Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Multiplicação de Radicais

 

21/01/2010

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Multiplicar radicais pela compreensão, sem a obrigação de decorar regrinhas.

Duração das atividades
Duas horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·    Adição e subtração de frações de mesmo denominador
·    Propriedades das potências: Multiplicação de potências de mesma base e Distributiva em relação à multiplicação:  .
·    Representação de um número com expoente fracionário em radical e vice-versa.

Nessa etapa o principal é revisar os pré-requisitos que serão usados para se chegar à conclusão da multiplicação de radicais. Deve-se priorizar, nessa etapa, a interatividade com o aluno, através de perguntas e respostas, jogos, etc.

Estratégias e recursos da aula

A atividade é um estudo dirigido em que o aluno deve fazer passo a passo, confabulando com os colegas e sem, se possível, a interferência do professor.

Observe atentamente cada sentença e complete:

undefined

Antes da conclusão, é necessária a participação do professor, verificando se cada item foi completado corretamente e fazendo a interatividade entre os alunos fazendo perguntas, tais como:

O que vocês observaram?

Isso que foi observado acontece quando as bases são iguais e quando as bases são diferentes?

Qual é a diferença de procedimento nos dois casos?

E outras perguntas que forem surgindo.

Se persistirem algumas dúvidas, deve ser pedido aos alunos que eles mesmos elaborem exemplos e compartilhem, no quadro, com todos.

CONCLUINDO:
Para multiplicarmos radicais de mesmo índice, conservamos o ________________ e ___________________ os radicandos.

Jogo: Os mais rápidos vão....
Sugestão: Fica mais instigante se o professor fizer um pouquinho de suspense e deixar para completar a frase quando as primeiras duplas terminarem. O objetivo do jogo é premiar os mais rápidos, mas também dar-lhes responsabilidade, pois os alunos mais rápidos vão... ser monitores e ajudarem os que ainda têm alguma dúvida e vão ... (ganhar alguma coisa a critério do professor.)

No Box a seguir, se encontra as respostas dos exercícios abaixo, resolva-os e encontre a resposta.

undefined

Avaliação

A avaliação será feita através do jogo final e também através de observação durante o desenvolvimento do estudo dirigido

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.