Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMPARAÇÃO DE MEDIDAS: convencionais e não convencionais

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer com que as crianças utilizem estratégias convencionais, utilizando a régua e a fita métrica e não convencionais como: réguas e fitas coloridas para realizarem medidas como forma de explorar diversos objetos.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Medidas;
• Classificação;
• Seqüência numérica

Estratégias e recursos da aula

 Atividade - Medir objeto com instrumento não convencioanis

1º Momento - Medição com objeto não convencional - régua colorida


O professor propõe a atividade de medida e  ajuda a cada criança, no sentido que  desenvolva a capacidade de realizar medição indireta, isto é, por comparação. As crianças devem ter a sua disposição várias réguas coloridas com diferentes tamanhos. Em seguida, o professor solicita que procurem objetos com tamanhos bem próximos aos das réguas e os tragam para a roda. Nesse momento, o professor lança a pergunta para o grupo: vocês sabem quanto medem essa caixa de dominó? E, depois faça com que as crianças comparem com outros objetos de medidas semelhantes.

   Figura 1- Foto das crianças observando os diversos tamanhos das réguas coloridas

2º Momento- Decalcando as réguas


Para que as crianças descubram as medidas das réguas coloridas, o professor  sugere que façam o contorno das diversas réguas coloridas e, depois, com o auxílio da régua de acrílico,  efetivem a medição. É importante que cada criança faça o decalque e a medição sozinha, pois é fundamental que tomem decisões.

               Figura 2- crianças decalcando as diversas réguas coloridas

Figura 3- Verificando as medidas das réguas coloridas

Recursos Complementares
  • Réguas de acrílico;
  • Réguas coloridas;
  • Hidrocor;
  • Papel ofício;
  • Objetos diversos
Avaliação

Observar se as crianças conseguiram resolver as situaçoes-problemas que envolveram medidas, com base em comparações entre as réguas utilizadas e os objetos; se conseguiram encontrar objetos para medir com as réguas coloridas, se conseguiram conferir o decalque com a régua tradicional.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.