20/10/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
O que é ser criança, o que a criança faz, percebendo as diferenças histórico-culturais e sociais.
Atividade 1 – Leitura de imagens
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda, imagens de diferentes crianças em diferentes contextos, para que os alunos façam a leitura das imagens. Para tanto o professor deverá solicitar que cada criança escolha uma imagem, em seguida cada criança deverá dizer porque escolheu tal imagem.
As fotos abaixo ilustram o momento:
SUGESTÃO: Trazer imagens de diferentes crianças trabalhando, brincando, estudando, etc.
2º Momento: Nesse momento o professor deverá mediar a discussão. Questionando: O que é ser criança? O que a criança pode fazer? Vocês acham certo criança trabalhar? Quais são os direitos das crianças? E quais são os deveres das crianças?
3º Momento: O professor deverá construir um painel com as imagens e abaixo de cada uma registrar as falas das crianças.
Figura 1 - Recurso Didático - Imagens de Crianças
Atividade 2 - A criança que quero ser
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda, a Poesia "A Bailarina" de Cecília Meireles que fala sobre o desejo de uma criança em ser bailarina, com o intuito de trabalhar outro genero textual "poesia", bem como possibilitar que as crianças falem sobre seus desejos. A principio o professor lê com as crianças a poesia, cada criança deve ter em mãos a letra da poesia. Após a leitura, o professor deverá pedir para as crianças expressarem suas idéias sobre a poesia, refletindo sobre os seus desejos de ser criança (bailaina, judoca, atleta, músico, etc.). As fotos abaixo ilustram o momento.
Recurso Didático: Poesia "A Bailarina" de Cecília Meireles
A BAILARINA
Cecília Meireles Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os ohos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Sugestão: A poesia "A Bailarina" pose ser encontrada no site:
http://br.geocities.com/waspzzzvolant/bailarina.html
2º Momento: A partir da reflexão da poesia "A Bailarina" de Cecília Meireles, distribuir com as crianças papel sufite peso 40 e lápis coloridos para que as crianças façam um desenho a partir do desejo de cada criança.
3º Momento: O professor deverá construir um painel com os desenhos das crianças expondo no mural da sala.
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/04/2010
Cinco estrelasAmei a sujestao dessa aula, pois os alunos expressam as ideias a respeito do assunto e conhecem as várias diversidades sociais e culturais
24/03/2010
Cinco estrelasachei a aula muito criativa, pois utiliza recursos de fácil acesso e é fácil de ser trabalhada.
24/03/2010
Cinco estrelasUMA ÓTIMA AULA, PRENDEU A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, FEZ COM QUE ELAS INTERAGISSEM NO DESENVOLVIMENTO DA AULA E AJUDOU AS CRIANÇAS A REFLETIREM SOBRE O SEU PAPEL COMO CRIANÇA. ALÉM DE TUDO TRABALHOU A IDENTIDADE E AUTONOMIA DOS ALUNOS, TENDO EM VISTA QUE, ESTE RECURSO VISUAL PROMOVE SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO, RECONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM, FAVORECE AS TROCAS E A PERCEPÇÃO DO OUTRO E, DAS IGUALDADES E DIFERENÇAS, E CONSEQUENTEMENTE, DE SI.