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A formação das paisagens: canyon.

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá ser capaz de identificar canyon e vales de rios e explicar como se formaram.
(Formação do relevo.)

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve dominar o conceito de relevo.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 (Prática social inicial e problematização)

Professor, apresente aos seus aluno slides com diversas imagens de vales de rios, entre eles os grandes e famosos canyons. Há uma apresentação disponível em: http://docs.google.com/present/edit?id=0AX7d3Qmr3JVbZGhjMmp6cTVfODUzZDJya2JnaA&hl=pt_BR, você pode usá-la ou fazer uma. Abaixo o endereço das imagens (todas foram acessadas em 01 out 2009):


Slide 1: itaimbezinho no Parque Nacional do Aparados da Serra (RS): http://gilvanpio.sites.uol.com.br/imagens/canyon.jpg ;

Slide 2: Itambezinho2: http://ecoviagem.uol.com.br/fotos/rio-grande-do-sul/cambara-do-sul/parque-nacional-dos-aparados-da-serra-10250-ha/11846gra-venha-visitar-o-interior-do-canyon-do-itaimbezinho.jpg ;

Slide 3: Canyon do rio Itaimbezinho - situado no Parque Nacional do Aparados / RS + localização

Slide 5: rio Verdon - : http://giramundo.files.wordpress.com/2007/03/canyon-verdon-de-perto.JPG;

Slide 6: provence na frança + localização em mapa

Slide 7: guartelá - http://www.tibagi.pr.gov.br/turpage/modules/conteudo/index.php?pagenum=2;

Slide 8: guartela - http://tibagi.pr.gov.br/fotos/guartela/;

Slide 10: Canyon Guartelá- rio Tibagi / PR + localização em mapa

Slide 12: Barranca del Cobre - http://www.flickr.com/photos/paralecitam/3860070582/;

Slide 13: Barranca del Cobre - México -localização no mapa

Slide 14: Grand Canyon: http://img140.imageshack.us/i/toroweappointgrandcanyows3.jpg/;

Slide 15: Grand Canyon 2: http://farm3.static.flickr.com/2084/1936091962_fe449f3e20.jpg;

Slide 16: Grand Canyon - Arizona - EUA - LOCALIZAÇÃO

Slide 17: Canyon del Colca: http://www.panoramio.com/photo/2007402;

Slide 18: Canyon del Colca - Peru - localização no mapa

Slide 19: Canyon Namibia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfiladeiro_do_rio_Fish;

Slide 20: Canyon Nanibia na África - localização

Slide 21: Guartela2: http://tibagi.pr.gov.br/fotos/guartela/.


Para problematizar, dê início a discussão das imagens a partir do ditado popular "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Peça aos alunos que, a cada imagem, façam breve descrição e, ao final dos slides, apresentem os pontos em comum de todas elas. Nesta conversa é essencial que os alunos perguntem, apresentem dúvidas... incite-os a isso.
- onde é esta paisagem?
- como ela se formou?
- quanto tempo durou sua formação?
- será que ela está pronta? não sofrerá mais modificações?

Além da localização presente nos slides, tenha um mapa-múndi na parede e mostre ou peça que os alunos mostrem a localização destas paisagens.

Aula 2


A partir da conversa durante a apresentação dos slides, explique aos alunos como se formam as paisagens. Não deixe de falar dos vales em U e em V; do tempo geológico; da ação do vento e da água na formação do relevo; dos relevos formados por ação das força s internas do planeta.
É importante que eles saibam que a formação dessas paisagens durou milhares de anos e se deu por meio da erosão fluvial e eólica (fenômenos naturais) e que as diferenças entre os diversos canyons deve-se ao tipo de solo onde cada rio cavou seu leito.
Esclareça que canyon = canhão = desfiladeiro = vale profundo.

Você pode apresentar aos alunos alguns vídeos (pequenos), que mostrem o Gran d Canyon (Colorado/EUA ), o rio São Francisco (Nordeste/Brasil), o Guartelá (Sul/Brasil), fazendo pausas na transmissão para mostrar detalhes como as camadas de rochas, o rio que talhou o canyon, a apropriação desse espaço pela população local.


- Grand Canyon - EUA - de helicóptero (3:08 minutos): http://www.youtube.com/watch?v=Yq_fhRdvoTY ;
- Canyon du Verdon - França (2:06 minutos): http://www.youtube.com/watch?v=x23yjWUsbtw ;
- Canyon del colca - Peru (2:42 minutos): http://www.youtube.com/watch?v=0pRIYbL6YAs ;
- Rio são francisco - Brasil - vídeo disponível no Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=842).

                                         
Assista os vídeo com eles, mostrando tudo o que deve ser observado: o rio, as margens, as paredes rochosas ou cobertas de vegetação, a profundidade do vale, a ação humana presente na paisagem. Importante que percebam que aquela paisagem demorou muito tempo para ser formada (eras geológicas).

A proposta de uso dos slides e dos vídeos aqui apresentadas foram elaboradas a partir das "propostas de utilização" previstas por José Manuel Moran no texto "o vídeo em sala de aula" que você pode acessar em http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm#propvideo.

Solicite aos alunos que escolham um vídeo, dos indicados por você ou outros, encontrados por eles, e o descrevam, colocando no texto todos os detalhes que observaram. Peça que escrevam, também, sobre vales próximos à região onde moram, comparando a formação destes com os estudados anteriormente.

Este texto pode ser feito em grupo (dois a quatro alunos) e depois pode ser publicado no blog ou página da turma.

O Brasil também tem canyons: peça que os alunos que (em grupos - pode ser os mesmos grupos do texto) façam vídeos de vales menores, próximos à região onde moram, nos quais divulgam a paisagem natural local, e podem mostrar, por meio das imagens, como esses vales se formaram. Os vídeos podem apresentar questões para despertar o interesse em saber mais, como por exemplo: Será que este vale será chamado, um dia, de canyon?

Caso ache pertinente, eles podem, também, apresentar problemas ambientais.

Os vídeos podem ser publicados na blog da turma ou em sites que permitem este formato de arquivo como o youtube (http://www .youtube.com/).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rio São Francisco Vídeo
Recursos Complementares

Professor, nos endereços abaixo você encontra informações sobre os canyons:

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo. Os critérios:

a) o aluno particpou ativamente da apresentação das imagens partilhando dúvidas, ideias, certezas, exemplos;

b) o aluno anotou suas consideraçoes a respeito das imagens apresentadas;

c) o aluno trabalhou em grupo de forma cooperativa;

d) o aluno elaborou as produções escritas com todos os conceitos trabalhados;

e) o aluno fez o cartaz conforme o combinado.

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