Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras na água

 

08/11/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer.

Vivenciar experiências do nadar utilizando de atividades recreativas na piscina.

Duração das atividades
2 aula de 50 min./total:100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor precisará de uma avaliação de como os alunos se comportam dentro da água.

Preferencialmente todos os alunos deverão se manter na piscina sem se afogar, ou seja, dominar a flutuação e o deslocamento de alguma forma na água.

Caso algum aluno não saiba nadar é necessário que esteja identificado pelo professor que regulará sua forma de participação na aula.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: uma piscina

Material: pranchinha natação, corda, bola e quatro cadeiras

Aula 1

O professor iniciará a aula passando algumas dicas importantes para os alunos:

Não brinquem quando pessoas que não estejam na brincadeira estiverem dentro da piscina.

Não corra. Ambiente molhado como piscina causam acidentes graves caso aluno escorregue.

Não mergulhe perto das bordas.

Não empurre ninguém pra dentro da piscina.

Atividade 1

Cabo- de- Guerra na Piscina

O professor dividirá a turma em dois grupos e colocará cada grupo em lados opostos da piscina. Ao sinal do professor, cada grupo puxará a corda para seu lado. Vence o grupo que conseguir jogar o outro na piscina. Esta atividade tem o objetivo de recreação e desenvolver a força.

Atividade 2

Pique Aquático

Espalham-se os alunos pela piscina e escolhe-se, por sorteio, um "pegador". O objetivo do pique é acertar ou encostar a bola em outro aluno, passando este a ser o novo "pegador". Esta atividade tem como objetivo a recreação, adaptação ao meio líquido e resistência

Aula 2

Atividade 1

Mergulhando ou pulando

Enfileirar os alunos, um atrás do outro, em duas colunas e a uma distância de 4 metros da parte funda da piscina. Colocar 10 pranchinhas de isopor de cada coluna e empilhadas rente à borda da piscina. Os alunos deverão correr e pular ou mergulhar sobre as pranchinhas sem derrubá-las (quem derrubar está desclassificado) e a cada rodada de alunos completada, aumenta-se a altura em uma pranchinha. (Se a piscina for muito rasa, não é recomendado utilizar esta atividade). Esta atividade tem por objetivo a recreação, desenvolver as formar do mergulho, impulsão, velocidade e adaptação ao meio líquido.

Atividade 2

Jogo de Polo-aquático

undefined

O professor dividirá a turma em dois times de 6 a 8 alunos e cada time com uma toca de uma cor. O jogo terá uma bola e duas balizas feitas com cadeiras e uma corda.

Joga-se uma bola um para o outro com as mãos, com o objetivo de fazer gol no adversário, não podendo em momento algum colocar os pés no fundo da piscina. A partidas são de 2 tempos de cinco minutos.

Esta atividade tem por objetivo a recreação, desenvolvimento da resistência, velocidade do nado, força e adaptação ao meio líquido.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar a dificuldades encontradas durante as atividades na piscina. Discutir sobre a importãncia e os benefícios do brincar na água.

Verificar se os alunos compreenderam os limites e as possibilidades das habilidades desenvolvidas nas aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 7/15 - 46.67%
  • Quatro estrelas 3/15 - 20%
  • Três estrelas 4/15 - 26.67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 1/15 - 6.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • VIVIANE, ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CARDOSO DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    vivibamaciel@gmail.com

    20/09/2013

    Quatro estrelas

    Todas as suas aulas me ajudaram a esclarecer as dúvidas muito obrigada são ótimas.


  • tio pipoca(luiz castilho), Tio Pipoca Animações , Pará - disse:
    luizcastilho@hotmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    parabéns. muito bom ... ;) que Deus abençoe cada vez mais...


  • Henrique, xxx , São Paulo - disse:
    henrique.nakamoto@gmail.com

    04/08/2013

    Três estrelas

    Discordo que as atividades não tenham objetividade, visto que o objetivo colocado é de "Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer". Neste sentido, qualquer atividade que amplie as possibilidades de desfrute em meio aquátivo são válidas. Porém, de fato, a questão da segurança é algo que deve ser levado a sério. Fico na dúvida: como cuidar da segurança sem privar as crianças do rico patrimônio de brincadeiras de piscina que utilizam saltos?


  • maria elizangela o da silva, Uninorte , Acre - disse:
    elizangela272011@hotmail.com

    08/03/2013

    Cinco estrelas

    otima!!!


  • Jordan Parente Gusmão, Academia companhia da malhação , Bahia - disse:
    j.ornada@hotmail.com

    11/04/2012

    Cinco estrelas

    Professor: Jordan Parente Gusmão, de natação, hidroginástica e recreação escolar, achei excelente, vale salientar a forma encontrada para a socialização e integração das crianças ou meio liquido, além de modificar a aula habitual, criança feliz, criança saudável. Parabéns !


  • luiza, primos , São Paulo - disse:
    analuizaelias@uol.com.br

    12/12/2011

    Cinco estrelas

    eu testei essas brincadeiras e amei


  • marcelo inacio, corpo e agua , Rio de Janeiro - disse:
    marceloignacio063@gmail.com

    01/11/2011

    Cinco estrelas

    A aulla foi muito estrutiva


  • claudenice miranda , goias , Distrito Federal - disse:
    claudenicemiranda2010@hotmail.com

    18/09/2011

    Quatro estrelas

    achei muito educativo esses jogos pois ajuda a desenvolver muitos topicos a facilitar para muitas crianças com dificuldades de aprendizagem.


  • kesha, Outros Países - disse:
    keke@hotmail.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    good!!!!


  • Manoel Pequeno, AABB COMUNIDADE , Ceará - disse:
    mpequeno51@yahoo.com.br

    15/04/2011

    Três estrelas

    Achei os educativos dinâmicos, atrativos e lúdicos.


  • Professor Fillipe , Uni-bh , Minas Gerais - disse:
    lipea280@hotmail.com

    28/11/2010

    Três estrelas

    achei a aula bem interessante,mas o momento do cabo de guerra acho q ue não seria apropriado,mesmo sendo muito legal,porem em meio terrestre e não de uma extremidade da piscina a outra...


  • carol, ufsc , Rio Grande do Sul - disse:
    carolf_ufsc@hotmail.com

    26/10/2010

    Uma estrela

    Visar desclassificacao, e puxar a corda para que outros caiam na piscina, nao me parece muito adequado para "adaptacao e recreacao".


  • Juliana Gerstenberger de Oliveira, Aulas de natação particulares , Mato Grosso do Sul - disse:
    j.u.berger@hotmail.com

    02/09/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interesante, a dinamica usada, a escolha do material pedagógico dentro do contexto da aula. Muito bom mesmo.


  • Osmar de Paula Junior , Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    profosmardepaula@gmail.com

    28/08/2010

    Três estrelas

    Professor, verifico a sua intensão de interar as crianças, alunos, ao meio líquido é ótima, mas a adaptação a água é muitas das vezes é oriundo de problemas psicológicos, alguns adquiridos durante a gestação e ao parto. As atividades lúdicas minimizam esses problemas proporcionando aos alunos uma forma prazerosa de aprender e desenvolver-se nos esportes aquáticos. Porem, algumas das atividades apresentadas não demonstraram objetividade no aprendizado, além de proporcionar riscos.


  • francisco de assis de sousa costa, projeto esperança , Pará - disse:
    dyar-c@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente,eu como aluno do terceiro simestre , de educão fisica, na uepa, sou bolsista de um programa social .do municipio de altamira/pará.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.