Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante saber o que os alunos entendem quando ouvem indices percentuais em notícias, por exemplo, bem como a leitura que fazem de gráficos e tabelas.
Estratégias e recursos da aula



Para suscitar o desejo de saber o que acontece com o lixo no lugar onde moram, exiba o vídeo Lixo e Cidadania aos alunos:


Promova a discussão do tema, desencadeando reflexões e provocando dúvidas sobre o lixo da cidade onde moram. Preencham um quadro “Nossas opiniões, nossas dúvidas” durante as discussões. Seja o escriba da turma, anotando as opiniões sobre o tema. A partir das opiniões dos alunos, lance perguntas que desequilibrem suas hipóteses, anotando as dúvidas que surgirem na discussão, em uma 2ª coluna .

Nossas opiniões Nossas dúvidas

Exemplos:
Em nossa cidade o lixo coletado é levado para o bairro xxxx.

Exemplos:
Quanto tempo demora a se decompor um lixo enterrado?
Há pessoas que sobrevivem do lixo em nossa cidade O que há no lixo do nosso bairro?

Assim, a partir das discussões é possível construir focos para a pesquisa a fim de responder as dúvidas e impasses!

A medida em que as dúvidas são apontadas, contribua para que os alunos pensem se as perguntas requerem constatações de caráter quantitativo (quanto?) ou qualitativo (o quê, como?), garantindo-se as diferentes abordagens na pesquisa. É importante indagar: seria interessante saberem o que outras pessoas pensam, ou como agem sobre a questão? Define-se, assim, quais serão as fontes de informações (pessoas entrevistadas, dados coletados pelos órgãos públicos e outros).

Definam quais serão as questões das entrevistas. Para facilitar a tabulação dos respostas quantitativas, as questões devem ser curtas, objetivas e organizadas na  forma de alternativas.Organize grupos de trabalho e dividam as tarefas: o que e como pesquisar as questões levantadas.

Garanta um momento de busca de informações na Internet, usando a sala de Informática da escola. Oriente os alunos a analisarem os sites que acessam:
Quem publicou as informações desse site?
Há quanto tempo o material foi publicado?
Que referências são apresentadas para informações publicadas?
O site aponta outros sites sobre o assunto?

Durante a busca de informações na pesquisa em documentos deve-se ensinar aos alunos a tomarem notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação. Depois de tomada de notas e feita a síntese é importante que reflitam:

Informações semelhantes em todas as fontes Informações encontradas em uma única fonte Informações contraditórias

 

 

 

 

   


Realiza-se, assim, a comparação de informações coerentes, complementares ou dissonantes!


No caso de entrevistas com questionários fechados para fins quantitativos é preciso ensinar aos alunos a quantificar os resultados contando as respostas, em planilhas. É possível propor análises por subgrupos (sexo, faixa etária, etc.)
Por exemplo:

Você separa materiais recicláveis e não recicláveis quando vai jogá-los fora?

 


homens

mulheres
 

total
sim      
não      

De acordo com os conhecimentos prévios e os objetivos de aprendizagem introduz-se nessa etapa, em contexto significativo de aprendizagem, conceitos matemáticos, tais como os cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. Na sala de informática da escola, lancem os dados em planilhas eletrônicas e gerem os gráficos:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/931/imagens/planilha.jpg

 

Há serviços de compartilhamento de arquivos on line gratuitos que permitem que os alunos acessem seus dados de qualquer lugar, como por exemplo em http://docs.google.com/. Lá há opção de criar uma planilha on line ou fazer up load do arquivo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/931/imagens/planilha2.jpg

Oriente os alunos a sintetizar todos os dados obtidos integrando textos, gráficos e outras imagens.


Promova a socialização do conhecimento construído por meio de painéis na escola e comunidade, lançando campanhas com os alunos sobre o tema Lixo e Cidadania.
 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lixo e cidadania Vídeo
Recursos Complementares
Saiba mais sobre criação de gráficos com planilhas eletrônicas em http://www2.ufpa.br/dicas/ms/exc-gra1.htm
Avaliação
Observe como os alunos procederam ao buscar, selecionar e organizar as informações da pesquisa, bem como a grau de compreensão do uso de planilhas e gráficos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lucenir de souza oliveira braga, Secretaria Municipal de Educação de SENADOR POMPEU , Ceará - disse:
    carloselucenirflp@gmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem planejado a sua aula, e quanto é significativo trabalhar desdes as series iniciais o tema Lixo, quais as consequencias sobre o destino do lixo? talvez nessa idade os alunos ainda não saibam que o destino do lixo é bem diferente do que eles pensam Parabens!


  • raquel , uniderp interativa , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelds86@hotmail.com

    04/10/2010

    Cinco estrelas

    achei muito interessante esta pesquisa


  • Sueny Mendes Silva, EMEF AGROTECNICA JOSE AUGUSTO LIRA , Paraíba - disse:
    suenyboq@gmail.com

    25/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de vê as ferramentas de estatística sendo utilizada na prática.


  • Iria Evanice Hein, Escola Técnica Estadual Achilino de Santis , Rio Grande do Sul - disse:
    iriaevanice@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula muito importante,pois o tema lixo deve ser abordado por todos em todas as turmas.O vídeo é muito bom em mostrar a realidade e como as pessoas que "sobrevivem" dos lixões vivem e os preconceitos que vivem


  • Ana Mascarenhas, Esc Munic Carlos Batalha , Bahia - disse:
    anabonfim1708@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O tema é bastante atual e a presença da matem´tica nele ajuda no trabalho interdisciplinar.


  • Marcela Gandolfi, CENTRO EDUCACIONAL DOM ORIONE , Santa Catarina - disse:
    marcelagandolfi@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Para o meu grupo, que estava explorando o mesmo tema, foi muito enriquecedor. Inclusive porque fizemos um gancho com o tema profissões que também era foco do conteúdo a ser explorado.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do seu plano de aula,pois acho que devemos desde os primeiros anos iniciais, trabalhar com os alunos, promovendo reflexões sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. Cabe ao professor fazer algumas adptações necessárias. Parabéns. Maria Jose da Silva Cardoso Ramos. Abraço


  • LEANDRA CÉLIA SEABRA, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    le_seabra@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei o tema. A necessidade de gerar a conscientização dos alunos é uma importante questão que o professor deve trabalhar com ponderada frequência. Entretanto, outro ponto crucial é inserir a prática de se produzir um gráfico no computador que é muito mais significativo ao aluno. Abs!


  • Francielle Costa Romeiro, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    francielly_0887@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante trabalhar com alunos conscientizando sobre lixo e reciclagem. Além disso, será muito enriquecedor para o meu projeto sobre o meio ambiente. Parabéns pelo esforço!


  • Daniela de Freitas Ribeiro, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    danyella-ribeiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do seu plano de aula, pois acho que todo professor deve trabalhar com seus alunos a questão do lixo entre outros. É importante que toda criança saiba dessas gerações sobre o lixo e da coleta seletiva, para que elas tenham uma visão ampla sobre o lixo. O tema abordado é muito bom e tem várias maneirasa de ser trabalhado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.