19/10/2009
Pollyana Regis, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
O entendimento de que a escrita é um meio de comunicação no tempo e no espaço.
1ª Atividade: Fazer leitura de simbolos desconhecidos.
1º momento - O professor inicialmente traz para a sala de aula, cartões com hieroglifos, mostra para as crianças e solicita que eles leiam. No momento da leitura diz para as crianças: Obsevem esse selo e leiam o que está escrito. certamente, as crianças na faixa etária de 5 anos dirão que não serve para ler visto que não tem letras. A partir dessa situação, o professor conta para as crianças que houve tempo na história que os homens comunicavam as suas idéias com simbolos.
http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_escrita1.html
2º momento: O professor mostra o quadro com alguns hieróglifos e conta a história do egípcios antigos, demonstrando que faziam combinações de simbolos para escrever suas ideias, suas experiências e seus relatos. Solicita que as crianças façam leitura do que estão observando.
3º momento: O professor propõe que as crianças com base no conhecimento dos hieroglifos criem simbolos para representar suas ideias.
Avalia-se se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2010
Cinco estrelasadorei a aula,fantastica...