulo cuja medida foi sorteada no dado.


• A dupla coloca a sua marca (feijão ou milho) na região indicada e soma os pontos correspondentes aquela região (exemplo: se a região for a do ângulo de 90° a equipe soma 90 pontos).


• Se a equipe marcar a região incorretamente, seus adversários ganham os pontos.


• As equipes jogam dessa forma alternadamente.


• A equipe que completar primeiro 300 pontos ganha a rodada.


• OBS: Após o início da partida os ângulos para cada equipe são contados a partir de sua marca. Por exemplo, se uma equipe tem a sua marca na região de 90° e sorteou no dado uma medida de 105°, então sua marca será transferida para a região de 75° (amarela), uma vez que o total sorteado passa de 60°, porém menos que 75°. Ou seja, contamos a partir da região de 90°.

Avaliação

O momento da construção do tabuleiro para o jogo é uma excelente oportunidade para avaliação. O professor poderá avaliar aí as eventuais dificuldades com a determinação e construção de ângulos, podendo então reorientar a atividade, retomar e aprofundar o assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lilian cassia candido lopes, Escola Municipal Alcides Carvalho , Minas Gerais - disse:
    lilianlcandido@hotmail.com

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    A aula é muito interessante, pois proporciona o trabalho em grupo e a interação de cada aluno no desenvolvimento do jogo.


  • neiva franciscan, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    neivinhaf@yahoo.com.br

    27/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei, estava procurando uma atividade diferente, lúdica, para trabalhar melhor o conceito e os tipos de ângulos, vou utilizá-la com meus alunos, mas antes do jogo vou propor a confecção do dado em sala de aula, assim já posso trabalhar alguns conceitos de quadriláteros como: vértice, face, aresta, etc.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.