19/10/2009
kEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
o Conhecer várias obras de Ivan Cruz sobre brincadeiras e vivenciar algumas das brincadeiras pintadas por ele.
o Desenvolver atitudes de respeito;
o Construir regras e valores morais.
Os direitos das crianças.
Atividade 1 – Apreciando as Obras de Ivan Cruz
1º Momento: O professor deve trazer para a roda várias obras do artista plástico Ivan Cruz para que as crianças identifiquem as brincadeiras e relatem sobre suas vivências. Em seguida o professor deve escolher com as crianças duas brincadeiras para serem vivenciadas por elas.
OBS: As obras de Ivan Cruz podem ser encontradas nos sites abaixo:
http://www.brincadeirasdecriança.com.br/biografia.htm
http://andreasavoia.blogspot.com/2009/07/ivancruz.html
Recurso Didático: Imagens das obras de Ivan Cruz - Amarelinha e Bom Barquinho
Atividade 2 - Brincando todos os dias
1º Momento: O professor deve questionar as crianças o nome de cada brincadeira representada pelo artista Ivan Cruz. Depois o professor deve propor a realização destas brincadeiras, para tanto poderá fazer uma lista com o nome das brincadeiras e combinar com as crianças que a cada dia irão realizar uma dela. A lista servirá de suporte para saber quais brincadeiras foram realizadas e quais ainda faltam brincar. A cada brincadeira o professor deverá perguntar para as crianças como se brinca, quais são as regras da brincadeira e deixar que as próprias crianças expliquem como se brinca, depois de discutidas as regras devem iniciar as brincadeiras: amarelinha, bom barquinho, passaras, roda, cama de gato, pião, pula carniça, boneca, bola de gude, empinar pipa, pé de lata etc. Depois que todos brincaram o professor deve conversar com as crianças se todos respeitaram as combinadas, quais foram seus sentimentos e expectativas durante a brincadeira.
As fotos abaixo ilustram o momento da brincadeira Amarelinha
As regras da brincadeira “Amarelinha” podem ser encontradas no sites abaixo:
http://tiapimpa.blogspot.com/2009/08/brincadeiras-i.html
As fotos abaixo ilustram o momento da brincadeira Bom Barquinho.
As regras da brincadeira “Bom Barquinho” podem ser encontradas no sites abaixo:
http://tiapimpa.blogspot.com/2009/08/brincadeiras-i.html
Avaliar se as crianças:
• Participaram das atividades corporais com envolvimento respeitando as regras e os colegas;
• Expressaram sentimentos vivenciados nas brincadeiras.
Cinco estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/07/2014
Cinco estrelasFico feliz em ver meu trabalho sendo usado pelos profissionais da Educação! Deus os abençoe ivan cruz
31/10/2012
Cinco estrelasIncrível! O aprendizado está presente também na experiencia do movimento... As crianças não vão esquecer. Parabéns
27/03/2011
Cinco estrelasOlá tudo bem? Parabéns pela iniciativa de desenvolver um trabalho a partir das obras desse artista plástico, que realiza obras maravilhosas. Amei.
25/10/2010
Cinco estrelasFico muito feliz quando vejo o meu trabalho - pinturas e esculturas e desenhos - sendo utilizados pelos profissionais da educação! Muito obrigado; ivan cruz
24/03/2010
Cinco estrelasA sugestão foi maravilhosa, pois conseguiremos associar a brincadeira a obras de artes.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula esta simplesmente maravilhosa, pois assim a criança desenvolvem suas habilidades e interagem com as outras crianças.