19/10/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Perceber e fazer relação do tamanho dos objetos como: maior, menor e de mesma medida tomando como referência as réguas coloridas.
• Comparação entre diversos objetos;
• Seriações de objetos de acordo com os atributos ( tamanho, cor, espessura e forma);
• Relações comparativas ( maior que, menor que, do mesmo tamanho que, etc).
Atividade - Comparar tamanho e seriar as réguas
1º Momento- Separação por tamanhos
O professor deverá apresentar o material que será trabalhado por todo o grupo. É interessante que todos estejam dispostos numa roda para que possam observar e participar da atividade proposta. Nesse primeiro momento, o professor deverá sugerir que as crianças façam agrupamentos com as réguas coloridas. Nesse momento, questiona qual foi o atributo que realizou para agrupar dessa forma. Em seguida, explica que o atributo será o tamanho e, que elas deverão agrupá-las de acordo com o tamanho. Por exemplo:
Figura 1- Classificação das réguas pelo atributo tamanho
2º Momento- Construção da idéia de medida
O professor deverá orientar o aluno para raciocinar, promovendo por meio de situações-problema, atividades com material concreto para que as crianças possam observar e constatar suas ações no ato da resolução do problema lançado. Nesse sentido, a atividade será desenvolvida por meio da comparação das réguas:
• Qual a régua maior?
• Qual a régua menor?
• Quantas réguas laranjas são necessárias para compor a régua maior? Quantas réguas azuis menores precisam para compor uma régua azul maior?
O professor lançará essas questões para o grupo para facilitar a compreensão das medidas entre os objetos, pois inicialmente não é interessante trabalhar com as unidades de medidas formais. É necessário que estabeleçam relações com os tamanhos dos objetos, como: maior, menor e de tamanhos iguais. Dessa forma, ajudará na compreensão com os números.
Observar as respostas das crianças no desenvolver das atividades, bem como suas argumentações em relação ao que foi proposto; analisar o nível de desenvolvimento da atividade de cada criança. Elas conseguiram:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Cinco estrelasadorei a aula ama vez que parte do concreto e permite à criança relacionar tamanhos de mareira muito clara e autônoma.
24/03/2010
Cinco estrelasSempre visito as suas aulas, pois acho muito criativas e essenciais para trabalhar com crianças pequenas. Estou virando tiete de suas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem articulada essa aula. Vejo que é possivel desenvolver um trabalho sério na educação infantil. Fico feliz em saber que você realiza um trabalho bem organizado, parabéns.