08/11/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer.
Vivenciar experiências do nadar utilizando de atividades recreativas na piscina.
O professor precisará de uma avaliação de como os alunos se comportam dentro da água.
Preferencialmente todos os alunos deverão se manter na piscina sem se afogar, ou seja, dominar a flutuação e o deslocamento de alguma forma na água.
Caso algum aluno não saiba nadar é necessário que esteja identificado pelo professor que regulará sua forma de participação na aula.
Espaço: uma piscina
Material: pranchinha natação, corda, bola e quatro cadeiras
Aula 1
O professor iniciará a aula passando algumas dicas importantes para os alunos:
Não brinquem quando pessoas que não estejam na brincadeira estiverem dentro da piscina.
Não corra. Ambiente molhado como piscina causam acidentes graves caso aluno escorregue.
Não mergulhe perto das bordas.
Não empurre ninguém pra dentro da piscina.
Atividade 1
Cabo- de- Guerra na Piscina
O professor dividirá a turma em dois grupos e colocará cada grupo em lados opostos da piscina. Ao sinal do professor, cada grupo puxará a corda para seu lado. Vence o grupo que conseguir jogar o outro na piscina. Esta atividade tem o objetivo de recreação e desenvolver a força.
Atividade 2
Pique Aquático
Espalham-se os alunos pela piscina e escolhe-se, por sorteio, um "pegador". O objetivo do pique é acertar ou encostar a bola em outro aluno, passando este a ser o novo "pegador". Esta atividade tem como objetivo a recreação, adaptação ao meio líquido e resistência
Aula 2
Atividade 1
Mergulhando ou pulando
Enfileirar os alunos, um atrás do outro, em duas colunas e a uma distância de 4 metros da parte funda da piscina. Colocar 10 pranchinhas de isopor de cada coluna e empilhadas rente à borda da piscina. Os alunos deverão correr e pular ou mergulhar sobre as pranchinhas sem derrubá-las (quem derrubar está desclassificado) e a cada rodada de alunos completada, aumenta-se a altura em uma pranchinha. (Se a piscina for muito rasa, não é recomendado utilizar esta atividade). Esta atividade tem por objetivo a recreação, desenvolver as formar do mergulho, impulsão, velocidade e adaptação ao meio líquido.
Atividade 2
Jogo de Polo-aquático
O professor dividirá a turma em dois times de 6 a 8 alunos e cada time com uma toca de uma cor. O jogo terá uma bola e duas balizas feitas com cadeiras e uma corda.
Joga-se uma bola um para o outro com as mãos, com o objetivo de fazer gol no adversário, não podendo em momento algum colocar os pés no fundo da piscina. A partidas são de 2 tempos de cinco minutos.
Esta atividade tem por objetivo a recreação, desenvolvimento da resistência, velocidade do nado, força e adaptação ao meio líquido.
Verificar a dificuldades encontradas durante as atividades na piscina. Discutir sobre a importãncia e os benefícios do brincar na água.
Verificar se os alunos compreenderam os limites e as possibilidades das habilidades desenvolvidas nas aulas.
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2013
Quatro estrelasTodas as suas aulas me ajudaram a esclarecer as dúvidas muito obrigada são ótimas.
21/08/2013
Cinco estrelasparabéns. muito bom ... ;) que Deus abençoe cada vez mais...
04/08/2013
Três estrelasDiscordo que as atividades não tenham objetividade, visto que o objetivo colocado é de "Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer". Neste sentido, qualquer atividade que amplie as possibilidades de desfrute em meio aquátivo são válidas. Porém, de fato, a questão da segurança é algo que deve ser levado a sério. Fico na dúvida: como cuidar da segurança sem privar as crianças do rico patrimônio de brincadeiras de piscina que utilizam saltos?
08/03/2013
Cinco estrelasotima!!!
11/04/2012
Cinco estrelasProfessor: Jordan Parente Gusmão, de natação, hidroginástica e recreação escolar, achei excelente, vale salientar a forma encontrada para a socialização e integração das crianças ou meio liquido, além de modificar a aula habitual, criança feliz, criança saudável. Parabéns !
12/12/2011
Cinco estrelaseu testei essas brincadeiras e amei
01/11/2011
Cinco estrelasA aulla foi muito estrutiva
18/09/2011
Quatro estrelasachei muito educativo esses jogos pois ajuda a desenvolver muitos topicos a facilitar para muitas crianças com dificuldades de aprendizagem.
09/06/2011
Cinco estrelasgood!!!!
15/04/2011
Três estrelasAchei os educativos dinâmicos, atrativos e lúdicos.
28/11/2010
Três estrelasachei a aula bem interessante,mas o momento do cabo de guerra acho q ue não seria apropriado,mesmo sendo muito legal,porem em meio terrestre e não de uma extremidade da piscina a outra...
26/10/2010
Uma estrelaVisar desclassificacao, e puxar a corda para que outros caiam na piscina, nao me parece muito adequado para "adaptacao e recreacao".
02/09/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interesante, a dinamica usada, a escolha do material pedagógico dentro do contexto da aula. Muito bom mesmo.
28/08/2010
Três estrelasProfessor, verifico a sua intensão de interar as crianças, alunos, ao meio líquido é ótima, mas a adaptação a água é muitas das vezes é oriundo de problemas psicológicos, alguns adquiridos durante a gestação e ao parto. As atividades lúdicas minimizam esses problemas proporcionando aos alunos uma forma prazerosa de aprender e desenvolver-se nos esportes aquáticos. Porem, algumas das atividades apresentadas não demonstraram objetividade no aprendizado, além de proporcionar riscos.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente,eu como aluno do terceiro simestre , de educão fisica, na uepa, sou bolsista de um programa social .do municipio de altamira/pará.