24/10/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
A aula está dividida do seguinte modo:
• Nos primeiros 15 minutos são discutidos os conceitos básicos de óptica;
• Os 25 minutos seguintes serão utilizados para trabalhar com o objeto de aprendizagem “Absorção de calor”, que se encontra anexado a aula.
• E os 10 minutos finais para esclarecer dúvidas dos alunos.
Começando a aula:
Nos primeiros 15 minutos o professor deve demonstrar os conceitos fundamentais de óptica. Isto pode ser feito através do uso de vários exemplos do cotidiano dos próprios alunos, como os espelhos, questione-os como eles conseguem enxergar os objetos e as cores. Mostre domínio do tema e entusiasmo quando estiver dando exemplos, pois assim os alunos poderão se entusiasmar com o tema e o verão como interessante.
Comece falando como a luz se propaga no meio e como demonstramos vetorialmente o caminho da luz. Assim os alunos já irão percebendo como a luz interage com os objetos. Após essa etapa fale das cores, use o exemplo do arco-íris e tente levar na aula um prisma, pois assim eles conseguirão entender como a luz branca é formada e você professor já poderá questionar os alunos sobre a luz preta. Agora que os alunos já compreendem como a luz se propaga, interage com todos os tipos de objetos e como visualizamos as cores, usaremos o recurso proposto abaixo.
Usando o recurso:
Nessa etapa da aula o professor deve ensinar os alunos a trabalhem com o recurso. Peça-os para sentarem em duplas e incentivem a discussão entre eles.
Na primeira etapa do recurso, questionem os alunos sobre o que irá acontecer se a luz azul for ligada em cima da bandeira do Brasil; discuta rapidamente. Logo em seguida, peça para que eles liguem a luz azul na bandeira e abra espaço para perguntas e discussões.
Na imagem acima os alunos poderão ver como a reflexão ocorre na bandeira e ao lado eles poderão ver as reflexões em cada tipo de cor. Peça para eles verificarem e tentarem adivinhar que cor eles verão se a luz azul incidir em cada cor daquela ao lado.
Nome | Tipo |
---|---|
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!