25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno aprenderá a contextualizar e entender palavras em inglês em um texto em português.
Reforce o conhecimento dos alunos sobre estrangeirismos.
Comece a aula colocando no quadro frases como as apresentadas a seguir:
Figura 1: Shopping Center.
Fonte: http://gaming.unlv.edu/v_museum/neon_survey/surv_photos/SomersetShoppingCenter_2.jpg
(acesso em 05 de Outubro de 2009)
a- Eu fui ao shopping e comprei roupas e sapatos.
Figura 2: Botão delete.
Fonte: http://temcoisapior.files.wordpress.com/2009/02/delete-copypsd.jpg
(acesso em 05 de Outubro de 2009)
b- Digitei meu trabalho errado! Tive que apertar o botão delete!
Figura 3: Hot dog.
Fonte: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2008/Agosto/hotdog_1.jpg
(acesso em 05 de Outubro de 2009)
c- Estou com fome, acho que vou comer um hot dog!
Figura 4: Botão on.
Fonte: http://www.goodzuki.com.br/media/catalog/product/cache/5/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/1/2/1289-1.jpg
(acesso em 05 de Outubro de 2009)
d- Queria ligar o meu rádio novo e não encontrei o botão on.
Depois, questione seus alunos se conseguiriam descrever o que cada palavra significa (em português). Porém, eles não devem traduzir as mesmas.
Respostas esperadas:
a- shopping é um local com muitas lojas e onde podemos fazer compras de produtos variados.
b- delete é deletar, apagar.
c- hot dog é um sanduíche feito com salsicha, pão e molho de tomate.
d- o botão on serve para ligar aparelhos eletrônicos.
Sugestão de atividade:
Peça aos alunos que formulem sentenças semelhantes aos exemplos dados. Incentive-os a descobrirem mais estrangeirismos presentes na língua portuguesa. Corrija a atividade oralmente ou peça que voluntários escrevam suas produções no quadro.
Pergunte se os aprendizes conhecem Zeca Pagodinho. Diga que esse cantor de samba inventou (ou escreveu) o Samba do Approach.
Assim, pergunte:
Do you know what ‘Samba do Approach’ is?
Did you listen to this song?
Apresente a música. Esclareça que a música é em português, mas, existem na letra algumas palavras em inglês.
O áudio da música deverá ser adquirido através do CD: "Vô Imbolá" (1998)do cantor Zeca Baleiro, no qual Zeca Pagodinho faz uma participação especial.
Questione seus alunos se eles identificaram algumas das palavras em inglês. Peça que tomem nota das mesmas.
Observação: Repita o áudio 3 vezes.
Apresente a letra da música “Samba do Approach” para seus alunos. Reforce que algumas palavras não são da língua inglesa ( savoir-fair e, noveau-riche).
< p>Repita o áudio e est imule os alunos a cantarem a música.Samba do Approach
Zec a Pagodinho
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Xá comigo!)
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull (*)
Hoje me amarro no Slash (**)
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
(Vai!)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Beautiful!)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho Engov
Eu tirei o meu Green Card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um noveau riche
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(É, mas eu pude falar...)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Olha só...)
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar, venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(*) Jethro Tull é uma banda inglesa de rock progressivo formada em Blackpool nos anos 60. Jethro Tull significa agricultor.
(**) Slash foi guitarrista da banda de rock americana Guns’n Roses,
formada nos anos 80. Considerado um dos melhores de todos os tempos, seu “git solo” na música “Sweet child o’mine” é tido como perfeito.
Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-pagodinho/158462/ (acesso em 05 de Outubro de 2009)
Depois, escreva em papéis separados as palavras/expressões em Inglês presentes na música e os significados. Cole esses papéis por toda a sala. Divida os alunos em grupos e peça para juntar cada palavra e seu significado.
brunch - refeição que se toma quando se acorda tarde
approach – aproximação.
lunch - almoço
ferryboat - balsa, barco de passagem
savoir-faire - habilidade, esperteza
light - suave (neste sentido da música)
hi-tech - alta tecnologia
insight - discernimento, esclarecimento
jethro tull - uma banda de rock progressivo
cool - legal
trash - coisa sem valor, refugo, escória, pessoa sem valor
love - amor
drink - bebida
green card - visto americano
noveau riche - novo ricosex-appeal - atraente do ponto de vista sexual
background - fundo, segundo plano, fundamento
happy end - final feliz
dream team - seleção americana de basquete
drag queen - homem que se veste de mulher
Fonte: http://br.answe rs.yahoo.com/question/index?qid=20080113135955AACe6pN (acesso em 05 de Outubro de 2009)
Sugestão: Se quiser, faça disso uma competição e premie o grupo que encontrar mais respostas corretas.
Incentive os alunos a comporem uma música usando estrangeirismos. Deixe-os escolherem o ritmo.
Comece incentivando a procura de novos estrangeirismos. Em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/action=estrangeirismos (acesso em 05 de Outubro de 2009) é possível encontrar uma lista com estrangeirismos.
Peça que componham a música em casa e que na aula seguinte eles deverão apresentar suas produções. Reforce que não há necessidade de instrumentos musicais.
Observação: Esclareça que será necessário a cópia escrita do que eles produzirem.
Durante esta aula os alunos deverão apresentar suas composições.
Explique aos alunos que eles deverão, após suas apresentações, responder a perguntas como:
What are the words you used in your song?
Observação: Se quiser, denomine esse dia como “Dia da Música Brasil X EUA”.
Observe a criatividade dos alunos. O comprometimento durante a atividade influencia na aquisição de novos vocabulários.
Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.
RECURSO - Dictionary.com
(acesso em 05 de Outubro de 2009)
Observe o aprendizado das palavras apresentadas na música na construção escrita dos alunos. Verifique também a curiosidade dos aprendizes em internalizar novos estrangeirismos.
Para complementar a avaliação, monte um mural, para expor na escola, com as palavras descobertas pelos alunos. Durante a aula 4, avalie a produção oral dos alunos.
Quatro estrelas 14 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/06/2013
Quatro estrelasParabéns! Muito criativa a sua aula.
22/05/2013
Cinco estrelasAdorei! tenho certeza q os alunos vão adorar. obrigada.
25/04/2013
Cinco estrelasmuito bom!!!que pena que eu não encontre todas as palavras fico faltando (5) mais foi muito uteis
03/02/2013
Quatro estrelasBoa ideia. Só gostaria de ressaltar que a música em questão é do cantor e compositor Zeca Baleiro, e não Zeca Pagodinho. Ele compôs a música para a novela Da cor do pecado.
01/02/2013
Cinco estrelasAdorei! Perfeita!
27/01/2012
Cinco estrelasParabéns, gostei do planejamento, bem explorada a atividade e de forma bem "light" aos alunos, creio que vou aplicá-la e espero obter sucesso. Obrigada por compartilhar conosco.
29/03/2011
Três estrelasfoi muito bom e me ajudooouuuuuu......m u i t o
18/02/2011
Cinco estrelaslegal
10/02/2011
Cinco estrelasoiee esse foi o siti que me ajudou completamente gostei muito!!
12/01/2011
Cinco estrelasfoi o unico site que me ajudou!
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima essa aula! Muito boa para motivar nossos alunos a se interessarem mais oela língua inglesa. Excelente a escolha da música.
24/03/2010
Cinco estrelasA música sugerida é um ótimo referencial para o trabalho com os estrangeirismos. Pretendo incluir esta aula no trabalho a ser desenvolvido em 2010. Obrigado pela sugestão e apoio.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI DA SUGESTÃO!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei otimo esse site so com a materia inglesa , procurei em varios e so fui acha nesse parabens