06/05/2009
Mary Grace
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, neste trabalho prático relembre com os alunos o que eles já sabem sobre chuva ácida.
Separe os alunos em duplas ou trios no máximo se a quantidade de material permitir. Entregue a eles o roteio da aula Prática abaixo:
______________________________________________________________________________________________________
Frasco de Vidro com tampa de rosca (ex:Maionese). | |
Solução de fenolftaleína alcoólica ou extrato de repolho roxo (Solução alcoólica) - Veja como extrair na AULA PRÁTICA : OBTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NATURAIS DE pH: EXTRAÇÃO DE INDICADORES DO REPOLHO ROXO. |
|
Amônia (ou produto similar como Veja). | |
palitos de fósforos grandes. |
Descrever os resultados obtidos e discuti-los, respondendo em uma folha com os nomes do grupo as seguintes perguntas:
a) Porque a combustão do enxofre presente na cabeça do fósforo é importante no experimento?
b) Qual o gás formado neste processo?
c) O que acontece, do ponto de vista químico, após a agitação do frasco tampado?
d) Como deve estar o pH no frasco agora? Justifique.
e) "A calagem poderia diminuir os estragos produzidos pela chuva ácida numa pequena área devastada." Discuta esta frase, caso sua afirmação seja positiva, explique-a do ponto de vista químico.
______________________________________________________________________________________________________
Após terminarem o experimento, recolha as respostas em folhas com os nomes dos alunos e promova uma discussão sobre as respostas, registrando na lousa as respostas corretas e pedindo que os alunos as registrem em seus cadernos, com uma pequena conclusão individual a que chegaram.
Se tiver acesso ao laboratório de informática, leve os alunos para utilizarem o simulador abaixo:
Nome | Tipo |
---|---|
Formação da chuva ácida | Animação/simulação |
Poluição Atmosférica e Chuva Ácida
Chuva Ácida
Texto de apoio sobre Chuva Ácida
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2014
Cinco estrelasA prática sempre dá maior qualidade e fixação dos conteúdos dados. Boa utilização dos diferentes recursos didáticos. Obrigada.
17/05/2012
Duas estrelasamei amei amei
19/03/2011
Quatro estrelasAchei a aula otima, só que quando fui executar não obteve nenhum resultado , qual terá sido meu erro?
12/10/2010
Cinco estrelasesta pagina é muito boa quanto a explicação do material a ser usado quanto a forma de exposição com animação coisa que prende a tenção do aluno
09/10/2010
Cinco estrelasParabéns uma melhor forma de se ensinar !
24/03/2010
Sem estrelasParabéns pela sua aula.Estarei executando-a em minhas turmas de ensino médio.Achei fantástico!
24/03/2010
Três estrelasUma excelente aula