19/10/2009
Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Conhecer o modo de dançar de outras culturas (egípcia);
- Ter noção da organização da coreografia de uma dança (ensaio, construção cenário, apresentação e público).
ATividade 1 - Conhecendo a dança
1ª Momento: O professor deve primeiro pesquisar na internet vídeos que mostrem a dança egípcia para poder observar gestos e coreografias. Em seguida leva para sala e assiste com as crianças chamando a atenção das mesmas para perceber que gestos utilizam, como dançam, que vestimentas e acessórios se enfeitam.
Fonte: http://vindarr.files.wordpress.com/2008/11/luciaurea-danca-do-ventre.jpg
2ª Momento: O professor providencia um CD com músicas egípcias e o leva para sala. Escutam as músicas e depois podem escolher uma para criar a coreografia.
3ª Momento - O professor combina com as crianças a coreografia para montar uma dança egípcia. As crianças mostrem os gestos e os passos que desejam fazer durante a dança, ordena-os, formando uma sequência de passos. O professor poderá ensaiar com as crianças para que internalisem os passos.
Atividade 2 - Arrumar o cenário e apresentando a dança
1º Momento: O professor questiona sobre como arrumar o espaço da apresentação. Com as ideias das crianças, pode construir o cenário, com os símbolos e monumentos que lembravam o Egito, como: pirâmides, rio Nilo, deserto etc.
2º Momento: O professor e as crianças escolhem e marcam o melhor dia para a apresentação. Elabora com as crianças um convite e faz a divulgação em algumas turmas, convidando para a assistir o espetáculo. Também pode convidar os pais se desejar.
Avalia se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!