Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Campo Magnético – Parte I

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* As linhas vetoriais de um campo magnético; * Como uma bússola reage ao ser colocado num campo magnético; * A direção do vetor campo magnético.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* O que é e como funciona um imã; * Polaridades de um imã (pólos norte e sul).
Estratégias e recursos da aula

Desenvolva toda a aula no laboratório de informática.


Imã e bússola


O recurso postado acima é de fácil manuseio e muito informativo. Com ele o aluno poderá visualizar como é o campo magnético de um imã e o da Terra.

É importante que o professor coloque os alunos em duplas nos computadores e os deixe explorar o recurso por aproximadamente 15 minutos, pois assim poderá surgir algumas dúvidas e estas serem trabalhadas em aula. Compartilhe com a sala as dúvidas mais interessantes.
Peça para que os alunos movam o imã (ou a bússola) e observe o que acontece com o indicador da bússola e o campo magnético. Discuta sobre o acontecido com os alunos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima.JPG

Do lado direito do recurso temos algumas opções que podem ser utilizados no recurso, como é mostrado a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima2.JPG
 

Você pode clicar em “Ver dentro do imã” (para ver as linhas dentro do imã) clicando na opção “Ver dentro do Imã”:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima3.JPG

 

Peça para os alunos verificarem a intensidade do campo magnético em vários pontos próximo ao imã, clicando na opção “Mostrar Medidor de Campo”. Quando a opção for selecionada aparecerá uma caixa azul que indicará o valor do campo magnético (B) total, o valor do campo magnético na direção x, na direção y e o valor do ângulo entre o vetor B e v (direção da velocidade com que um elétron se movimenta num campo magnético).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima4.JPG


Peça que os alunos formem grupos de cinco integrantes para construírem em casa uma bússola e a apresente na próxima aula. Veja como se constrói uma bússola no link:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_04.asp

Observação: Para melhor desenvolvimento dos estudos sobre campo magnético é recomendado que na próxima aula seja trabalhada a aula “Campo Magnético – Parte II” disponível no site do Portal do professor.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T01.asp http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T04_3.asp
Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na sua participação e envolvimento na aula e no uso do recurso.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.