24/10/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Desenvolva toda a aula no laboratório de informática.
O recurso postado acima é de fácil manuseio e muito informativo. Com ele o aluno poderá visualizar como é o campo magnético de um imã e o da Terra.
É importante que o professor coloque os alunos em duplas nos computadores e os deixe explorar o recurso por aproximadamente 15 minutos, pois assim poderá surgir algumas dúvidas e estas serem trabalhadas em aula. Compartilhe com a sala as dúvidas mais interessantes.
Peça para que os alunos movam o imã (ou a bússola) e observe o que acontece com o indicador da bússola e o campo magnético. Discuta sobre o acontecido com os alunos.
Do lado direito do recurso temos algumas opções que podem ser utilizados no recurso, como é mostrado a seguir:
Você pode clicar em “Ver dentro do imã” (para ver as linhas dentro do imã) clicando na opção “Ver dentro do Imã”:
Peça para os alunos verificarem a intensidade do campo magnético em vários pontos próximo ao imã, clicando na opção “Mostrar Medidor de Campo”. Quando a opção for selecionada aparecerá uma caixa azul que indicará o valor do campo magnético (B) total, o valor do campo magnético na direção x, na direção y e o valor do ângulo entre o vetor B e v (direção da velocidade com que um elétron se movimenta num campo magnético).
Peça que os alunos formem grupos de cinco integrantes para construírem em casa uma bússola e a apresente na próxima aula. Veja como se constrói uma bússola no link:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_04.asp
Observação: Para melhor desenvolvimento dos estudos sobre campo magnético é recomendado que na próxima aula seja trabalhada a aula “Campo Magnético – Parte II” disponível no site do Portal do professor.
Nome | Tipo |
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