24/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para suscitar o desejo de saber o que acontece com o lixo no lugar onde moram, exiba o vídeo Lixo e Cidadania aos alunos:
Promova a discussão do tema, desencadeando reflexões e provocando dúvidas sobre o lixo da cidade onde moram. Preencham um quadro “Nossas opiniões, nossas dúvidas” durante as discussões. Seja o escriba da turma, anotando as opiniões sobre o tema. A partir das opiniões dos alunos, lance perguntas que desequilibrem suas hipóteses, anotando as dúvidas que surgirem na discussão, em uma 2ª coluna .
Nossas opiniões | Nossas dúvidas |
Exemplos: |
Exemplos: Quanto tempo demora a se decompor um lixo enterrado? |
Há pessoas que sobrevivem do lixo em nossa cidade | O que há no lixo do nosso bairro? |
Assim, a partir das discussões é possível construir focos para a pesquisa a fim de responder as dúvidas e impasses!
A medida em que as dúvidas são apontadas, contribua para que os alunos pensem se as perguntas requerem constatações de caráter quantitativo (quanto?) ou qualitativo (o quê, como?), garantindo-se as diferentes abordagens na pesquisa. É importante indagar: seria interessante saberem o que outras pessoas pensam, ou como agem sobre a questão? Define-se, assim, quais serão as fontes de informações (pessoas entrevistadas, dados coletados pelos órgãos públicos e outros).
Definam quais serão as questões das entrevistas. Para facilitar a tabulação dos respostas quantitativas, as questões devem ser curtas, objetivas e organizadas na forma de alternativas.Organize grupos de trabalho e dividam as tarefas: o que e como pesquisar as questões levantadas.
Garanta um momento de busca de informações na Internet, usando a sala de Informática da escola. Oriente os alunos a analisarem os sites que acessam:
Quem publicou as informações desse site?
Há quanto tempo o material foi publicado?
Que referências são apresentadas para informações publicadas?
O site aponta outros sites sobre o assunto?
Durante a busca de informações na pesquisa em documentos deve-se ensinar aos alunos a tomarem notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação. Depois de tomada de notas e feita a síntese é importante que reflitam:
Informações semelhantes em todas as fontes | Informações encontradas em uma única fonte | Informações contraditórias |
|
Realiza-se, assim, a comparação de informações coerentes, complementares ou dissonantes!
No caso de entrevistas com questionários fechados para fins quantitativos é preciso ensinar aos alunos a quantificar os resultados contando as respostas, em planilhas. É possível propor análises por subgrupos (sexo, faixa etária, etc.)
Por exemplo:
Você separa materiais recicláveis e não recicláveis quando vai jogá-los fora?
|
mulheres |
total | |
sim | |||
não |
De acordo com os conhecimentos prévios e os objetivos de aprendizagem introduz-se nessa etapa, em contexto significativo de aprendizagem, conceitos matemáticos, tais como os cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. Na sala de informática da escola, lancem os dados em planilhas eletrônicas e gerem os gráficos:
Há serviços de compartilhamento de arquivos on line gratuitos que permitem que os alunos acessem seus dados de qualquer lugar, como por exemplo em http://docs.google.com/. Lá há opção de criar uma planilha on line ou fazer up load do arquivo.
Oriente os alunos a sintetizar todos os dados obtidos integrando textos, gráficos e outras imagens.
Promova a socialização do conhecimento construído por meio de painéis na escola e comunidade, lançando campanhas com os alunos sobre o tema Lixo e Cidadania.
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo e cidadania | Vídeo |
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/10/2010
Cinco estrelasMuito bem planejado a sua aula, e quanto é significativo trabalhar desdes as series iniciais o tema Lixo, quais as consequencias sobre o destino do lixo? talvez nessa idade os alunos ainda não saibam que o destino do lixo é bem diferente do que eles pensam Parabens!
04/10/2010
Cinco estrelasachei muito interessante esta pesquisa
25/08/2010
Cinco estrelasGostei muito de vê as ferramentas de estatística sendo utilizada na prática.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma aula muito importante,pois o tema lixo deve ser abordado por todos em todas as turmas.O vídeo é muito bom em mostrar a realidade e como as pessoas que "sobrevivem" dos lixões vivem e os preconceitos que vivem
24/03/2010
Cinco estrelasO tema é bastante atual e a presença da matem´tica nele ajuda no trabalho interdisciplinar.
24/03/2010
Quatro estrelasPara o meu grupo, que estava explorando o mesmo tema, foi muito enriquecedor. Inclusive porque fizemos um gancho com o tema profissões que também era foco do conteúdo a ser explorado.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do seu plano de aula,pois acho que devemos desde os primeiros anos iniciais, trabalhar com os alunos, promovendo reflexões sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. Cabe ao professor fazer algumas adptações necessárias. Parabéns. Maria Jose da Silva Cardoso Ramos. Abraço
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei o tema. A necessidade de gerar a conscientização dos alunos é uma importante questão que o professor deve trabalhar com ponderada frequência. Entretanto, outro ponto crucial é inserir a prática de se produzir um gráfico no computador que é muito mais significativo ao aluno. Abs!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante trabalhar com alunos conscientizando sobre lixo e reciclagem. Além disso, será muito enriquecedor para o meu projeto sobre o meio ambiente. Parabéns pelo esforço!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do seu plano de aula, pois acho que todo professor deve trabalhar com seus alunos a questão do lixo entre outros. É importante que toda criança saiba dessas gerações sobre o lixo e da coleta seletiva, para que elas tenham uma visão ampla sobre o lixo. O tema abordado é muito bom e tem várias maneirasa de ser trabalhado.